Análise Arkade: Torne-se um chefão de dungeon em Legend of Keepers

29 de abril de 2021
Análise Arkade: Torne-se um chefão de dungeon em Legend of Keepers

Em muitos RPGs, Rogue-likes, Dungeon Crawlers e etc jogamos na pele de heróis que invadem dungeons e exterminam hordas de monstros. Mas você já se perguntou como que os monstros gerenciam essas dungeons? Pois Legend of Keepers chegou para responder isso!

Então esqueça o heroísmo, honra e busca por tesouros e passe para o lado dos monstros para exterminar humanos invasores nesse game que inverte os papéis de um Dungeon Carwler tradicional! Então borá lá conferir nossa análise completa!

Bem-vindo a seu novo emprego como Mestre de Masmorras!

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Defender masmorras e matar humanos não é apenas diversão. É um trabalho!

Legend of Keppers é basicamente um trabalho. Se do lado dos humanos existem Guildas de Aventureiros que enviam seus heróis em busca de tesouros, os monstros também tem sua própria empresa para cuidar das dungeons que esses heróis buscam. E essa empresa se chama Companhia das Masmorras!

Você é o mais novo empregado da Companhia, com direito a benefícios, diversos funcionários para contratar e manejar, diferentes opções de trabalho disponíveis, plano de carreira, plano de saúde e tudo mais! Tudo isso para ajudar a Companhia a matar mais e mais humanos ambiciosos e dar aos monstros melhores condições de vida e matança desenfreada!

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O game oferece três Mestres para o jogador controlar. Com o segundo e terceiro sendo liberados conforme você progride. Cada Mestre tem uma campanha independente, permitindo que o jogador alterne entre eles sem restrição e sem comprometer a progressão tanto do game como de cada um deles.

Mas no fim, tudo é simplesmente trabalho. Lutar não é tudo o que você precisa fazer, há todo um cronograma de atividades e serviços a se realizar entre batalhas, tudo para tirar o melhor proveito dos Mestres, de seus funcionários e da Companhia das Masmorras!

Dungeon Mifflin Monster Company

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Trabalhar na Companhia das Masmorras é um serviço cheio de responsabilidades e lutar é apenas parte do trabalho. Esse é um game de gerenciamento de dungeons, planejamento e só então, batalhas.

As batalhas funcionam da seguinte maneira: Cada dungeons possui um número fixo de salas. Sendo elas duas salas de armadilha, uma de magia (em que voc~e usa uma ação do Mestre para prejudicar os heróis), duas de batalhas e a sala final, que é onde se encontra o Mestre, que é o chefão final da dungeon.

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Na sala final o Mestre em pessoa faz o trabalho

A ordem das salas é decidida aleatoriamente, com apenas a sala do chefão sendo fixa no final. Há ainda três outros tipos de salas, que aparecem somente quando você avança numa campanha: A sala de descanso, que permite que os heróis invasores se recuperem um pouco. Uma sala de Desastre, em que você escolhe um efeito da dungeon em que está para causar dano aos personagens. E uma sala de miniboss. Os minibosses você ganha ao ser promovido, após subir alguns níveis do mestre.

Para batalhar é bem simples, primeiro você decide quais monstros e armadilhas posicionar em cada sala. O legal é que você pode ver o grupo de heróis que está invadindo, vendo suas forças, fraquezas e ataques, podendo planejar a melhor estratégia para tentar acabar com os heróis antes deles chegarem até o Mestre.

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Na fase de planejamento você coloca seus monstros e armadilhas em cada sala

E as batalhas em si rolam por turnos, com a ordem aparecendo no lado esquerdo da tela já durante o posicionamento de monstros. Normalmente os heróis são sempre mais fortes que seus monstros, o que adiciona bastante desafio ao game, mas planejar bem suas batalhas, levando em conta até quais monstros podem morrer, faz toda a diferença.

Mas… não vá achando que aqui os seus funcionários monstros são meras ferramentas descartáveis de batalha! Você é um chefe e precisa cuidar muito bem de seus empregados para que a empresa e o ramo de defesa de dungeons prospere!

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Existem até vampiros cobradores de impostos! E eles cobram em sangue!

Há ainda a opção de como derrotar os heróis. Se você matá-los, coleta sangue, usado para upgrades e em alguns eventos. Se você esgotar a barra de moral deles, eles fogem de medo e você coleta suas lágrimas, também usada em upgrades. E no fim de cada batalha você ganha uma recompensa em ouro. Como atacar os inimigos fica inteiramente sob sua decisão, levando em conta as habilidades dos monstros e suas forças e fraquezas.

Responsabilidades de Chefão

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Um de seus monstros destruiu as teias de uma aranha gigante. E ela quer compensação financeira por isso!

Fora das batalhas, você tem todo um cronograma de atividades para realizar. O game progride por semanas e você deve decidir qual será sua atividade para cada uma delas.

As atividades são apresentadas aleatoriamente, você então escolhe o que quer fazer e o game avança para a semana seguinte. E assim vai até que uma nova batalha se apresente.

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Que tal uma partida de RPG entre monstros?

São muitas as atividades que você pode realizar. A mais comum são os Eventos, que são situações aleatórias que podem trazer vantagens, desvantagens e várias situações bem engraçadas. Como por exemplo seus monstros jogarem uma partida do RPG de mesa “Casas & Humanos”, encontrar um monstro em posse de revistas adultas de humanos, um monstro triste por que seu verme de estimação morreu, e por aí vai.

Outras atividades comuns são visitar o Mercador, que vende monstros e armadilhas novas. Os treinamentos, para fortalecer seus monstros e o Mestre. E a engenharia, que melhora as armadilhas. Essas são as atividades focadas em melhorar seu grupo. Lembrando que tudo isso custa dinheiro, sangue e lágrimas. Literalmente!

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Lembra que eu disse que você deve tratar bem seus funcionários? Quando seus monstros morrem em batalha (exceto o Mestre e o Miniboss), eles perdem moral. Cada monstro tem um número de pontos de moral. Se esses pontos se esgotarem, seu monstro ficará deprimido e não poderá ser usado em batalhas até se recuperar.

Por isso, você deve tratá-los bem. Você pode dar folga para eles, assim eles recuperam a moral após ocorrer uma batalha em que eles ficaram de fora. Você pode ir ao terapeuta dos monstros, que recupera a moral deles. Além de ocasionalmente ter a sorte de encontrar eventos aleatórios que aumentam a moral, como recompensar alguma unidade que encontrou um item (ou ficar com item pra si, ou vendê-lo), pagar umas rodadas no bar, etc.

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Monstros também precisam de terapia! E terapia faz muito bem!

Todo esse gerenciamento é bem importante, mas acima de tudo é bem divertido e intuitivo. E quando chega o momento da batalha seguinte, o game ainda oferece diferentes opções de batalha. Você pode escolher um grupo de heróis fraco, mas a recompensa é baixa. Ou grupos mais fortes, mas que dão premiações muito melhores.

Audiovisual

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Legend of Keepers possui um belo visual em pixel art, com muita fluidez na animação dos personagens. O game possui três mestres para o jogador controlar, cada um deles é único, em seus visuais, nos monstros que tem acesso e nas dungeons que defendem.

O primeiro que temos acesso é um poderoso Centauro, que tem a sua disposição orcs, goblins, yetis, vampiros, súcubos e etc. A segunda é uma dríade, que possui vários monstros com visuais de árvores, pedras e elementais. E a terceira é uma macaca que sofreu mutação e se tornou uma engenheira, tendo a sua disposição ciclopes, robôs e etc.

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Os cenários também são únicos para cada Mestre, variando de cavernas de gelo, masmorras com corpos pendurados no teto e etc. Uma coisa bem legal é que os ataques dos personagens afetam os cenários visualmente. Personagens que atacam com rajadas de vento, por exemplo, podem apagar fogos, derrubar elementos do cenário e etc.

O game conta com músicas bem legais, principalmente nas batalhas, contando ainda com vozes para os Mestres. Os heróis humanos e os monstros também possuem vozes, mas se restringem a gritos, grunhidos e algumas palavras para conjurar magias.

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O game conta com localização em português brasileiro em seus menus e legendas. Há um ou outro errinho aqui e ali, mais referentes a ortografia. Em questão de localização, o game está excelente.

Conclusão

Análise Arkade: Torne-se um chefão de dungeon em Legend of Keepers

Legend of Keepers é um game que realmente me surpreendeu. Inicialmente parecia como uma “versão inversa” de Darkest Dungeon, mas é muito mais do que isso. Todo o gerenciamento de seus monstros, as situações engraçadas que acontecem nos eventos aleatórios e as batalhas são muito divertidas.

Se você curte dungeon crawlers, rogue-likes e games de gerenciamento de unidades, então esse é um game que certamente pode de agradar. Principalmente ao mudar a fórmula e colocar você no lado dos monstros!

Legend of Keepers foi originalmente lançado em formato Early Access ano passado, mas está enfim sendo oficialmente lançado hoje, dia 29 de abril com versões para PC, Switch e Google Stadia.

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