Análise Arkade – Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5

14 de março de 2022
Análise Arkade - Monster Energy Supercross - The Official Videogame 5

Assim como no ano passado, a Milestone trouxe um novo game de motocross, para suprir a carência do gênero no mundo dos games. Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 chega para trazer melhorias em relação ao game anterior, assim como atualizar todos os esforços do estúdio italiano em relação ao seu portfólio.

Os italianos também produzem a série Ride, fazem o game oficial da Moto GP, e lançaram, no ano passado, o divertido game dos Hot Wheels. E pelo visto, o game com os carrinhos fez bem para a Milestone, uma vez que é possível ver melhorias relevantes no novo Monster Energy Supercross, o que inclui uma melhoria considerável no gameplay focado em novatos.

Desta vez, mesmo quem nunca jogou um game de motocross na vida poderá aprender a curtir o game de forma mais simples, podendo aproveitar os modos oferecidos. Vamos, assim, nos sujar de lama em pistas por todos os Estados Unidos, para conhecer o novo game de motocross da Milestone.

Hora de se sujar de lama, de novo

Análise Arkade - Monster Energy Supercross - The Official Videogame 5

Assim como no ano passado, o game oferece o básico para se jogar. Permite que o jogador crie seu personagem com algumas opções, personalizar a moto e acertar alguns detalhes do seu piloto. As opções não são das mais completas, mas suficientes pra dar um toque pessoal no seu piloto e veículo.

Piloto criado, as opções do jogo são as mesmas do último ano. Como a Carreira, onde o jogador poderá assinar contratos com equipes e patrocinadores, buscando ir ao seu máximo no calendário do game, evoluindo com seu personagem enquanto conhece seus rivais e constrói seu legado.

Análise Arkade - Monster Energy Supercross - The Official Videogame 5

Na Carreira também é possível conquistar pontos através das provas, eventos de patrocinadores ou treinos, nos quais uma árvore de habilidades deixa seu piloto mais apto para manobrar melhor a moto, ou se machucar menos com os acidentes. Ainda há o Evento Único, o Campeonato, o Time Attack e o Passeio Livre, para quem quer apenas conhecer as pistas e andar sem compromisso.

Há também o Academia Futures, que ensina lições básicas, avançadas e teorias para os jogadores aprimorarem suas habilidades em duas rodas. O multiplayer do game é online, com salas públicas e privadas, ou local, com tela dividida. E o editor de pistas também está de volta, com a possibilidade de criar sua própria pista, ou correr em pistas desenvolvidas pela comunidade.

Não há nada mais além disso, assim como no game anterior. Entretanto, para quem curte o gênero, até pela carência de títulos de motocross, é o suficiente para manter os jogadores ativos em suas propostas de jogo, impulsionadas, claro, com o multiplayer.

Enfim, uma boa opção para novatos

Análise Arkade - Monster Energy Supercross - The Official Videogame 5

Pelo menos para mim, a grande novidade em Monster Energy Supercross 5 é o fato de que, desta vez, os controles foram totalmente adaptados para jogadores iniciantes. No último game, questionei o fato da alta curva de aprendizado, que tornava o game frustrante para jogadores casuais, uma vez que qualquer deslize, por mais simples que fosse, resultasse em queda.

Desta vez, o game, apesar de ainda oferecer o domínio completo da moto para veteranos e jogadores mais dedicados, há um formato interessante de gameplay para novatos. A moto, agora, tem controle de equilíbrio e o ato de acelerar e frear também ficaram mais simplificados, assim como a manobra da moto, especialmente nas curvas mais fechadas. Ainda há o rewind para corrigir algum erro, mas no formato Milestone.

Aqui, há três rewinds que o jogador pode solicitar por prova. No entanto, uma barra se recarrega com o passar da prova, permitindo que o jogador possa ter mais oportunidades de usar o recurso. Mas sem exagerar em seu uso, exigindo do jogador um mínimo de consistência nas provas. Veja só uma prova no game, com o aviso claro que jogo de moto não é algo que seja minha especialidade. No entanto, serve para ver como ele está em seu modo mais simplificado:

Jogando com as assistências, desta vez, fica muito mais simples aproveitar o jogo, com as quedas sendo menos constantes. O que não frustrará mais quem apenas quer curtir um jogo de motocross, sem maiores compromissos de realismo. Claro que ainda é possível explorar mais os recursos técnicos que o game oferece, com a mesma qualidade da Milestone de sempre. Mas um bom game de corrida é aquele que consegue ser atraente e divertido para todos, dos casuais até os experientes.

A única coisa que poderia ponderar, neste caso, é que a academia, por exemplo, poderia ser melhor integrada ao game. Gran Turismo 7 trouxe, por exemplo, um interessante “modo carreira”, no qual elementos básicos do game são apresentados como “missões”, o que seria bem vindo por aqui. Não estou falando de nada narrativo nem coisa do tipo, mas apenas um (caso o jogador queira), modo no qual o jogo pega o jogador iniciante pela mão, o apresentando aos recursos do jogo.

Análise Arkade - Monster Energy Supercross - The Official Videogame 5

Fora isso, os controles continuam completos, permitindo ao jogador, além de manobrar a moto, também colocar peso para o lado desejado, para ajudar nas curvas. Além de ser possível personalizar todas as informações na tela, desativando o que desejar. Consegue, assim, manter o que já havia de bom nos últimos anos, mas permitindo que novatos ou casuais também possam se divertir.

Uma boa opção para se sujar de lama

Análise Arkade - Monster Energy Supercross - The Official Videogame 5

Monster Energy Supercross 5 continua sendo uma boa opção de game com motocross. O essencial para um bom jogo está presente no título, que apesar de não dispor de opções e conteúdo mais completos do que outros games de corrida, traz o necessário para boas horas de diversão. Seu visual segue dentro do aceitável, com vários estádios e pistas off-road bem reproduzidos.

A evolução da Milestone nos games, o que inclui o casual game dos Hot Wheels, se mostra presente aqui, já que, apesar de ser um game que gosta de exigir de seus jogadores, desta vez consegue divertir mesmo quem nunca jogou nenhum game da franquia. F˜ãs de corrida, fãs de corridas com motos e fãs de motocross poderão se satisfazer bem com este game.

Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 chega no dia 17 de março para Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *