Análise Arkade: Kabounce é uma viciante mistura de Rocket League com pinball

16 de junho de 2018
Autor: Rodrigo Pscheidt

Análise Arkade: Kabounce é uma viciante mistura de Rocket League com pinball

Pegue a fórmula de Rocket League, mas troque o futebol com carros por pinball. Essa é a receita de Kabounce, um “pinball multiplayer competitivo”  tremendamente divertido!

Pinball competitivo? Mas como é isso?

Pois é, Kabounce é exatamente isso, ainda que não seja um pinball tradicional, uma vez que não controlamos flippers, mas a própria bolinha. Cada jogador tem sua própria bola, totalizando 8 bolas na arena, 4 para cada time.

Funciona assim: 8 jogadores se dividem em 2 times, azul e laranja. Cada jogador controla uma bola — com visão em terceira pessoa — e deve “colorir” os bumpers, totens, aros e flippers da arena com a cor do seu time.

Análise Arkade: Kabounce é uma viciante mistura de Rocket League com pinball

Quanto mais você ricocheteia pelos objetos da mesa, mais pontos acumula, mas esses pontos acumulados só são contabilizados quando você passa pela “meta”, que é tipo um gol, que só abre 3 vezes por partida. Ao passar por ali, você deposita seus pontos, que são contabilizados para o score geral do seu time.

Claro que para deixar a coisa mais emocionante, você pode “esmagar” as bolinhas inimigas, roubando parte dos seus pontos em caso de sucesso. E, claro, você também pode ser esmagado, então não marque bobeira quando estiver com 4 mil e poucos pontos acumulados!

Análise Arkade: Kabounce é uma viciante mistura de Rocket League com pinball

Parece confuso, né? Calma que na prática é mais fácil de entender. Confira abaixo uma partida completa de Kabounce, com direito a este que vos fala como MVP ao final:

Conseguiu reparar a semelhança de Kabounce com Rocket League? O jogo tem uma pegada muito parecida, e, acredite, quicar pelas arenas de pinball do game é tão divertido quanto fazer gols com carros!

Eu estava em um time com dois amigos nesta partida, mas infelizmente o outro time era composto apenas por bots. O jogo possui crossplay entre PS4 e PC, mas acho que ainda não há muita gente jogando, visto que a presença de bots para completar os times é constante.

Customizando sua bolinha

Kabounce é um jogo competitivo que embarca na vibe das loot boxes (aqui chamadas loot balls) para premiar a perseverança e a evolução dos jogadores. Felizmente, como em Overwatch, o que a gente ganha aqui são itens puramente cosméticos, que não afetam o gameplay nem desbalanceiam as partidas.

Análise Arkade: Kabounce é uma viciante mistura de Rocket League com pinball

Há dezenas de itens de customização disponíveis: de chapéus e óculos até canos de escape, bicos, asas, texturas e muito mais. Tudo para você deixar sua bolinha “no estilo”, diferente das demais.

Confira um pouquinho da “garagem” do game abaixo:

O jogo também possui sua própria unidade monetária — sucata — e pelo que vi até agora, a única forma de conseguir sucata é conseguindo itens repetidos nas loot boxes. Não sei se será possível “comprar” sucata com dinheiro real, mas, reforçando, só o que há para se comprar no game são itens estéticos, nada de “pay-to-win” aqui.

Um joguinho viciante

Tal qual Rocket League, Kabounce é um joguinho altamente viciante. Não necessariamente do tipo “vou me especializar nele”, mas do tipo que é fácil da gente jogar por horas a fio, sem nem se dar conta disso.

Análise Arkade: Kabounce é uma viciante mistura de Rocket League com pinball

Eu sou muito fã de pinball, e confesso que não esperava que um dia alguém fosse inventar um “pinball multiplayer competitivo”, e muito menos que ele fosse tão legal. É fácil de jogar Kabounce e entender suas regras, e muito divertido para jogar com os amigos — inclusive localmente, pois ele oferece multiplayer em tela dividida.

Somado a isso, ele tem aquele lance de partidas rápidas e dinâmicas. Cada partida dura 5 minutinhos, então é fácil emendar uma na outra, ou dar uma jogadinha rápida antes de sair.

Depois de jogar um bocado nas últimas duas semanas, eu realmente acho que estou mandando bem em Kabounce, e estou ansioso para levar meu time para as partidas rankeadas, que serão liberadas no final do mês!

Análise Arkade: Kabounce é uma viciante mistura de Rocket League com pinball

Falando nisso, ele tem desafios single player, também, com provas de velocidade e obstáculos, mas eu confesso que nem joguei muito para ver se elas são legais. O foco do jogo, que é o multiplayer, foi o que realmente me cativou.

Audiovisual

Kabounce tem um estilo todo próprio, com muito azul, laranja e neon colorindo as arenas onde se passam as partidas. Acho que o estúdio bebeu de leve na fonte de Tron na hora de criar o visual do game, o que não deixa de ser uma boa referência.

Análise Arkade: Kabounce é uma viciante mistura de Rocket League com pinball

A trilha sonora traz muitas faixas techno com uma pitada de dubstep. É o tipo de música que combina com a pegada “futurista” do game e no geral não atrapalha, mas você não vai perder muita coisa se colocar um podcast ou sua playlist favorita para tocar enquanto joga.

Vale ressaltar que o game recebeu localização para o nosso idioma, estando com menus e legendas 100% em português brasileiro. É bom ver esse nível de cuidado em jogos independentes, algo que nem toda empresa grande faz.

Conclusão

Kabounce é um joguinho divertido e extremamente viciante. É fácil reconhecer as influências de Rocket League nele, mas é bom notarmos que ele anda com as próprias pernas, adaptando com muita competência elementos e mecânicas de pinball para este novo formato.

Análise Arkade: Kabounce é uma viciante mistura de Rocket League com pinball

Acho que se tivesse sido lançado já como jogo free na PS Plus — como rolou com Rocket League –, ele estaria bombando. Infelizmente não foi o caso, mas eu espero que Kabounce ganhe mais adeptos com o tempo, pois eu quero ver mais humanos e menos bots nas partidas!

Se você curte jogos competitivos descompromissados no estilo Rocket League e é fã de pinball, dê uma chance para Kabounce. Tenho certeza que ele vai te surpreender!

Kabounce foi lançado em 29 de maio para PC e Playstation 4, e oferece crossplay entre as duas plataformas.

Uma resposta para “Análise Arkade: Kabounce é uma viciante mistura de Rocket League com pinball”

  • 18 de junho de 2018 às 13:57 -

    Glauco Lima

  • Caramba que jogo maluco kkkkkk
    Parece bem legal adoro rocket leage e fiquem bem a fim de experimentar esse aih
    Valeu arkade sempre apresentando jogos legais pra gente kkkkkkk

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *