Análise Arkade – ONRUSH e o seu divertido caos online em quatro rodas

5 de junho de 2018
Autor: Junior Candido

Análise Arkade - ONRUSH e o seu divertido caos online em quatro rodas

O mundo dos games online e, consequentemente, do eSport, nunca esteve tão competitivo. Centenas de jogos, torneios e iniciativas buscam atrair jogadores, torcida e atenção, fazendo assim com que, ideias diferentes e criativas possam fazer a diferença na hora de algum game se destacar em comparação aos demais.

A Codemasters, que conta com know-how há tempos em jogos de corrida, e faz sucesso com o seu F1 Esports Series e o Dirt World Championship, decidiu apostar em mais um game online com carros, porém, desta vez, nada de chegar em primeiro. O que ONRUSH propõe, na verdade, é uma série de desafios em que, em meio ao caos, traz a adrenalina das corridas de destruição. E é esta bagunça em quatro rodas que você acompanha agora!

Afinal, o que é ONRUSH?

Análise Arkade - ONRUSH e o seu divertido caos online em quatro rodas

ONRUSH, de acordo com o “dicionário Aurélio da velocidade e dos games online“, é um game de ação arcade com carros, mas não necessariamente de corrida. Basicamente você joga em equipes com seis jogadores, e, independente do modo de jogo, o essencial é: acumular rush, dirigindo da maneira mais agressiva possível, abater seus oponenetes, para atrapalhá-los de alcançar os objetivos primeiro do que você, e se manter o mais vivo possível na arena (ou pista), para seguir apoiando seu time.

Para ganhar rush, você pode saltar em rampas, fazer manobras, abater oponentes, ou abater carros pequenos que só estão ali para serem acertados, de maneira semelhante aos minions que encontramos em LoL. E, falando em League of Legends, há um pouco de MOBA no jogo, afinal, nos quatro modos de jogo, o trabalho em equipe é fundamental. Se houvesse uma maneira de definir ONRUSH, diria que é um liquidificador que mistura games como os MOBAs famosos, San Francisco Rush, Overwatch e Destruction Derby, e entrega uma sincera e criativa proposta de jogatina de velocidade online.

Os quatro modos são: Overdrive, no qual uma barra vai sendo acumulada com o boost que você e seus companheiros vão ganhando juntos, e vence o time que encher a barra primeiro; Switch, que é um convite para os abates, já que você tem um número limitado de trocas e, quanto mais tempo sobreviver, melhor; Countdown, em que é preciso atravessar portais de checkpoint antes que o tempo acabe, com uma barra de tempo descrescente; e Lockdown, uma espécie de caça à bandeira, com áreas a serem capturadas pelas equipes.

Veja só como é o Overdrive:

E este é o Lockdown, o “caça à bandeira” do jogo:

Os modos são bem divertidos e interessantes, pois todos eles exigem um ótimo trabalho em equipe. Como o próprio jogo diz, não há espaço para lobos solitários, e estratégias são sempre bem vindas, embora precisem ser executadas de maneira mais urgente do que em outros games. Também há um modo single player, no qual eventos pré-determinados servem como um bom treino, e trazem também algum desafio, para não deixá-lo com cara de “Practice Mode”.

O que falta em variedade sobra em diversão

Análise Arkade - ONRUSH e o seu divertido caos online em quatro rodas

Para um game de corrida, até que ONRUSH não traz muita variedade. São poucos pilotos e classes, todos eles customizados através de skins das já conhecidas classes “comum”, “raro” e “lendário” adquiridas ou por caixas que você conquista ganhando pontos, que também podem ser revertidos na compra de um item em específico. Assim, você pode deixar o seu personagem diferente dos demais, com coreografias de vitória, desenho de carros, badges de identidade e uniformes.

É claro que mais conteúdo pode ser adicionado com o passar do tempo, porém, mesmo o pouco que temos aqui, é suficiente para a diversão, uma vez que para se dar bem por aqui, é preciso conhecer bem as pistas, para encontrar locais que aumentam seu boost, fugir de investidas, ou fazer ataques. Cada partida propõe situações diferentes, como dita a cartilha dos bons jogos online, e ótimos momentos (para quem ganha, claro!) podem ser gerados.

Análise Arkade - ONRUSH e o seu divertido caos online em quatro rodas

Uma pena que o sistema de replay não é funcional. Temos apenas replay de algumas cacetadas, enquanto em alguns casos, quando abatidos, a câmera apenas foca nos companheiros do time, enquanto aguarda o retorno. Também senti falta de um freio de mão, pois drifts aqui seriam muito bem vindos. Os controles são simples, sendo compostos apenas por acelerador, freio e o botão de rush, mais o botão para distribuir alguns “brindes”, levemente inspirado em Mario Kart, mas sem o mesmo fator desestabilizador dos mesmos, já que aqui, o que manda é a força bruta. Porém, um freio de mão, para escapar de um adversário em manobra evasiva, seria muito bem vindo.

O interessante será quando, de fato, times e clãs começarem a se formar, e juntos, se organizarem para dominar as pistas e os placares. Mesmo assim, o game consegue ser divertido para todos os gêneros de jogadores, com uma curva de aprendizagem baixa, um alto teor de adrenalina (conselho: jogue com o som NO TALO!), e eventos que arrancam sorrisos (tá, alguns deles de raiva, mas tá valendo…) do jogador casual, até o que pensa em fazer fama no game. Falando nisso…

ONRUSH tem potencial?

Análise Arkade - ONRUSH e o seu divertido caos online em quatro rodas

Tem sim. E muito. O game reinventa a maneira de se jogar games de corrida, unindo a velocidade arcade, com batalhas no melhor estilo dos games dos anos 90, como Rock’n Roll Racing, mais a força do trabalho em equipe, bem exploradas em MOBAs como League of Legends ou Heroes of the Storm. Como falei, se trata de um game simples de se aprender e fácil de se curtir. É claro que os fãs de games de corrida terão maior interesse no game, mas mesmo quem não se costuma dar bem em jogos do gênero, conseguirá se divertir muito por aqui.

Resta saber se o game conseguirá manter o ritmo. Sabemos que, mais do que a qualidade e a diversão, conteúdos adicionais são fundamentais para o sucesso de um game online. As opções são muitas: novos modos de jogo, novos carros e eventos especiais cativam a comunidade e garantirão a manutenção dos jogadores, além de ajudar a convencer mais pessoas a jogar também. Só não podem ficar presos a este conteúdo muito tempo, senão, lá vai mais um game com potencial para a prateleira do esquecimento.

Com a qualidade de um time que já trabalhou em Driveclub e Motorstorm, mais a experiência em games de velocidade da Codemasters, temos um game criativo, interessante, divertido e, porque não, no mundo do eSport. Com seis jogadores em cada equipe, vivenciando suas estratégias agressivas,  gerando momentos insanos, com rock pauleira de trilha sonora, temos os ingredientes de campeonatos atraentes e que podem cativar até aqueles que, por alguma razão, não gostam dos games populares do cenário atual de eSport, pois apesar de ser um game que valoriza o trabalho de um time, também é bem simples de se compreender e assimilar, no ponto de vista de um espectador.

ONRUSH chega hoje (5), com versões para Playstation 4, Xbox One e PC.

Uma resposta para “Análise Arkade – ONRUSH e o seu divertido caos online em quatro rodas”

  • 5 de junho de 2018 às 08:13 -

    Gustavo

  • Olá, poderiam utilizar outros player de video? Em ambientes de trabalho não funcionam nem youtube nem facebook :/, grato!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *