Análise Arkade: Serious Sam 4 é um shooter insanamente divertido!

24 de setembro de 2020
Autor: Gilson Peres
Análise Arkade: Serious Sam 4 é um shooter insanamente divertido!

A espera finalmente acabou! Depois de uma década sem novos títulos da franquia, Serious Sam 4 está entre nós! Sam e sua equipe estão de volta em um jogo incrível. O novo game está longe de ter a melhor performance da geração, mas pode ser colocado tranquilamente entre os mais divertidos do ano. Confira nossa análise para entender o motivo.

Serious Sam 4 é divertido, rápido, cheio de ação e consegue fazer um retorno digno ao clima clássico da franquia. Com piadas e diálogos vindos diretamente dos melhores (ou piores) filmes trash, o jogo só peca em alguns tratos visuais. Mas nada que atrapalhe seus focos de jogatina: diversão e insanidade.

Análise Arkade: Serious Sam 4 é um shooter insanamente divertido!

O retorno de Sam “Serious” Stone

Serious Sam 4 coloca nosso protagonista badass mais uma vez contra as hordas do alienígena Mental. Na história, nada exatamente novo, mas muito insano. Tanto os diálogos entre personagens como as cinemáticas são dignas dos melhores filmes trash.

Além disso, o trato com os personagens secundários ficou muito bom. Nada muito elaborado, afinal, não estamos falando de um jogo focado em narrativa. Mas temos o necessário para rirmos um bocado e lembrarmos de cada um dos personagens quando eles aparecem em tela.

Análise Arkade: Serious Sam 4 é um shooter insanamente divertido!

O uso do caricato aqui encontra um equilíbrio muito bom com o humor ácido da série. Nada politicamente correto, mas também nada preconceituoso ou ignorante demais. É o clássico humor pastelão que mostra militares burros, sarcasmo e violência exagerada.

Hordas incrivelmente grandes

O que mais surpreende em Serious Sam 4 desde o primeiro minuto de jogo, é a quantidade de inimigos. O pessoal da Croteam realmente manteve o foco nisso durante o desenvolvimento da continuação. Sua nova engine permite que até 100 mil inimigos possam ser colocados em tela ao mesmo tempo. Sim, você não leu errado: cem mil.

Análise Arkade: Serious Sam 4 é um shooter insanamente divertido!

Um campo de batalha desses vem com ônus e bônus. A parte boa, sem dúvidas, envolve o desafio e a diversão. Nunca em toda a minha experiência com jogos de franquias como DOOM, Duke Nukem, Hellbound, Shadow Warrior e derivados pude ver tantos inimigos ao mesmo tempo em tela.

A experiência beira a insanidade, mas de uma forma incrivelmente boa. Serious Sam 4 não é um jogo de tática, de habilidade. É um shooter cheio de liberdade, insanidade, correria e muito riso. Chega a ser terapêutico ter tantos inimigos em tela para matar.

Análise Arkade: Serious Sam 4 é um shooter insanamente divertido!

Para os ávidos por desafios, a dificuldade normal do jogo já escalona de uma forma absurda durante a campanha. Para os mais interessados apenas em rir, existe um modo ultra fácil onde sua vida regenera sozinha. O legal é que em nenhuma das dificuldades a quantidade de criaturas diminui na tela, somente o protagonista que se torna mais ou menos vulnerável a elas.

O preço a se pagar…

Serious Sam 4 é um jogo incrivelmente bonito se comparado com o seu antecessor de quase uma década atrás. Entretanto, para os moldes da geração atual, ele ainda é um jogo bem feio. Claro que algumas decisões de design de personagens e movimentação são claramente escolhas dos desenvolvedores. Porém, existe uma inconstância nesse quesito.

Análise Arkade: Serious Sam 4 é um shooter insanamente divertido!
Em Serious Sam 4, existem cenários belíssimos e gigantescos.

Enquanto as criaturas são muito bem detalhadas, variadas e belíssimas, os personagens são feios e simples demais. Ao mesmo tempo em que as armas são lindas e alguns efeitos de neblina e iluminação beiram o tosco. Por sua vez, nem os cenários seguem um padrão. Alguns cenários, como Carcassone e a batalha final, são incríveis. Já outros, como a erupção do Vesúvio e a Geleira, lembram jogos de PlayStation 2.

Essa inconstância no trato do jogo pode ser influência direta da mecânica de horda, que foi um dos pilares do game. Para sustentar um número tão insano de criaturas diferentes e complexas em tela, foi necessário sacrificar um pouco os gráficos do jogo. E mesmo assim o game ainda cobra bastante da sua placa de vídeo, processador e memória no PC.

Análise Arkade: Serious Sam 4 é um shooter insanamente divertido!
Ao mesmo tempo, temos cenários bem feios e pobres em determinados momentos.

Novidades muito bem-vindas

Serious Sam 4 não é só repetição, o game também trouxe algumas melhorias interessantes para a franquia. Entre os inimigos, muitos oponentes clássicos estão de volta. Porém, várias novidades também estão pelo caminho. Será fácil identificar inimigos que lembram outros jogos como DOOM e até The Last of Us.

Para além das hordas, temos também novas armas e equipamentos de melhoria dessas armas. Missões secundárias também estão disponíveis em todas as fases do jogo. Cada uma delas garante uma recompensa bem interessante. Seja uma arma nova, melhorias ou itens secundários, é sempre gratificante e desafiador completar essas missões.

Análise Arkade: Serious Sam 4 é um shooter insanamente divertido!
Você desbloqueia várias armas e melhorias no decorrer da campanha.

Além disso, temos também as melhorias do próprio Sam. No decorrer da jogatina, explorando o mapa, podemos achar orbes que geram um ponto de habilidade. Esse ponto serve para desbloquear diversas habilidades. Essas habilidades vão desde poder recarregar mais rápido, até permitir que Sam atire com duas metralhadoras giratórias ao mesmo tempo ou então use alguns inimigos como montaria.

Essas habilidades não dão exatamente um tom de estratégia ao jogo. Entretanto, deixam a jogatina com uma sensação de progressão interessante. Assim, podemos sentir Sam ficando cada vez mais forte no decorrer da campanha. Não somente pelas armas que usa, mas também pelas habilidades que escolhemos para ele.

Análise Arkade: Serious Sam 4 é um shooter insanamente divertido!

A insanidade em formato de jogo

Serious Sam 4 é um marco para a franquia. Não somente pelas melhorias técnicas e aumento dos inimigos. Mas pelo nível de insanidade que o jogo chega. A jogatina nos leva à Roma, lutamos contra um alienígena na Praça do Vaticano enquanto usamos o novo Papa-móvel, um Mecha gigantesco. Ah é! Também forçamos o Monte Vesúvio a entrar em erupção usando a HAARP.

Mas a obra-prima do jogo, sem dúvidas, é a fase “Café à Francesa”. Nela, controlamos uma colheitadeira e seguimos por planícies e plantações até chegar no objetivo. Pelo caminho, atropelamos e trituramos centenas de inimigos ao som de uma excelente música rápida de bandolim. Essa fase resume a insanidade que o jogo traz.

Análise Arkade: Serious Sam 4 é um shooter insanamente divertido!

Serious Sam 4 mescla situações absurdas tidas como normais, violência exagerada e caricata e uma trilha sonora fantástica. Tudo soa como um clássico filme trash e combina perfeitamente com o tom da franquia. Ação, humor, jogabilidade frenética e nível alto de dificuldade estão todos em equilíbrio aqui.

Tudo que Serious Sam tem de melhor

Serious Sam 4 está longe de ser um jogo perfeito. Ele possui falhas técnicas consideráveis, problemas de renderização de cenário e inconstância no seu trato visual. Porém, seu level design é incrível. Sua curva de dificuldade é insana e pode agradar jogadores ávidos por dificuldade e aqueles mais despretensiosos.

Análise Arkade: Serious Sam 4 é um shooter insanamente divertido!

Por fim, o combo de humor ácido, violência caricata, ação desenfreada, trilha sonora perfeita e grande variedade de criaturas e armas faz dele um capítulo marcante para a franquia. Serious Sam 4 traz tudo que a franquia tem de melhor, mistura tudo e aumenta em uma escala que beira literalmente a insanidade. Ótimo para fãs e novos jogadores.

Serious Sam 4 foi lançado hoje (24 de setembro de 2020) e está disponível temporariamente somente para PC e Google Stadia. Em 2021 ele receberá versões para PlayStation 4 e Xbox One. Para esta análise, rodamos o game em um notebook gamer com processador i5-930024GB de memória, placa de vídeo GTX 1650 de 4GB e SSD de 480 GB.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *