Análise Arkade: Extermine todo o mal do mundo em Project Warlock

21 de dezembro de 2018
Autor: Renan do Prado

Análise Arkade: Extermine todo o mal do mundo em Project Warlock

Algo que ficou bem evidente nos últimos anos é que o old-school não morreu, muito menos perdeu sua relevância. Os estilos antigos continuam atrativos e muitos games novos resgatam as características do passado, mas dando uma cara mais moderna a eles.

E um desses games é Project Warlock, uma intensa aventura cheia de matança de monstros e destruição, bem ao estilo dos clássicos FPS de antigamente. E chegou a hora de conferirmos como é o game em nossa análise completa!

Exterminando o mal do mundo, com magia e tiroteio

Análise Arkade: Extermine todo o mal do mundo em Project Warlock

Project Warlock é um game que vai direto ao ponto, sem perder tempo com conversas. Você controla Warlock, um poderoso mago que tomou para si a missão de erradicar todo o mal do planeta com suas próprias mãos. E ele fará isso utilizando tudo o que lhe estiver disponível, e com toda a violência possível.

Inicialmente munido de um cetro mágico, capaz de transformar sua própria energia em ataques, Warlock cria sua própria oficina de equipamentos, que serve como sua base de operações, e viaja ao redor do mundo matando todo tipo de criatura sobrenatural que aparecer em sua frente. De zumbis a monstros e demônios vindos diretamente do inferno.

Análise Arkade: Extermine todo o mal do mundo em Project Warlock

E ao longo da jornada, novas e poderosas armas de fogo e magias passam a compor o arsenal de Warlock, com um estoque de armas para deixar o próprio Doomguy impressionado. E assim, armado até os dentes, acompanhamos o mago exterminador em suas viagens para diferentes cenários, que ficarão pintados de vermelho após suas visitas.

Um verdadeiro FPS old-school com algumas modernidades

Análise Arkade: Extermine todo o mal do mundo em Project Warlock

Project Warlock é um game 100% old-school. Sua jogabilidade é basicamente a mesma dos clássicos FPS, em especial Doom, a óbvia grande inspiração do game. Não tem segredo: W,A,S,D para movimentação, mouse esquerdo para atirar, direito para usar magias, espaço para interagir e números para trocar de arma. Simples assim.

O game vai direto ao ponto, sua missão é chegar ao fim de cada fase, liberando a próxima. Até enfrentar o poderoso chefão de cada área, que rendem intensas batalhas. Não há diálogos nem nada do tipo, somente um pouco do lore do game que é revelado após cada chefão derrotado, mas nada demais. O que importa no game é cair na matança o mais rápido possível.

Análise Arkade: Extermine todo o mal do mundo em Project Warlock

O game possui fases grandes e labirínticas, em que o objetivo normalmente consiste em chegar até o final, resolvendo puzzles simples no caminho, consistindo basicamente em encontrar chaves coloridas, que destrancam portas de cores correspondentes até atingir o final. E é claro, matando tudo o que aparecer em sua frente no caminho.

A progressão do game se dá de forma variada, o começo do game conta com fases gigantescas, seguidas de fases menores e alternando sempre entre fases grandes e pequenas. O que é algo legal, pois mantém um ritmo bom para o game, sem trechos exageradamente grandes, ou pequenos demais, ambos sendo comprometedores para o envolvimento do jogador.

Análise Arkade: Extermine todo o mal do mundo em Project Warlock

E como no clássico Doom, todas as fases são recheadas de segredos escondidos atrás de paredes. E achar esses segredos muitas vezes é bem complicado. Eles estão escondidos atrás de paredes destrutíveis, passagens em cantos de paredes, onde você menos esperar. E nesses segredos estão escondidos diversos tesouros, que aumentam mais e mais a sua fortuna.

Análise Arkade: Extermine todo o mal do mundo em Project Warlock

Em uma sala secreta é possível encontrar Lo Wag, o protagonistas de Shadow Warrior!

O game ainda tem elementos de RPG, com evolução de personagem, perks e evolução de armas. Ao longo das fases, o jogador encontrará estrelas de power up. Essas estrelas são usadas para comprar magias novas (após você desbloqueá-las achando livros mágicos) e para melhorar armas. Cada arma tem 2 upgrades diferentes, mas o jogador pode escolher apenas um. E quanto mais tesouros encontrados, segredos descobertos e inimigos derrotados, o jogador ganha XP, que é usado para aumentar atributos do personagem. A cada 5 níveis melhorados, o jogador ganha 1 ponto de perk, para destravar melhorias passivas para seu personagem.

Audiovisual

Análise Arkade: Extermine todo o mal do mundo em Project Warlock

Project Warlock tem um visual 100% old-school. Os cenários são construídos com estruturas 3D simples e todos os elementos e personagens em tela são sprites 2D, exatamente como nos FPS antigos. Mas com o diferencial de adicionar bastante detalhe aos inimigos, ainda que eles continuem com um visual bem “cartunesco”, diferente de Doom, por exemplo, que usava bonecos e captura de movimentos em stop-motion, que eram então transformados nos sprites 2D.

O game oferece uma enorme variedade de cenários e inimigos para o jogador enfrentar. A primeira área do game, por exemplo, é um castelo medieval, cheio de demônios e até cavaleiros amaldiçoados. A segunda área é o continente da Antártida, com Yetis gigantes, humanos em trajes protetores e alienígenas grotescos. E por aí vai, com cenários que chegam até ao Egito.

Análise Arkade: Extermine todo o mal do mundo em Project Warlock

Apesar disso, o game não tem um visual “envelhecido”. Mesmo sendo um game de visual pixelado e simples, dá pra perceber que é um game novo, com vários efeitos de iluminação e partículas. Uma coisa bem legal é explodir vários inimigos de uma só vez usando uma bomba, e ver sangue voando nas paredes e várias partículas de corpos e fogo se espalhando.

A trilha sonora do game é muito boa, composta de puro metal, combinando perfeitamente com cada fase do game e com seu estilo rápido e intenso. Um pequeno defeito do game é que muitos dos monstros não emitem sons, ou sons muito baixos. Dessa forma, muitas vezes você pode estar sendo atacado pelas costas e nem se dar conta por não haver nenhum aviso sonoro, e avisos visuais muito sutis, até que seja tarde demais.

Conclusão

Análise Arkade: Extermine todo o mal do mundo em Project Warlock

Project Warlock é um divertido game que resgata a atmosfera dos clássicos FPS, adicionando um pouquinho de modernidade na fórmula, entregando uma aventura cheia de ação, explosões, monstros e muito tiroteio. Esse é um game que com certeza prova que nem tudo que é antigo perdeu a força, e que o old-school ainda vive firme e forte!

Se você é fã dos primeiros games da série Doom, Wolfeinstein Shadow Warrior, então com toda a certeza vai curtir bastante Project Warlock. E se você não é muito fã desse estilo antiquado, também poderá se divertir bastante, pois o game é mais acessível, com missões nem tão extensas e nem tão curtas. Ah, e o game ainda conta com localização em português brasileiro!

Project Warlock foi lançado no dia 18 de outubro no GOG e no dia 6 de dezembro na Steam. O game é exclusivo para PCs.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *