Análise Arkade: O mecha presidencial de Metal Wolf Chaos XD

7 de agosto de 2019
Autor: Renan do Prado
Análise Arkade: O mecha presidencial de Metal Wolf Chaos XD

Ano passado, em sua insana apresentação na E3 2018, a Devolver Digital anunciou que traria um antigo game da FromSoftware para a geração atual. Esse game era Metal Wolf Chaos, um game lançado somente para o primeiro Xbox em 2004, e apenas no Japão.

E agora, esse game da era “pré-Souls” chega aos PCs, Playstation 4 e Xbox One, com toda a sua glória, destruição e explosões, mas com um novo nome: Metal Wolf Chaos XD! E é hora de conferir nossa análise completa desse “velho-novo” game!

Porradaria presidencial

Análise Arkade: O mecha presidencial de Metal Wolf Chaos XD

Metal Wolf Chaos XD conta a história de Michael Wilson, 47º presidente americano, em um futuro próximo. Mas esse não é um presidente qualquer, pois além de político, ele é secretamente o guerreiro Metal Wolf, piloto de um poderoso mecha de combate que tenta trazer a paz ao mundo com suas próprias mãos.

Tudo ia bem (e cheio de adrenalina), até que seu vice presidente, Richard Hawk (que é idêntico ao ator Willem Dafoe), deu um golpe de estado e enviou o exército americano para atacar a Casa Branca, enquanto ele pilotava seu próprio mecha de combate.

Análise Arkade: O mecha presidencial de Metal Wolf Chaos XD
Richard Hawk – ou seria Willem Dafoe?

Agora, o presidente Wilson precisa salvar os Estados Unidos do golpe de Hawk, que colocou todo o país em lei marcial e passou a aprisionar seus cidadãos. E para salvar o país, Metal Wolf espalhará muita destruição e explosões por todo o país!

Um game de mechas como deve ser: Explosivo

Metal Wolf Chaos XD é um puro game de ação de antigamente. Contém uma história bem simples e bem maluca, colocando todo o seu foco na pancadaria, tiroteio e explosões.

O game é dividido em missões, que visitam vários pontos dos Estados Unidos, como a já mencionada Casa Branca, Los Angeles, Grand Canyon e etc. Cada missão possui um conjunto de objetivos a ser concluído, normalmente consistindo em destruir bases inimigas. Destrua todos os objetivos e então a missão será concluída, ou um chefão pode aparecer para o jogador batalhar.

Análise Arkade: O mecha presidencial de Metal Wolf Chaos XD
Uma de suas missões é destruir um imenso canhão na ilha-prisão de Alcatraz

Há ainda objetivos secundários, que consistem em salvar reféns engaiolados em cada missão, o que premia o jogador com mais recursos para produzir armas novas; e encontrar capsulas de energia, que tornam seu mecha mais poderoso.

Basicamente, o funcionamento do game é: Entre numa missão, exploda tudo, saia vitorioso. Apenas isso. E o game é muito satisfatório nesse quesito, pois cada missão possui muitas coisas a serem destruídas: soldados, tanques de guerra, helicópteros, torres e depósitos armados, pequenas casas, veículos, containers e ocasionalmente mechas inimigos e outros tipos de chefões.

Análise Arkade: O mecha presidencial de Metal Wolf Chaos XD

Metal Wolf possui um enorme arsenal de armas, que é ampliado quanto mais missões forem completadas e quanto mais reféns forem resgatados. Você pode usar o dinheiro e recursos ganhos em missões para produzir armas novas, que vão de pistolas, espingardas, lança-foguetes, bazucas, até a rifles sniper, canhões laser, lança-chamas e mais. O mais legal é que você pode carregar até oito armas diferentes consigo, quatro para cada mão, podendo causar muita destruição com diferentes combinações.

Jogabilidade antiquada, mas funcional

Análise Arkade: O mecha presidencial de Metal Wolf Chaos XD

Metal Wolf Chaos XD é um game que já se pode considerar antigo, por conta disso possui um jogabilidade um pouco dura, que leva algum tempo a se acostumar. Mas que felizmente não é nenhuma jogabilidade travada ou não-intuitiva.

O game possui uma mira um tanto inconstante e lenta, o que torna um pouco difícil as vezes mirar em pontos específicos. Para compensar isso, cada arma possui um campo de mira próprio. A HUD do game apresenta caixas brancas no centro da tela que indicam a área de fogo de cada arma. Uma metralhadora, por exemplo, possui um enorme retângulo horizontal, cobrindo uma enorme área. Já lança-foguetes possui um quadrado menor, que mira nos inimigos que estão dentro dele, e assim vai.

Análise Arkade: O mecha presidencial de Metal Wolf Chaos XD
O retângulo verde é a área de mira de um rifle de assalto. O quadrado amarelo é a área de mira de um Lança-Foguetes.

O game possui um sistema de voo que infelizmente é limitado. Você só pode planar por pouco tempo e se ficar tempo demais no ar, a barra de HP do mecha começa a ser drenada. Isso é compensando pela estrutura da barra de HP. Ela é composta de vários pontos e uma barra. Quando uma barra se esvazia, um ponto é perdido, e a barra se regenera sozinha. Ou seja, você pode receber dano, mas se não zerar a barra, o HP se regenerará, sem que nenhum ponto seja perdido.

Análise Arkade: O mecha presidencial de Metal Wolf Chaos XD

No fim das contas, o game demanda um pouco de prática para se acostumar a seus controles, HUD e funcionamento em geral. O importante é que isso não prejudica o jogador, contanto é claro que o jogador saiba como reagir a diferentes situações de perigo. Estar cercado por muitos inimigos que lançam mísseis é sem dúvida o maior perigo do game, e a mira lenta pode atrapalhar nessas horas, mas o melhor curso de ação nesses casos é se afastar e lidar com os perigos de forma mais segura.

Audiovisual

Análise Arkade: O mecha presidencial de Metal Wolf Chaos XD

Metal Wolf Chaos XD é um game de 2004, sendo assim, possui um visual que para os padrões atuais é bem simplista. Os cenários são compostos de elementos mais “retos” em seus prédios, casas, ruas e etc. Mas se levarmos em conta que muita coisa nos cenários são criadas somente para ser destruídas, até podemos relevar isso.

A Devolver Digital trouxe o game para os tempos atuais dando uma boa melhorada em sua resolução, com o game adaptado para monitores e TVs widescreen, com texturas com resoluções melhores e eliminando serrilhados nos modelos 3D. Não houve nenhum “remake” acontecendo aqui, sem modelos sendo recriados ou visual atualizado. Como já mencionado, esse é exatamente o mesmo game de 15 anos atrás.

Análise Arkade: O mecha presidencial de Metal Wolf Chaos XD

O game mantém as mesmas dublagens do título original. E em se tratando de um game lançado exclusivamente no Japão, mas com vozes em inglês, talvez você já consiga imaginar como elas soem. O game possui aquelas clássicas dublagens não-profissionais, que chegam a ser engraçadas pela atuação exagerada dos personagens. Algo que deveria ser considerado um defeito mas nos fim das contas acaba se tornando algo engraçado.

A trilha sonora do game é boa, com várias músicas diferentes, de diferentes estilos. Inclusive, você pode encontrar músicos entre os reféns salvos. Esses músicos liberam músicas novas que podem ser ativadas nos menus do game para tocar durante as missões ou em batalhas contra chefões.

Análise Arkade: O mecha presidencial de Metal Wolf Chaos XD
A maioria dos diálogos do game são entre o presidente e Jody, sua fiel assistente

Um defeito dessa nova versão do game é que não há um balanceamento adequado dos sons. As vezes as vozes dos personagens ficam quase inaudíveis, as vezes os sons ficam alto demais, as vezes as músicas ou sons de armas ficam muito baixos em certas áreas e etc.

O game possui localização em português brasileiro em suas legendas e menus, com um ótimo trabalho de localização, levando em conta que o game possui muitas piadas e trocadilhos que só fazem sentido em inglês, mas foram adaptados de forma eficiente, apesar de algumas vezes inevitavelmente perdendo o sentido pela dificuldade em se traduzi-las.

Conclusão

Análise Arkade: O mecha presidencial de Metal Wolf Chaos XD

Metal Wolf Chaos XD é pura ação, destruição e tiroteio de mechas como deve ser! Trazer esse game, que era bem pouco conhecido dada sua exclusividade no passado, para a geração atual, foi um grande feito da Devolver Digital.

Games de mechas infelizmente não são muito comuns hoje em dia (eles estão aí, mas pouco se fala ou se vê sobre eles), então ter um “clássico” desse estilo retornando é algo bem empolgante. Esse é um game feito para aliviar o jogador, colocando ele no controle de um mecha ultra poderoso e dando liberdade ao jogador de causar muita destruição enfrentando exércitos inimigos. Então se você procura por algum game para desestressar, Metal Wolf Chaos XD pode ser um bom remédio!

Metal Wolf Chaos XD foi lançado no dia 6 de agosto e conta com versões para PC, Playstation 4 e Xbox One.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *