Análise Arkade: O renascimento de Chrono Trigger no belo e emocionante I am Setsuna

29 de julho de 2016

Análise Arkade: O renascimento de Chrono Trigger no belo e emocionante I am Setsuna

Se você jogou aqueles clássicos RPGs da Square Enix lá na época do Super Nintendo e do Playstation 1, certamente tem um carinho muito especial por eles, e deve ser uma daquelas pessoas que sentem falta dos clássicos RPGs, desejando por algo do estilo sendo lançado hoje em dia. Como por exemplo o cultuado Chrono Trigger, um game que realmente fez história em seu tempo, e que viajou no tempo até a nossa era, renascido como o emocionante I am Setsuna!

Então chega mais e vamos conferir como se saiu o novo RPG com alma old school criado pela Tokyo RPG Factory, um estúdio criado justamente para reviver esse estilo clássico de RPGs orientais, ao lado da Square Enix!

Chrono Trigger reencarnado

Análise Arkade: O renascimento de Chrono Trigger no belo e emocionante I am Setsuna

Antes de começarmos a efetivamente falar sobre as características do game em si, primeiramente vamos tratar desse assunto que é o que mais se fala em relação ao game. Não é segredo pra ninguém, I am Setsuna é um game com total inspiração no clássico Chrono Trigger, e é justamente isso o que o tornou tão esperado pelos jogadores, que há anos ansiavam por uma nova aventura como o clássico de 1995.

Tokyo RPG Factory tinha como um de seus objetivos com o game reviver o clássico, e sinceramente, obteve muito sucesso com isso. I am Setsuna é Chrono Trigger, no fundo de sua “alma” e em suas sutilezas. Não entenda isso como se I am Setsuna fosse uma cópia, muito pelo contrário, ele é um game com uma forte identidade própria, que o torna uma obra única, que não necessariamente se mantém como um mero “Chrono Trigger-like”, o game é justamente como uma reencarnação: A mesma alma, em um novo e melhorado corpo.

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E isso já é notado com poucos minutos de jogo, com suas características que explicaremos no decorrer desta análise. Mas definitivamente, e com enorme alegria, I am Setsuna é um game que homenageia de forma belíssima seu inspirador, e que vai além, criando sua própria identidade, que é bela, é forte, e extremamente cativante

O sacrifício de Setsuna e o mundo a mercê dos monstros

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I am Setsuna nos conta uma história centrada na jovem Setsuna, a pessoa mais importante do mundo naquele momento, e que carrega o pior, porém mais importante destino que um humano pode suportar: Ela é um sacrifício, e deve salvar o mundo. O game nos apresenta um mundo congelado, onde a neve e o gelo compõem as paisagens que pintam de branco esse mundo mágico. Nesse mundo, a humanidade sofre com a aparição e contantes ataques de monstros, que de tempos em tempos tornam-se mais numerosos e mais ferozes.

Para proteger a humanidade, um antigo ritual deve ser repetido a cada 10 anos. Onde uma pessoa da vila de Nive é escolhida para se tornar sacrifício. A pessoa escolhida é aquela que possui a maior concentração de poder mágico, e como normalmente as mulheres possuem muito mais poder mágico do que os homens, elas são escolhidas para iniciar a peregrinação, que consiste da partida do sacrifício da vila de Nive, acompanhada de sua guarda para protegê-la durante a viagem. O grupo então deve rumar até as lendárias Last Lands, local de destino dos sacrifícios, em que elas devem dar suas vidas, para que assim, os monstros não ataquem mais as cidades, pelo menos pelos próximos 10 anos.

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E dessa forma, controlamos o mercenário mascarado Endir, que acaba tendo seu destilo ligado ao de Setsuna, e se une a ela e outros companheiros ao longo de sua jornada, com o jogador tendo que tomar várias decisões que montam a personalidade de Endir, seja como um bom companheiro para Setsuna e seu grupo, ou como alguém frio e que não se importa com nada além de sua missão.

A história é contada de forma muito cativante e com uma boa complexidade, envolvendo principalmente o destino dos sacrifícios. Nem todos acreditam que os sacrifícios realmente funcionem, e a maioria das pessoas sequer sabe porque os sacrifícios são feitos e quais são seus efeitos. Ao longo da jornada, conhecemos novos personagens que acabam entrando para o grupo, cada personagem é único, com uma história diferente, formas de falar, ataques e até mesmo na movimentação. Um detalhe que passa batido, mas também lembra muito Chrono Trigger, pois cada personagem se movimenta de forma única quando andam e correm.

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E o game possui uma boa dose de humor! O humor é encaixado nos momentos certos, contrastando com a atmosfera triste que o game tem, afinal, a jornada consiste em levar Setsuna até o local onde ela morrerá. Os personagens possuem uma relação bem interessante entre eles, bem como os NPCs do game, cada um com um nome cômico. Como a “Menina de nariz perfeito”, o “Cara que se veste estranho”, o “Velho de cara vermelha”, e até mesmo o “Soldado barulhento”, que fala somente em caixa alta em seus balões de texto! Inclusive, a descrição de alguns personagens são muito inspiradas. Dá só uma olhada na descrição da personagem Julienne acima, que é hilária!

Gameplay old school, com bem-vindas novidades

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Nesse ponto, vemos que I am Setsuna realmente reviveu Chrono Trigger em nosso tempo, pois todo o gameplay é basicamente tudo o que vimos em Chrono Trigger, mas com várias novidades interessantes! Pra começar, o game possui aquele visual visto por cima, o visual padrão de todos os RPG de 20 anos atrás, a câmera é fixa no topo da tela, levemente inclinada para criar aquele efeito de perspectiva dos personagens e construções.

E fora das cidades temos a volta do World Map, aquela perspectiva com a câmera afastada e os personagens “grandes” enquanto caminham pelas áreas entre cidades. O mundo do game é grande, mas é possível explorá-lo rapidamente assim que o jogador adquirir a habilidade de poder viajar livremente. No entanto, o mundo do game é pequeno em termos de exploração, mas não necessariamente tedioso. Andando livremente basicamente vamos de ponto A a ponto B, assim como em Chrono Trigger, e podemos coletar itens espalhados pelos cenários. Já dentro das cidades e dungeons é onde a ação ocorre.

Os inimigos do game andam livremente pelos cenários, e as batalhas acontecem quando nos aproximamos deles. Se aproximar por trás dos inimigos dá vantagens de ataque ao jogador, mas iremos falar disso mais pra frente. Nas cidades é onde conversamos com NPCs, e reabastecemos nossos estoques de itens, armas e uma novidade muito interessante, os Talismãs e Spritnites.

E para explicar sobre eles, precisamos falar sobre o combate do game, é puramente influenciado por Chrono Trigger e misturado com Final Fantasy VII. O que isso significa? Primeiramente que temos a volta do bom e velho sistema de batalha ATB! Se você não conhece esse estilo, nós explicamos: Ele era o sistema de batalha dos dois clássicos citados aí acima, e funcionavam da seguinte maneira: As batalhas acontecem em turno baseado em tempo. Cada personagem possui a barrinha de ATB (Active Time Battle), quando ela se enche, o personagem pode realizar uma ação: Atacar, usar Tech ou items. Sim, as Techs de Chrono Trigger também voltaram! Elas são as “magias” e ataques especiais, que consomem MP para serem usadas, e podem ser combinadas, com Techs bem dupla e em trio!

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E aqui entra o fator Final Fantasy VII, as Spritnites, itens equivalentes as materias de FFVII. As Techs não são aprendidas, mas sim equipadas pelas Spritnites. Elas são pedras mágicas que são equipadas nos personagens em seus talismãs. A combinação de Talismãs com Spritnites também influencia nos combates, pois os talismãs adicionam certos efeitos as batalhas, os bônus e as Fluxations. Os bônus são, por exemplo, exibir o HP dos inimigos, aumentar a velocidade da barrinha de ATB ou diminuir o consumo de MP em Techs e etc. As Fluxations são efeitos que acontecem aleatoriamente e afetam as Spritnites, podendo deixá-las mais fortes, mais rápidas, além de vários outros efeitos. As Fluxations acontecem no fim das batalhas, apresentando um menu com os efeitos que podem ser adicionadas nas Spritnites afetadas. Para aumentar as chandes de Fluxation, basta usar bastante o Momentum (que explicamos um pouquinho mais pra frente).

As Spritnites são divididas em dois tipos: Command Support. As de comando são Techs que podem ser usadas em batalha, como ataques, magias, buffs, debuffs e cura. Cada personagem possui seu próprio acervo de Comandos. O que significa por exemplo, que apenas um personagem pode usar a magia de reviver aliados, enquanto somente outro pode usar magia de fogo. E as de Suporte adicionam efeitos passivos aos personagens, e podem ser equipados por qualquer um. Os talismãs garante até 4 slots de Spritnite, mas conforme o personagem evolui, ele pode equipar mais itens sem necessidade de talismãs.

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A quantidade de Spritnites é gigantesca, permitindo uma enorme combinação de ataques e efeitos. Portanto, a escolha de Talismãs, Spritnites, personagens em combate e também das armas muda completamente a estratégia das batalhas, incentivando o jogador a explorar todas essas opções, e não deixando-o preso a uma Party fixa, tornando-se muito recompensador a troca constante de personagens.

As Spritnites são adquiridas com vendedores da Magic Consortium de uma maneira muito legal, comprando nossos itens! Todos os monstros do game dropam itens ao serem mortos, dropando determinados itens de acordo com a forma que o jogador os mata. Usando ataques elementais, usando momentum no ataque final, ou causando o Exact Kill, matando o inimigo com um ataque que tira exatamente o HP que faltava para ele morrer. Esses vendedores compram esses itens, e pagam muito bem por eles. De acordo com os itens que você vende, novas Spritnites são liberadas para coletarmos!

Dessa forma, ao mesmo tempo que conseguimos Spritnites novas, ganhamos muito dinheiro no processo. Assim, entrar em várias batalhas e matar inimigos das mais diferentes formas é altamente lucrativo e recomendado para melhorar os personagens!

Cada personagem possui um elemento de afinidade, tornando-o mais resistente a esse elemento, mas não o prendendo a ele. Cada arma do game possui um elemento diferente, o que também não deixa o jogador preso, pois até mesmo com o uso de Spritnites o jogador pode fortalecer os personagens em diferentes elementos, deixando-os mais resistentes a eles, e até mesmo adicionando esses elementos em seus ataques, causando mais dano nos inimigos.

Outra novidade que faz total diferença nas batalhas é o Momentum. Quando a barrinha de ATB se enche e o jogador não realiza nenhuma ação, ou quando ele ataca e recebe ataques inimigos, um ícone de cristal de neve vai se enchendo. Quando ele se enche, um ponto de Momentum é adicionado ao personagem, sendo três o máximo. O Momentum serve para adicionar um efeito extra em suas ações. Por exemplo em um dos ataques de Endir, quando o Momentum é usado, além de causar dano no inimigo, toda a party recupera HP. O efeito do Momentum varia para cada Spritnite e ataque com os quais são usados, aumentando ainda mais a estratégia dos combates, pois literalmente, usar o Momentum na hora certa pode mudar completamente o rumo de uma batalha.

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E por fim, temos as Singularities, que são efeitos que podem ocorrer aleatoriamente em combate. Diferente das Fluxations, esses efeitos acontecem durante os combates, com uma mensagem no topo da tela avisando quando elas ocorrem. Os efeitos das Singularities podem também mudar drasticamente o rumo dos combates, podendo acelerar temporariamente a barrinha de ATB de sua party, remover status negativos, entre vários outros efeitos diferentes. Apesar de ocorrerem aleatoriamente, um contador de tempo aparece quando uma Singularity ocorre, por isso experimente sempre táticas poderosas e rápidas em seus combates. E lembre-se que estratégia é o que não falta aqui!

Gráficos e Sons

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I am Setsuna é simplesmente lindo. Apesar do game não possuir uma variedade muito grande de cenários, até porque todo o mundo do game está coberto de neve, temos cenários belíssimos de diferentes estilos. De pequenas cidades a florestas e cavernas, além do World Map, que possui um interessante visual, cheio de montanhas que causam um curioso efeito. Elas parecem imagens em 2D e ao mesmo tempo 3D, causando uma ilusão de ótica que torna a paisagem montanhosa, que nem é lá tão bonita, interessante de se observar.

Os personagens do game possuem um carismático estilo Chibi, com cabeças grandes, rostos bonitinhos e corpos pequenos.O visual dos personagens é muito legal, pois faz com que eles pareçam pequenos brinquedos se movendo nos cenários. O game possui menus e textos em inglês, e a voz dos personagens em japonês. Porém as vozes dos personagens são ouvidas somente em combate, não comprometendo assim o entendimento do game, mas deixando as batalhas interessantes com as vozes originais dos personagens.

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A maioria dos monstros do game possui um visual bem fofinho, mas com pouca variedade entre eles. O que temos são os mesmos tipos de monstros, mas com leves variações em seus visuais, diferenciando os monstros mais fracos dos mais fortes. Os chefões do game são gigantes, no entanto são muito estilosos, e rendem batalhas muito intensas, que fazem com o que o jogador use e abuse da combinação de personagens, Spritnites e armas para poder criar as melhores estratégias de combate.

As artes do game também são belíssimas. Podemos definir I am Setsuna como um “Chrono Trigger sem Akira Toriyama”, isso apenas significa que apesar do novo game ser praticamente o clássico renascido, a diferença crucial entre ambos é que não temos aquele visual de Dragon Ball característico. As artes do game parecem pinturas, simplesmente belíssimas, principalmente no visual de cada personagem, que vemos durante suas falas, com estilo anime e cheios de detalhes.

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A trilha sonora de I am Setsuna é belíssima. Toda a trilha sonora do game é tocada em piano, com melodias para todo tipo de situação. Não sou uma pessoa que entende de música, mas não se pode negar que o piano é instrumento capaz de adicionar uma enorme carga emocional as músicas que são tocadas nele, e aqui temos muitas músicas incrivelmente belas, como o tema do game e as músicas dos momentos mais tristes da aventura. E nos combates, temos músicas fortes e rápidas, tornando tudo ainda mais belo e divertido ao mesmo tempo.

Easter Eggs aprovados por Steve Rogers!

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Uma das coisas mais legais do game são seus vários Easter Eggs espalhados por todos os lados. São tantas referências que se torna praticamente um recurso do próprio game a caça por eles. E como não poderia deixar de ser, o game possui vários easter eggs de Chrono Trigger, com várias referências a seus personagens, em falas de personagens e inclusive em suas armas! Existem armas características de cada personagem do game espalhadas pelos cenários, e vale muito a pena ir atrás delas!

Um dos Easter Eggs mais legais é uma vila secreta com os produtores do game! Cada produtor escreveu uma frase para ser colocada nesse trecho, e algumas dessas frases são hilárias, como um dos produtores confessando que estava sem idéias sobre o que escrever, e acabou escrevendo qualquer coisa. Além do próprio visual dessa vila, um banho de nostalgia para os jogadores! Se quiser, dê só uma olhada no vídeo abaixo para ver essa vila e sua localização, mas já esteja avisado de que o vídeo possui spoilers!

Conclusão

Análise Arkade: O renascimento de Chrono Trigger no belo e emocionante I am Setsuna

I am Setsuna é a reencarnação de Chrono Trigger na geração atual, mas o game não se prende somente a isso, criando uma forte identidade própria, nos entregando uma emocionante história e personagens carismáticos, incluindo Endir, o protagonista mudo que controlados desde o início do game. Apesar de não falar, nas opções de diálogo nós montamos sua personalidade, dessa forma, somos nós que o construímos ao decorrer da aventura.

Um ponto negativo do game é sua relativamente curta duração, em se tratando de um título RPG. Progredindo de forma direta, sem explorar os cenários e extras do game, o jogador pode terminar o game bem rápido. Mas assim como Chrono Trigger, o game libera suas sidequests no momento em que o jogador chega ao final da aventura. Sendo assim, quando você chegar ao último chefão, saia e explore novamente o mundo do game, pois haverão novas aventuras para você aproveitar, e que complementam a história de cada um dos personagens, além de aumentar a vida útil do game, pois essas side quests são bem divertidas.

Análise Arkade: O renascimento de Chrono Trigger no belo e emocionante I am Setsuna

Se você tinha saudades dos antigos RPGs da Square Enix, com aquele estilo característico e enredo envolvente, I am Setsuna é um game que você DEVE jogar. Um verdadeiro presente para os fãs dos antigos JRPGs e uma excelente oportunidade pros gamers mais novos se apaixonarem pelo gênero. E que venham muito mais games nesse estilo clássico vindos da Tokyo RPG Factory, que já deixou bem claro que é um estúdio de extrema qualidade, e olha que o estúdio mal completou um ano de existência!

I am Setsuna foi lançado no dia 19 de julho, com versões para Playstation 4 PC.

Uma resposta para “Análise Arkade: O renascimento de Chrono Trigger no belo e emocionante I am Setsuna”

  • 30 de julho de 2016 às 00:46 -

    Carlos Schneider

  • Belíssima análise. Com ctz entrou pra minha lista de compras. Só falta tempo pra jogar. 

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