Análise Arkade: Minit é um jogo de 60 segundos que pode render várias horas de aventuras

3 de abril de 2018
Autor: Bruna

Análise Arkade: Minit é um jogo de 60 segundos que pode render várias horas de aventuras

Com gráficos pixelados que remetem ao do bom e velho Game Boy, Minit lhe transporta para um mundo de fantasia onde você tem pouco tempo para se livrar de uma maldição!

A maldição dos 60 segundos

Minit é um jogo diferente. Nele, você tem 60 segundos para progredir antes de voltar ao seu local de renascimento e ter que começar tudo de novo.

Isso faz com que você precise aprender a otimizar seu tempo, e logo você vai descobrir que há várias possibilidades em um cenário só, então voltar várias vezes aos mesmos locais não se torna repetitivo, pois você sempre irá  descobrir algo novo, que lhe permite ir um pouco mais longe na próxima tentativa.

Uma gameplay peculiar

O enredo de Minit é simples: o seu personagem está amaldiçoado a viver durante 1 minuto antes de renascer em sua casa para outro dia (de 1 minuto). Isso não quer dizer que todo progresso será perdido, só que o seu personagem terá que levantar novamente da cama para prosseguir.

A caixa que você mexeu, a criatura que você matou, tudo isso estará lá intacto no outro dia, mas a nova região desbloqueada ou a nova ferramenta coletada ficam salvas, permitindo que, aos poucos, você avance.

Análise Arkade: Minit é um jogo de 60 segundos que pode render várias horas de aventuras

É possível determinar uma nova moradia em outra parte desse estranho mundo, assim você tem mais tempo para explorar outras regiões, já que irá renascer em outro lar.

O objetivo é de que neste curto período você consiga parar de alguma forma com a maldição, e a melhor maneira de conseguir isso é você vai ter que ajudar outros seres desse mundo que de certa forma lembra a nossa sociedade.

Alguns NPCs são hostis enquanto que outros lhe dão dicas. Tudo leva a crer que a maldição tem a ver com uma fábrica; alguns trabalham nela enquanto outros reclamam de como ela foi ruim para a região.

Fantasia com pitada de realidade

Superficialmente, Minit é um jogo de criaturas desconhecidas em um mundo estranho que você não entende realmente como funciona, mas basta prestar atenção que você pode interpretar ele como uma alegoria/crítica à nossa sociedade, principalmente ao nosso cotidiano de trabalho.

Análise Arkade: Minit é um jogo de 60 segundos que pode render várias horas de aventuras

Pense: todos os dias você acorda para fazer basicamente a mesma coisa no mesmo lugar (o seu trabalho). O seu tempo é sempre curto, sua jornada é “perigosa” com criminosos, trânsito caótico e imprevistos no caminho, a cidade está poluída, as pessoas insatisfeitas.

E, por pior que este cenário pareça, logo a gente percebe que é bem difícil fugir dele, simplesmente porque temos contas para pagar: luz, água, telefone, aluguel, IPTU, IPVA… a vida torna-se um ciclo de dias praticamente iguais, que vivemos de novo e de novo… parar para pensar nisso é bem deprimente.

Análise Arkade: Minit é um jogo de 60 segundos que pode render várias horas de aventuras

Minit pega tão pesado nessa alegoria que há até mesmo uma parte que ilustra as longas filas de atendimento comumente encontrada em bancos… e, obviamente 1 minuto não é tempo suficiente para esperar.

Itens e vitalidade

Em seu caminho você encontrará algumas ferramentas ou itens que lhe darão acesso a novos lugares, como uma espada que pode destruir arbustos, uma bebida que lhe dará forças para mover caixas ou até mesmo nadadeiras que lhe permitem explorar regiões tomadas pela água.

É possível até mesmo comprar um sapato especial que lhe deixa mais rápido, basta que você colete uma certa quantidade de moedas espalhadas em lugares variados.  Cada um desses itens abre novas possibilidades de exploração e lhe permite ir um pouco mais longe.

Análise Arkade: Minit é um jogo de 60 segundos que pode render várias horas de aventuras

Seu personagem pode morrer, por isso ele possui corações de vitalidade. Como acontece em outros jogos, é possível aumentar o número de corações encontrando eles ou obtendo novos em troca de moedas.

Ao morrer, seu personagem vai voltar a renascer em sua casa e o progresso não será perdido, a qualquer momento é possível apertar uma tecla para voltar à sua casa, isso deixa tudo mais prático em várias situações.

Minit está disponível com legendas em Português do Brasil e curiosamente ele tem uma opção que adapta o jogo para Veganos no menu de opções. Pois é, vai entender.

Conclusão

Cheio de criatividade e com algumas fortes reflexões nas entrelinhas, Minit é um grande quebra-cabeças a ser explorado e desvendado, um minuto de cada vez.

Por incrível que pareça, a dinâmica cíclica do jogo não vai te deixar entediado, mas saiba que não será fácil progredir, e você deverá valorizar cada um dos seus preciosos 60 segundos se quiser ir longe no game.

Minit foi desenvolvido através da colaboração de Kitty Calis, Jan Willem Nijman, Jukio Kallio e Dominik Johann, e publicado pela Devolver Digital. O game está sendo lançado hoje (03 de abril), com versões para Xbox One, PlayStation 4 e PC através da Steam.

Uma resposta para “Análise Arkade: Minit é um jogo de 60 segundos que pode render várias horas de aventuras”

  • 5 de abril de 2018 às 18:53 -

    Ronnie

  • Bela matéria!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *