Análise Arkade: Seja um poderoso tubarão assassino em Maneater

17 de junho de 2020
Autor: Renan do Prado
Análise Arkade: Seja um poderoso tubarão assassino em Maneater

Você já chegou a assistir o filme Tubarão em sua infância e ficar horrorizado com a violência e persistência daquele imenso predador aquático? E já imaginou poder fazer tudo aquilo o que você viu o tubarão fazer no filme? Pois é exatamente essa a proposta de Maneater!

Então venha conosco conferir nossa análise completa do game, que conta uma verdadeira história de vida e de um embate sangrento entre um tubarão e um obcecado pescador!

Um documentário sobre vida (mas focado nas mortes)

Análise Arkade: Seja um poderoso tubarão assassino em Maneater

Normalmente esses games estilo “Simulator” são focados na zueira e no nonsense, deixando o jogador livre para fazer literalmente o que quiser. Mas Maneater possui um enredo, até que bem interessante, para contar a história do tubarão que controlamos!

A história do game é contada em forma de documentário, inicialmente acompanhando o trabalho do pescador de tubarões Scally Pete, que conseguiu pescar uma fêmea de Tubarão Cabeça Chata. Porém, ele resolveu abrir a barriga da fêmea para torturá-la, descobrindo que ela tinha um filhote ainda não nascido dentro dela. O filhote arrancou a mão de Pete, foi mutilado por ele com uma faca e atirado na água. E aí começou sua história.

Análise Arkade: Seja um poderoso tubarão assassino em Maneater

O game então acompanha a evolução do pequeno tubarão, de um filhote até se tornar uma verdadeira máquina de matar. Com um narrador comentando cada ação que ele faz, seja ao devorar peixes e animais, matar humanos, destruir coisas e etc. Contando ainda com comentários bem engraçados!

E assim, o game segue mostrando dois pontos de vista: A evolução do tubarão de um pequeno peixe até se tornar um gigante assassino. E a guerra de Pete e outros pescadores contra essa terrível fera dos mares.

Um “GTA” Aquático

Análise Arkade: Seja um poderoso tubarão assassino em Maneater
Se se mexe, então é presa para o tubarão

A melhor forma de definir o que é Maneater seria compará-lo a GTA. No game o jogador controla o tubarão pelas águas de um mapa dividido em áreas. Você deve completar as missões principais de uma área para seguir para a próxima.

Cada área possui missões principais, secundárias e colecionáveis para serem encontrados. Completar todos esses objetivos premia o jogador com pontos de experiência, usados para subir de nível e deixar o tubarão maior e mais forte. E para desbloquear mutações, que falarei mais adiante.

Análise Arkade: Seja um poderoso tubarão assassino em Maneater
Focas são uma das refeições preferidas do tubarão, segundo o narrador do game

As missões do game não variam muito, o que torna o game repetitivo. Elas consistem em matar um certo número de alguma espécie aquática, matar certo número de humanos, caçar predadores (como peixes carnívoros, jacarés, outros tubarões e etc) e destruir barcos. Não há muita variação nesse ponto, o que poderá ser monótono para alguns jogadores.

Você pode atacar criaturas aquáticas a vontade, mas se atacar muitos humanos, caçadores virão atrás de você, ao melhor estilo da polícia de GTA. Você pode então fugir para longe, despistando-os e esperando que desistam de caçá-los, ou pode atacá-los. Fazendo isso você sobe o nível de infâmia do Tubarão, que quanto maior, mais fortes são os caçadores.

Análise Arkade: Seja um poderoso tubarão assassino em Maneater
Você pdoe até mesmo pular para terra firme para atacar humanos, mas se demorar muito, vai sufocar

E a cada novo nível de infâmia atingido, um caçador famoso aparece para a briga. Se você matá-lo, ganha uma nova mutação. A infâmia deixa as coisas mais difíceis, mas dá recompensas muito boas em troca, que tornam o Tubarão de Cabeça Chata numa criatura cada vez mais perigosa.

Cada área do mapa possui uma toca, o local seguro para o tubarão, que é onde ela (o filhote também é uma fêmea) deve ir para ficar mais forte, é lá que ela cresce ao subir de nível e é só dentro das trocas que é possível equipar as mutações.

Jogabilidade

Maneater possui uma jogabilidade ao mesmo tempo simples e complicada. Simples pois são poucos comandos para decorar. Jogando num controle, o analógico esquerdo move o Tubarão e o direito serve de mira e controle vertical.

Os gatilhos controlam suas ações: um botão de nado rápido, um de esquiva, um de ataque com a cauda e a mordida. A mordida ainda possui dois funcionamentos, se você segurar o botão, o tubarão fica de boca aberta. Se segurar com uma presa na boca, irá somente segurá-la, com isso, se você apertar o botão de ataque com cauda, pode arremessar a presa longe, em outros inimigos ou até alvos fora da água. Já se você apertar várias vezes o botão de mordida, irá mastigar o que quer que esteja segurando, consumindo-o em seguida. Além é claro de um botão de mergulho rápido e um de pulo.

Análise Arkade: Seja um poderoso tubarão assassino em Maneater
Esse é o set completo da mutação “Das Sombras”

Há também a habilidade de sonar, que marca tudo o que estiver próximo do Tubarão: Animais, humanos, barcos e até mesmo colecionáveis. Com isso, não é difícil fazer 100% no game, uma vez que colecionáveis encontrados pelo sonar continuam marcados no mapa.

A parte complicada do gameplay está no controle do tubarão na água. Se você nadar próximo da superfície, o tubarão ficará fixo com sua barbatana a mostra fora da água. Nesse modo, a câmera fica na superfície e você não consegue ver por baixo d’água. Por conta disso, nadar em áreas rasas pode ser bem irritante, pois constantemente o jogador entrará na câmera da superfície.

Análise Arkade: Seja um poderoso tubarão assassino em Maneater
Ao ficar na superfície, a câmera foca no que está fora da água

E isso atrapalha principalmente ao enfrentar inimigos de baixo d’água, pois você não conseguirá ver o que está acontecendo. Com isso, usar o analógico direito para ir pra cima e pra baixo muitas vezes acaba não sendo tão intuitivo assim.

As lutas contra predadores e pescadores leva vários fatores em conta, o tamanho do tubarão em relação a seus inimigos e para onde ele está olhando. Não há um sistema de trava de mira, o que seria bem útil, pois muitas vezes é bem difícil acompanhar as lutas. Há um botão para focar a câmera no inimigo mais próximo, porém ela apenas posiciona a câmera, não travando a mira. Isso torna o confronto com certos peixes, como a Barracuda, um pouco difícil, pois eles nadam muito rápido.

Análise Arkade: Seja um poderoso tubarão assassino em Maneater
A Barracuda é bem rápida e difícil de capturar!

Os inimigos ficam vulneráveis após realizarem certas ações, como errar ataques. Quando isso acontece, o jogador pode atordoá-los e causar dano crítico por alguns segundos. E aí entra a diferença de tamanho. A maior criatura pode agarrar a outra e surrá-la ao se balançar enquanto morde, causando muito dano. No inicio os jogadores sofrem muito com isso, mas quando o Tubarão cresce e se transforma numa fera gigante, aí o jogo literalmente vira!

Por fim, existem as mutações, elas são itens equipáveis que dão poderes ao tubarão e alteram sua aparência, sendo de três tipos: Ósseas, Elétricas e das Sombras. Você pode equipar caudas, barbatanas, dentes, cabeças e corpos, cada uma com um efeito. As mutações ósseas adicionam muita resistência e poder físico, podendo destruir barcos sem qualquer dificuldade. Mutações elétricas, como o nome diz, eletrocutam tudo o que o tubarão atacar, causando atordoamento. E as sombras envenenam inimigos, causando dano com o tempo.

Análise Arkade: Seja um poderoso tubarão assassino em Maneater
As mutações ósseas transformam o tubarão num verdadeiro tanque

Ah, e ao equipar corpos diferentes, o tubarão ganha uma habilidade suprema. Essas habilidades são muito poderosas e capazes de destruir inimigos e barcos em segundos. E para recarregá-las basta devorar o que achar pela frente até que seu medidor se encha novamente.

Audiovisual

Análise Arkade: Seja um poderoso tubarão assassino em Maneater
A área do Pântano

O game possui um visual bem feito, os cenários sub-aquáticos são muito bem construídos e cheios de detalhes, com corais, vegetação aquática e muita, muita poluição! O mesmo com as áreas fora d’água, cada uma diferente da outra. Começando por um pântano poluído, indo para uma baía cheia de lixo, uma área de luxo, um golfo profundo e por aí vai.

O visual das criaturas aquáticas é bem feito, principalmente do tubarão, que a cada evolução, desde filhote até virar um Mega tubarão, fica diferente e cada vez mais ameaçador. Isso sem falar nas mutações, que alteram drasticamente seu visual, deixando-o ainda mais perigoso e estiloso!

Análise Arkade: Seja um poderoso tubarão assassino em Maneater
Maneater_20200526163632

O departamento sonoro do game manda muito bem, todos os sons são bem feitos, além das músicas, que apesar de não serem marcantes, são boas. Mas o ponto alto mesmo é a dublagem do game, totalmente em português brasileiro. Os comentários do narrador a todo momento, cheio de piadas e informações interessantes sobre o tubarão, além de Scally Pete, que incorpora alguns memes brasileiros em suas falas, como o clássico “se eu pudesse eu matarra mil” e etc!

O game é 100% localizado em português brasileiro, com sua dublagem realmente impecável. Porém há vários erros na parte de texto, com algumas traduções erradas que ficam bem visíveis. Mas no geral, é uma localização realmente muito boa.

Conclusão

Análise Arkade: Seja um poderoso tubarão assassino em Maneater

Sempre que um novo “simulador animal” é anunciado, os jogadores esperam por um game de pura zoeira e bugs, mas Maneater surpreende por ser o oposto disso! O game ainda possui bastante zoeira, mas oferece um gameplay bem construído e divertido, apesar de certos pontos um tanto complicados.

Apesar de ser repetitivo, Maneater é um game muito divertido, principalmente se você estiver buscando por uma diversão descompromissada e cheia de violência!

Maneater foi lançado no dia 22 de maio com versões para PC, Playstation 4 e Xbox One.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *