Análise Arkade: Hora do tiroteio móvel em Modern Combat 5: Blackout

30 de julho de 2014

Análise Arkade: Hora do tiroteio móvel em Modern Combat 5: BlackoutA Gameloft atualizou sua franquia de tiroteio móvel e tentou inserir algumas novidades. Será que vale a pena atirar nos outros enquanto espera o metrô esvaziar? Vamos conferir juntos em mais uma análise.

Vamos lá: se você está aqui é porque gosta de atirar nas pessoas, pelo menos nos videogames (pois de verdade dá cadeia e todos aqueles problemas que queremos evitar, certo?). E nos celulares e tablets, a referência sempre foi o Modern Combat da Gameloft, que mesmo bebendo muito da fonte de Call of Duty entrega material competente para a sua sede por tiroteios mesmo quando está longe de seu console ou PC.

No quinto jogo, a desenvolvedora tentou trazer algumas mudanças para a série, tanto no visual quanto em sua mecânica. Controlar os soldados é a mesma coisa de sempre, mas agora a gente se atrapalha ao “passar a faca” nos pescoços alheios, já que o ícone só aparece quando estamos perto demais do “infeliz” e o botão de correr que sumiu. Sem mencionar a assistência de mira que neste caso, piorou.

O interessante é que finalmente a Gameloft entendeu que jogador de plataforma móvel pode não ter tanto tempo assim para jogar uma missão. Então as “cansativas” missões de 20 ou 30 minutos foram resumidas por missões bem mais simples e diretas. O tempo de jogo continua o mesmo, apenas as missões que foram fragmentadas e distribuídas por um mapa que te dá a liberdade de escolher a missão que quiser de acordo com seu progresso.

Análise Arkade: Hora do tiroteio móvel em Modern Combat 5: Blackout

Tudo o que você gosta: cenários de guerra, tiroteio e inimigos esperando levar um tiro pra morrer.

E muito das coisas “boas” de jogos casuais foram implementados para uma experiência mais agradável: as três estrelas “Angry Birds” para as tarefas realizadas estão nas missões curtas e a customização de personagens e armas também estão lá, pra quando você quer ter contato com o jogo mas não está muito a fim de jogar pra valer. O multiplayer também cumpre o combinado e oferece vários modos e jogadores para a diversão se sustentar pelas salas de combate.

O lado ruim do online? É que assim como Homem-Aranha 2, o jogo exige que você fique online o tempo todo. Mesma coisa: não vai dar pra jogar Modern Combat 5 na fazenda do seu tio no fim de semana. Mas como aconteceu com o jogo que mencionei, mais tarde veio uma atualização que retirou essa obrigatoriedade e esperamos que o mesmo aconteça por aqui.

O visual é bonito sim, mas duas ressalvas precisam ser feitas. Primeiro: jogamos Modern Combat 4 e nos surpreendemos com a evolução gráfica do jogo, mas na sua quinta versão, embora melhor, o tal impacto prometido não acontece. Isso não é nada ruim, apenas estamos colocando os pés no chão. Talvez pela limitação dos aparelhos de hoje — mesmo os mais potentes — essa evolução ainda não pode acontecer.

Análise Arkade: Hora do tiroteio móvel em Modern Combat 5: Blackout

O fator “casual” faz parte do jogo, com escolha de missões e as “três estrelas” no melhor estilo Angry Birds

Segundo: se você tem um aparelho compatível, mas de configuração inferior (como um iPad 2 ou um Galaxy S3, por exemplo), vários efeitos serão desligados e o jogo continua interessante, mas não vai rodar em sua plenitude. Sem mencionar algumas travadinhas aqui e ali que acontecerão (mas que não comprometem de maneira séria o jogo, só enchem o saco). Pelo menos o desempenho do jogo supera o do Homem Aranha 2 que analisamos em outra oportunidade.

O som, é o que você gosta: barulho de tiro, trilha tensa e GO! GO! GOOO!!! É o arroz com feijão feito de maneira competente e que ajuda a entrar no clima.

Modern Combat 5 conta aquela história clichê de sempre: o soldado Phoenix trabalha em um exército particular e descobre que seu patrão trabalha com terroristas, partindo daí o “dever moral” de acabar com a organização do “mal”. Isso não é ruim, é apenas a desculpa que nos dão para sair atirando por aí, igual Call of Duty, igual Battlefield. E você gosta disso que a eu sei!

Análise Arkade: Hora do tiroteio móvel em Modern Combat 5: Blackout

Adivinha: quando você é atingido, manchas de sangue na tela. Mas em MC5 seu personagem pode ser socorrido antes da morte, mas apenas uma vez por missão.

O que podemos dizer é o seguinte: Modern Combat 5 não é uma evolução e sim uma atualização da franquia. Atualização competente, aliás. Suas ideias novas acertam na questão de deixar o jogo mais casual e erram quando querem fazer o jogo ser mais impressionante. De qualquer forma, tem campanha, modo online e visual suficiente para agradar qualquer fã de jogos de tiro e que gostam de matar uns aos outros em telas de celulares e tablets.

6 Respostas para “Análise Arkade: Hora do tiroteio móvel em Modern Combat 5: Blackout”

  • 30 de julho de 2014 às 23:43 -

    Carlos Vinicius

  • O gráfico do game nas imagens acima estão em inferiores do q o máximo. A água é bem feita. Com brilho e tudo mais. No texto diz q as missões foram diminuídas e tornaram melhor. Achei a pior parte do jogo. Pois tem missão q não dura nem um minuto.  como as de sniper. Não dá tempo de você entrar no ritmo do jogo. Quando começa a ficar bom. Acaba a fazê. Nota 10 pra gráfico ( eu testei  em note 3)  nota 9 jogabilidade. E nota 5 missões :(

    • 31 de julho de 2014 às 10:23 -

      Junior Candido

    • Sim, são prints de um iPad 2. Mesmo assim tivemos o cuidado de observar o jogo rodando em iPad 4 através da própria Gameloft e embora sim muito bonito, não é a evolução gráfica esperada (e como disse, talvez a culpa seja dos próprios dispositivos atuais).

      Quanto as missões, é isso mesmo: quando mexe, vai agradar a uns e desagradar a outros. Talvez um sistema de checkpoint resolveria o problema, não é mesmo? Ou equilibrar mais a balança “missões curtas – missões de 30 segundos”, quem sabe…

  • 31 de julho de 2014 às 20:25 -

    Leonardo

  • Só faltou dizer o quão lixoso é jogar com o touch!

  • 31 de março de 2015 às 10:46 -

    luan

  • Como fazer morte multipla no jogo? 

  • 16 de abril de 2015 às 13:55 -

    Maxwell Reis

  • Como fazer morte multipla no jogo?

    • 19 de abril de 2015 às 21:58 -

      Kassio Guimaraes

    • Cara, também estou atrás da resposta. C conseguiu? 

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