Análise Arkade: Mouse HyperX Pulsefire Surge RGB oferece bom design e opções de personalização

31 de julho de 2018
Autor: Junior Candido

Análise Arkade: Mouse HyperX Pulsefire Surge RGB oferece bom design e opções de personalização

A HyperX, após lançar o seu primeiro mouse, o Pulsefire FPS, agora investe em um dispositivo com características globais, ou seja, para gamers de diversos gêneros, mas com grande capacidade de personalização através do NGenuity, iluminação RGB em 360 graus, controle de DPI e muito mais!

Desta vez, a empresa desenvolveu, com o Surge RGB, um produto que atende a diversos tipos de jogos (não que o Pulsefire não o fizesse, porém ele foi lançado com foco no gamer de FPS), e que agrada por oferecer um visual bem arrojado, além de trazer o já conhecido “menos é mais”, presentes em todos os produtos da marca, incluindo teclados e SSDs.

Cores por todo o canto e um prazer em segurar

Análise Arkade: Mouse HyperX Pulsefire Surge RGB oferece bom design e opções de personalização

O design do Surge RGB chama atenção, e não pelas cores que ficam rodando o mouse a todo tempo, e sim pelo prazer que é segurar ele. Perfeito para descansar a palma mão, o mouse te deixa ser mais cirúrgico em suas ações, uma vez que ele sempre estará bem posicionado durante os jogos. Seus botões também se mostram bem práticos e acessíveis, incluindo dois botões laterais que ficam de fácil acesso ao polegar. Pensado para destros, o mouse também se comporta muito bem para jogadores canhotos, pois é uniforme em seu layout e ajuda quem só joga com a mão esquerda.

Para melhorar o segurar do mouse, a HyperX também simplificou o acabamento. Não estou falando em qualidade de materiais, e sim, de ideias utilizadas. A parte superior é feita de um plastico que, levemente texturizado, dá a impressão de emborrachado, enquanto as laterais são, de fato, antideslizante. Com isso, o mouse fica bem mais suave, agradável de se segurar, e influencia positivamente na sua experiência com o game.

São seis os botões do Surge RGB: os dois de cliques, uma roda de rolagem que também pode ser clicada, os dois botões de polegar e um botão que, atrás da rolagem, vem como padrão para selecionar o DPI do mouse, que te ajuda a compreender a seleção escolhida com cores, rapidamente mostrada no mouse, antes de voltar a iluminação padrão. Os botões são personalizados, então é possível fazer com que todos eles possam ter um comportamento mais adequado às suas necessidades.

O sensor do Surge é o Pixart 3389, que oferece até 16.000 DPI, ou seja, atende desde os mais cirúrgicos até os mais acelerados, com a configuração de DPI, e se move de maneira bem suave, deslizando bem em várias superfície. E, claramente, a iluminação do mouse é um dos pontos que mais chamam atenção, com uma barra de luz que atravessa todo o dispositivo, além do logo da HyperX que também exibe luz, e que podem ser configurados de várias formas.

Personalize a seu gosto com o NGenuity

Análise Arkade: Mouse HyperX Pulsefire Surge RGB oferece bom design e opções de personalização

Como falei, é possível personalizar o mouse ao seu gosto através do NGenuity, software proprietário da HyperX que permite que o mouse exiba as luzes da maneira que você melhor preferir, além de definir os botões para o seu estilo de jogo. O software, não é lá muito prático, porém, ao mexer nele por algum tempo, tudo fica bem simples de se fazer.

É possível mexer com a iluminação do mouse utilizando modelos pré-definidos, até mexer nas cores específicas, o que garante uma diversão a mais, caso você seja adepto da personalização extrema. Há os seguintes efeitos: um que simula respiração, um com cores sólidas, um de ondas, que é o padrão e o preferido de muita gente, um que traz um ciclo de cores e um último que reage quando você clica no mouse.

Além das animações, é possível também configurar de maneira mais específica o DPI do mouse, incluindo a mudança no botão, feito para ser alterado durante o jogo. E, claro, é possível também redefinir todos os botões. Na verdade, poucos irão mexer nestas configurações, mas é possível, por exemplo, inverter os botões de clique, para canhotos, ou mesmo atribuir alguma função muito específica, caso você não prefira executar o mesmo comando com o teclado.

E para jogar?

Análise Arkade: Mouse HyperX Pulsefire Surge RGB oferece bom design e opções de personalização

O Pulsefire Surge RGB foi testado com League of Legends, Counter Strike GO e Ballistic Overkill. De cara, o que me chamou a atenção positivamente é o seu design, já comentado, que permite um deslizar bem macio e agradável, o que inclui o fato de que tenho dois botões laterais de fácil acesso, apesar de não utilizá-los. Porém, para quem usa, tenho certeza que este rápido acesso melhora ainda mais o gameplay.

Em todos os jogos, o mouse se comportou muito bem, oferecendo precisão a todo momento e, mesmo sendo mais simples do que os mouses top de linha disponíveis, cheios de recursos, ele se comportou muito bem. Quem estiver entrando no universo dos mouses gamers também passará um bom tempo procurando o ajuste ideal, e que servirá para conhecer melhor o mouse e seu funcionamento.

Para o MOBA da Riot, observar o mapa ou partir para a ação são tarefas bem tranquilas com o mouse, enquanto para os FPSs, a agilidade dele garantiu que a ação fosse bem fluída, dando precisão cirúrgica na ação de mirar e atirar. Resumindo: é um mouse simplificado, baseado no clicar e jogar, com a possibilidade de personalização, se essa for a intenção do seu dono. Sem perfumarias, o dispositivo oferece uma sensação agradável no gameplay, e garante gameplays longos e precisos.

Vale a pena?

Sim! O Pulsefire Surge RGB segue o padrão da HyperX, em oferecer produtos que, embora não oferecem toneladas de recursos, são extremamente competentes para o gameplay e agradam, neste caso, a todos os tipos de jogadores. Alguns gamers não curtiram muito o Pulsefire FPS por causa de elementos focados para este gênero, mas com o Surge, poderão encontrar um produto global, que agradará fãs de tiroteio, mas de diversos outros gêneros também.

Sua personalização é agradável, e é bacana deixar o mouse da sua maneira preferida, seja ela nas cores, nas animações, posição de botões e controle de DPI. Todas as personalizações são relevantes e dão ao produto cara de exclusivo, seja pela estética, ou pelo gameplay.

O HyperX Pulsefire Surge RGB já está a venda, pelo preço médio de R$349,00.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *