Análise Arkade: As novidades da Winter’s Expansion de Resident Evil Village

9 de novembro de 2022
Análise Arkade: As novidades da Winter's Expansion de Resident Evil Village

Semana passada enfim tivemos o lançamento de Resident Evil Village Gold Edition, trazendo novos conteúdos que foram encapsulados na Winter’s Expansion, incluindo: Uma campanha single player nova – Sombras de Rose, a possibilidade de jogar o game inteiro em perspectiva terceira pessoa, e novas adições ao modo Mercenários!

Vamos então conversar um pouquinho sobre essas novidades, que encerram a história de Ethan Winters e de sua família. Porém, antes de prosseguir, aqui vai um aviso: Como estarei comentando sobre uma nova história ambientada anos após o final do game, é inevitável fazer isso sem mencionar spoilers.

Sendo assim, aqui vai o último aviso: A PARTIR DAQUI TEREMOS SPOILERS DA HISTÓRIA E DO FINAL DE RESIDENT EVIL VILLAGE! Se você quiser ler essa análise, mas evitando ler algo que não gostaria por ainda não ter jogado Resident Evil Village, então pule para a parte em que falamos do Modo Mercenários e das novas mecânicas da expansão.

Aviso dado, então, vamos lá!

As Sombras de Rose

Análise Arkade: As novidades da Winter's Expansion de Resident Evil Village

A principal adição da Winter’s Expansion é seu novo modo de história, Sombras de Rose. Essa expansão é ambientada 16 anos após o final de Resident Evil Village, sendo protagonizado por Rose Winter, a filha de Ethan, que está com 16 anos.

Devido a seus poderes, provenientes do Megamiceto, a gigantesca forma de vida biológica responsável pelas mutações e monstros encontrados no vilarejo de Resident Evil Village, Rose possui uma vida muito traumática. Ela não consegue fazer amigos, vive sem a presença de Ethan, que se sacrificou para salvá-la, e além disso, é constantemente monitorada por agentes sob ordens de Chris Redfield, que está cuidando do crescimento da jovem e ajudando-a a conviver com seus poderes.

Análise Arkade: As novidades da Winter's Expansion de Resident Evil Village

Um dia, Rose recebe uma oportunidade de se livrar de uma vez por todas de seus poderes e poder viver como uma pessoa normal. Para isso, ela deverá acessar as memórias do Megamiceto e encontrar lá dentro um cristal, que tem a propriedade de eliminar o “mofo” de um hospedeiro. Com isso, Rose entra nas memórias de um pequeno fragmento do organismo, mantido em laboratório.

Dentro dessas memórias, Rose é transportada para um mundo alternativo, formado pela coleção de lembranças de todos os lugares e pessoas que foram absorvidos pelo Megamiceto. Sendo assim, Rose acaba explorando os cenários vistos em Resident Evil Village, contando principalmente com o vilarejo, o Castelo Dimitrescu e a Mansão Beneviento.

Análise Arkade: As novidades da Winter's Expansion de Resident Evil Village

Nesse mundo de memórias, Rose enfrentará diversos perigos, tanto monstruosos, quando emocionais e pessoais. Mas ela não estará sozinha. Dentro deste mundo distorcido, uma misteriosa figura invisível que se autodenomina como Michael – que se comunica com Rose através de curtas frases que surgem nas paredes e chão – a ajudará a sobreviver, oferecendo dicas valiosíssimas sobre o que fazer, e inclusive ajudando-a com caixas de munição e itens de cura.

Em termos de gameplay, Sombras de Rose é exatamente como Resident Evil Village, apesar de estar em terceira pessoa. Rose tem acesso somente a duas armas: Uma pistola e a espingarda. A principal diferença é que podemos usar os poderes do Megamiceto de Rose. Ao mirar em inimigos, é possível disparar um pulso luminoso que congela inimigos temporariamente. Isso ajuda muito em situações de perigo, principalmente pois nem sempre lutar é a melhor estratégia. Muitas vezes, é melhor fugir e poupar sua munição.

Análise Arkade: As novidades da Winter's Expansion de Resident Evil Village

Visualmente a expansão mantém a qualidade do game base, adicionando muitos outros elementos visuais, além de seus “novos” tipos de inimigos. Os monstros da DLC, chamados Devoradores de Face, são simples re-skins de inimigos do game base, em especial os Moroaica, que são magros e lentos, movendo-se e atacando de forma semelhante a zumbis.

Os visuais dos monstros são muito grotescos e genuinamente assustadores. Ao atacarem Rose, eles a agarram e literalmente absorvem sua face, exatamente ao estilo dos Dementadores de Harry Potter.

Análise Arkade: As novidades da Winter's Expansion de Resident Evil Village

Em geral, a Expansão reaproveita os cenários e inimigos do game original, mas adicionando novos visuais e níveis de desafio. Sombras de Rose é relativamente curto, dura certa de 4 horas se você jogar com calma, mas entrega uma história muito bem contada e interessante de se acompanhar, oferecendo um desfecho para a história de Ethan e da família Winters. Mas, esse não é o fim da história de Rose! É bem possível que ela ainda tenha um papel importante a desempenhar no futuro da série!

Modo Mercenários, Câmera em terceira pessoa e outras melhorias

Análise Arkade: As novidades da Winter's Expansion de Resident Evil Village

Agora, vamos conversar sobre a Winter’s Expansion deixando os spoilers para trás! A partir daqui, pode seguir tranquilamente pois não teremos nenhum spoiler!

A Winter’s Expansion trouxe algumas adições bem divertidas ao game base. Em especial, temos a possibilidade de jogar a história de Ethan Winters totalmente em terceira pessoa. Esse modo é jogado exatamente como em Resident Evil 2 e 3 Remake, então não há muito segredo aqui.

Um porém desse modo é que, apesar de finalmente estarmos vendo Ethan de corpo inteiro, ver seu rosto ainda é um desafio, pois se você girar a câmera para observá-lo de frente, ele desviará e virará de costas. Isso não impede que finalmente vejamos seu rosto, mas dificulta um pouco as coisas. Além disso, todas as cutscenes continuam em perspectiva em primeira pessoa. Sendo assim, mesmo que você jogue em modo terceira pessoa, sempre que uma cutscene se iniciar, a assistiremos assim como era no game base, pelos olhos de Ethan.

Uma grande atualização adicionada foram novas missões, níveis de dificuldade e personagens jogáveis no modo Mercenários! Agora é possível jogar esse modo controlando Ethan, Chris, Karl Heisenberg e Alcina Dimitrescu!

Com exceção de Ethan, que tem o mesmo gameplay do modo single player, os outros três personagens possuem ações especiais que deixam tudo muito mais divertido! Chris incorpora de forma muito divertida sua versão bombada esmurradora de pedras de Resident Evil 5. Além de usar armas, você pode literalmente socar os inimigos com as mãos. A mão esquerda dá um soco rápido que afasta inimigos, e a direita é um poderoso soco direto que causa muito dano. É muito divertido sair na porrada com literalmente todo tipo de inimigo que encontrar!

Heisenberg usa seu poderoso martelo e poderes magnéticos para atacar, podendo bater com o martelo, disparar pregos e serras circulares à distância, e até conjurar um campo eletromagnético que atrai inimigos e aumenta o poder dos ataques de Heisenberg. Ele ainda possui um habilidade suprema, conjurando um Soldat Jato, que atropela todos em sua frente e explode ao bater contra uma parede.

Dimitrescu, além de ser imensamente alta, ao ponto de exigir que ela literalmente agache para atravessar portas, ataca com suas gigantescas garras de ambas as mãos, dilacerando inimigos. Ela tem 2 ataques em que corre pra frente, um deles agarrando um inimigo e esmagando-o no chão. Ela pode conjurar moscas para atacar à distância, pode jogar uma enorme penteadeira para frente, destruindo tudo em sua frente e, como ataque supremo, ela chama uma de suas três filhas, que ataca inimigos automaticamente.

O Modo Mercenários, que era bem simples e básico quando Resident Evil Village foi lançado, ficou dezenas de vezes mais divertido e viciante. É muito legal poder controlar os novos personagens, em especial Heisenberg e Dimitrescu, saindo eliminando inimigos de formas muito criativas e poderosas!

Análise Arkade: As novidades da Winter's Expansion de Resident Evil Village

Além dessas adições, tivemos algumas novas armas adicionadas, bem como novas entradas para a galeria, além de uma roupa extra para Rose, disponível para aqueles que compraram a expansão na pré-venda.

Conclusão

Análise Arkade: As novidades da Winter's Expansion de Resident Evil Village

A Winter’s Expansion de Resident Evil Village é uma excelente forma de encerrar a história da família Winters, adicionando não apenas um capítulo exclusivo para Rose, concluindo a história do game base, como adicionando conteúdos que melhoram a experiência do que já era bom antes.

Jogar no modo em terceira pessoa é quase como jogar um game totalmente novo, ainda que tudo permaneça igual, enquanto só a perspectiva da câmera muda. E jogando em terceira pessoa vemos com muito mais detalhes as animações de Ethan, como se o game sempre tivesse sido feito para ser jogado dessa nova forma.

Se você gostou de Resident Evil Village, com certeza gostará dos novos conteúdos adicionados com a Winter’s Expansion. A história de Sombras de Rose entrega um novo tipo de terror muito bem feito, além de um desfecho emocionando para a história. E o Modo Mercenários ganhou vida nova com suas novas missões e personagens!

Resident Evil Village: Gold Edition, edição completa que contém o game original mais sua expansão, e a Winter’s Expansion já estão disponíveis em todas as plataformas atuais.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais