Análise Arkade – Neo Cab, o “simulador de Uber” que traz boas conversas em corridas pela cidade

24 de outubro de 2019
Autor: Junior Candido
Análise Arkade - Neo Cab, o "simulador de Uber" que traz boas conversas em corridas pela cidade

O tempo passa, e com ela, tanto tecnologia, quanto comportamento, mudam. Os transportes de carona, que desde a idade média carregavam as pessoas em carruagens, foram se atualizando com os taxis, que geraram em nossos dias os aplicativos de carona, como o Uber, o Cabify e tantos outros. E em um futuro próximo, como viveríamos?

É esta a pergunta que Neo Cab nos leva a refletir. O game, que é, em suas estruturas essenciais um point and click de conversas, nos leva a um futuro próximo, no qual este conceito atual já é elemento do passado, com os carros autônomos de grandes corporações fazendo as caronas. Neste contexto, você é Lina, uma motorista da Neo Cab (uma espécie de Uber fictícia), que chegou na grande cidade de Los Ojos.

E, entre questões pessoais, a busca por sua amiga Savy, e tantos outros elementos, o game traz histórias bem interessantes, envolvendo histórias das pessoas mais diferentes possíveis que um motorista pode levar, até um enredo bem interessante, já que estamos falando de um game com grande foco na narrativa. Hora de curtir a viagem e conferir o que o game tem para oferecer. E não se esqueça das cinco estrelas no fim da viagem.

“Eu vejo o futuro repetir o passado…”

Análise Arkade - Neo Cab, o "simulador de Uber" que traz boas conversas em corridas pela cidade

Como já falei, no game você é Lina, uma motorista humana do Neo Cab, um aplicativo de caronas fictício. Lina se mudou para esta espécie de Los Angeles futurista para voltar a morar com sua amiga de infância, Savy. O game mostra sinais de que as duas se separaram, mas decidiram tentar novamente viverem juntas, e assim você, como motorista de aplicativo, decide aceitar o convite.

O futuro do game é bem interessante, e extravagante. Carros elétricos, mas comuns, ainda andam pelas cidades, com pessoas que usam da tecnologia das maneiras mais malucas possíveis. Você mesma, no início do jogo, ganha uma pulseira que emite, através de cores, o seu estado emocional (isso é de grande valia para o gameplay). Tal dispositivo funciona como um “não enche, tô brava”, sem precisar falar isso.

Análise Arkade - Neo Cab, o "simulador de Uber" que traz boas conversas em corridas pela cidade

Em meio a mistérios envolvendo a sua amiga de longa data, e corridas, para você obter seus créditos, o jogo flui. No mais grosso, o jogo consiste em olhar o mapa, ver passageiros, aceitar corrida e levá-los ao destino. Mas ao invés de dirigir, como qualquer game de carro, o foco aqui é na conversa. Você vai ouvindo histórias, participando de discussões e conversando com diversas pessoas, tendo como “meta”, garantir seu pagamento e as tão sonhadas 5 estrelas.

E é esta questão diária de motoristas que faz o game funcionar. Você pega passageiro, leva ao seu destino, ouve suas histórias, entra em discussões do tipo “até que ponto tecnologia é importante?”, vê se é necessário carregar a bateria do seu carro e a vida vai seguindo, até momentos importantes da história principal, que envolve você e sua amiga Savy.

Seja uma motorista cinco estrelas… ou não

Análise Arkade - Neo Cab, o "simulador de Uber" que traz boas conversas em corridas pela cidade

Assim como nos aplicativos atuais, você pode aceitar ou não a corrida. O mapa mostra a distância que será percorrida, o quanto de bateria será consumido, e o dinheiro que você irá ganhar. Passageiro no carro, é hora da conversa. Lidando com as emoções de maneira correta (a pulseira te orienta quanto a isso, lembra dela?), e guiando o rumo da conversa através das suas respostas, você irá conseguindo obter as suas cinco estrelas.

Sim, o jogo te faz, ás vezes, “engolir sapo”, e ouvir besteira, e te dar a opção ou de mandar o passageiro para os quintos dos infernos, ou tentar fingir que está tudo bem. Até porque, o game over aqui é ter menos de 4 estrela de média, o que faz com que você seja expulsa do aplicativo. Assim, ter que pensar bem nas respostas se faz importante. Mas o game não exige respostas através de tempo, então dá pra raciocinar bem o que irá dizer.

Análise Arkade - Neo Cab, o "simulador de Uber" que traz boas conversas em corridas pela cidade

São vários os passageiros, e que exigirão muito das suas respostas adequadas: o casal que faz barraco no seu carro, a progressista, 100% a favor do futuro, a matemática quântica que se comporta mais como uma vidente, os bêbados (sempre eles), todos prontos a lhe tirar estrelas, caso não sejam tratados como acham que merecem.

Tudo isso baseado em suas emoções. Se estiver tranquila, Lina terá à disposição respostas mais apaziguadoras. Mas, se estiver nervosa, há a opção de soltar os cachorros em cima de quem falar algo de errado pra ela. Tal dinâmica faz com que as corridas, apesar de serem bem parecidas, contem com um pouco de tensão, devido à possíveis reações inesperadas.

Análise Arkade - Neo Cab, o "simulador de Uber" que traz boas conversas em corridas pela cidade

Sobre a pulseira: você se guia pelas emoções de Lina através de quatro cores principais. Vermelho = nervosismo e raiva; azul = tristeza e medo; verde = alegria e euforia; amarelo = neutralidade. Seja falando sobre a odiada (por Lina) corporação Capra, ou sobre várias questões políticas, sair da linha é bem fácil, de acordo com o passageiro que você leva.

“Brincando de Uber”

Análise Arkade - Neo Cab, o "simulador de Uber" que traz boas conversas em corridas pela cidade

Neo Cab é uma divertida e interessante opção de games baseados em narrativas. Aqui não é preciso explorar nada, apenas levar conversas, e tomar decisões, enquanto o “carro anda sozinho”. O game é bem interessante pela sua variedade de passageiros, e sua história principal, que corre em paralelo com pessoas esquisitas que falam sobre os mais diversos assuntos.

O game, legendado em português, se mostra uma ótima alternativa para os fãs do gênero. Com versões para PC e Switch, é possível aproveitá-lo de maneira portátil, ou na grande tela dos computadores, nas quais é possível ver a arte neon interessante do game. E, é um dos bons games que chegaram com o Apple Arcade. Dentro da plataforma, é possível aproveitá-lo, com o mesmo save, entre seu iPhone, Mac, ou Apple TV. O que faz o game ser ainda mais proveitoso. Pois você pode fazer uma carona durante vai ao trabalho, e seguir a história quando voltar pra casa.

Neo Cab já está disponível, para todas os sistemas mencionados acima.

Uma resposta para “Análise Arkade – Neo Cab, o “simulador de Uber” que traz boas conversas em corridas pela cidade”

  • 25 de outubro de 2019 às 17:08 -

    santos

  • Excelente análise, é difícil ver análises bem feitas de jogos menores.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *