Análise Arkade: MUSYNX é jogo de ritmo com tempero oriental

30 de junho de 2018
Autor: Rodrigo Pscheidt

Análise Arkade: MUSYNX é jogo de ritmo com tempero oriental

Se você está atrás de um jogo de ritmo com um gostinho japonês, vai gostar de saber que MUSYNX está sendo lançado esta semana para consoles. Já jogamos, e trazemos nossas impressões para você!

Uma balada nipônica

MUSYNX é um jogo que nasceu no mobile, e agora está migrando para os consoles. Quem curte jogos de ritmo sabe que alguns jogos são referência no assunto, e o que temos aqui lembra bastante o consagrado Superbeat Xonic… com o diferencial que aqui o foco são músicas japonesas.

Análise Arkade: MUSYNX é jogo de ritmo com tempero oriental

Na prática, o gameplay se resume a apertar os botões certos no timing para acompanhar a batida da música. Existem dezenas de faixas, e elas não se limitam ao eletrônico: temos músicas infantis, eletrônicas, instrumentais eruditas e até mesmo rocks (japoneses) bem pauleiras.

Confesso que não sou nenhum expert em música japonesa, mas gostei muito da variedade presente em MUSYNX. Ele vai muito além do estilo “seja um DJ” presente em outros games do gênero, e surpreende pela quantidade de músicas.

Análise Arkade: MUSYNX é jogo de ritmo com tempero oriental

Há até uns “collabs” com outros games: há uma música do excelente ICEY presente no jogo, outra de Koi. Achei até uma das musiquinhas do clássico Circus Charlie perdida ali no meio, o que comprova a diversidade que rola aqui.

Dificuldade e modos de jogo

Além de cada música ter um nível de dificuldade, existem 2 versões de cada faixa — Easy e Hard –, bem como dois modos de jogo: no modo 4K, temos 4 botões para administrar, enquanto no modo 6K seus dedos irão suar para acompanhar nada menos que 6 botões correndo pela tela.

A mecânica sempre espelha os dois lados do controle: de um lado, usamos duas ou três setas do direcional digital, do outro os botões quadrado, triângulo e círculo cumprem a mesma função. O lance é acompanhar a alternância de tudo isso que rola na tela sem perder o timing da batida.

Confira um gameplay com 4 botões de uma das músicas relativamente tranquilas do game:

Um fator positivo é que este não é aquele tipo de jogo que simplesmente para tudo caso você esteja mandando mal. Ele não conta com nenhum tipo de punição, e o máximo que pode acontecer é você receber uma nota ruim ao final da música.

Obviamente, é recomendável que você comece pelas músicas mais fáceis (nível 1) e vá aumentando gradativamente a dificuldade conforme vai se sentindo mais confiante. Do 1 ao 10, do Easy ao Hard, do 4K ao 6K, há opções para todos os gostos.

Audiovisual

MUSYNX traz o que se espera de um jogo de ritmo: há aquele show de cores e luzes piscantes capaz de causar convulsões em pessoas com hipersensibilidade, mas ele não fica só nisso: há “cenários” que parecem desenhados em lápis de cor, outros que emulam o visual de games 8-bit, e por aí vai. Tal qual a trilha sonora, o visual também é bem diversificado.

Análise Arkade: MUSYNX é jogo de ritmo com tempero oriental

O game não recebeu suporte ao nosso idioma, mas dá para se virar tranquilo nos menus em inglês, mesmo, afinal, o foco aqui é a música, e neste ponto, ele definitivamente não deixa a desejar,  ainda que a predominância de faixas japonesas provavelmente não agrade a todos.

Um detalhe interessante é que, mesmo já tenho um acervo respeitável, a produtora promete updates gratuitos e pacotes com novas músicas, que devem manter a comunidade entretida por muito tempo.

Análise Arkade: MUSYNX é jogo de ritmo com tempero oriental

Isso já acontece com frequência na versão mobile, então é provável que daqui há pouco tempo a versão para consoles já conte com dezenas de novas trilhas, ampliando consideravelmente a vida útil do jogo.

Conclusão

MUSYNX é um ótimo jogo para os fãs de games de ritmo que, de quebra também são apaixonados por música e cultura japonesa. Se em termos de gameplay ele não foge muito da fórmula de Superbeat Xonic, em tudo o mais ele é uma viagem psicodélica e alto astral por vários ritmos japoneses.

Análise Arkade: MUSYNX é jogo de ritmo com tempero oriental

Vale lembrar que o jogo já está disponível há algum tempo para smartphones — de forma gratuita — e é muito bem avaliado tanto na App Store quanto na Google Play, de modo que você pode curti-lo em uma versão “de bolso” sem ter que gastar um tostão. Claro que vai ter umas propagandas, e tal, mas isso faz parte da experiência mobile free-to-play, né?

Caso você não seja um adepto da jogatina mobile, a chegada do game aos consoles atuais traz aí uma boa chance para você aumentar o som e se deixar levar pelas exóticas e variadas batidas de dezenas de músicas orientais.

MUSYNX está sendo lançado esta semana para Playstation 4, PS Vita e Nintendo Switch.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *