Análise Arkade: Shadow Man Remastered é um retorno digno de um clássico “cult”

27 de abril de 2021
Análise Arkade: Shadow Man Remastered é um retorno digno de um clássico "cult"

Lançado originalmente em 1999, Shadow Man está de volta, remasterizado, marcando o retorno de um clássico memorável que, se não está entre os grandes lançamentos de sua época, conseguiu angariar um bom número de fãs e ganhou o status de “cult” especialmente por ser um dos primeiros jogos “adultos” lançados para o Nintendo 64.

Anunciado ainda em 2020, a remasterização do título que inicialmente foi lançado para PC, Nintendo 64, Dreamcast e Playstation One chegou tanto na Steam como na Epic Games para PC.

Na prática, Shadow Man Remastered traz boas atualizações de resolução e iluminação para o título que já tem mais de 20 anos de idade. Além disso, foram acrescentados alguns conteúdos extras como novas fases, um sistema de conquistas e alguns bosses que vão agradar bastante os fãs mais antigos do título.

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O Guerreiro Vodu impedindo o apocalipse

Para quem não se lembra, a história de Shadow Man Remastered gira em torno estudante de literatura chamado Michael LeRoi, vulgo Mike. O rapaz acabou se envolvendo no passado com uma gangue bem perigosa em Nova Orleans, pediu proteção a um bokor, um feiticeiro vodu de aluguel. A proteção até funcionou, mas somente para ele, já que toda a família de Mike foi morta pela gangue.

O pagamento pela sua proteção foi nada menos que a transformação de Mike em uma espécie de escravo zumbi do bokor. Mas é só após ter a chamada Mask of Shadows (Máscara das Sombras) implantada em seu peito que Mike se torna Shadow Man, o herói que dá nome ao game.

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Sendo então o sucessor de uma poderosa linhagem de guerreiros vodu imortais, Mike segue sua “vida”, até que um sonho profético de uma vidente lhe diz que cinco serial killers conhecidos como The Five estão tentando dar início ao apocalipse, sob o comando do demônio conhecido como Legião. Desse modo, cabe a você encarnar o papel de Shadow Man para evitar que Legião e os The Five consigam dar início ao Fim dos Tempos.

O enredo de Shadow Man é bem interessante para a sua época. Como citado anteriormente, foi memorável principalmente por trazer uma história adulta para o ecossistema mais fofinho e divertido do Nintendo 64. Além disso, o jogo apresentava um protagonista negro, algo raro para a época. E, em se tratando de um jogo de plataforma e aventura, Shadow Man envelheceu muito bem.

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As atualizações de Shadow Man Remastered

Entre as mudanças da remasterização de Shadow Man, sem dúvidas a primeira a ser notada é a visual. Claro que, se tratando de uma remasterização e não de um remake, não temos mudanças tão grandes assim na modelagem dos personagens e cenários, bem como em suas texturas também. Porém, não significa que não existam melhoras.

Para início de conversa, Shadow Man Remastered possui suporte para 4K, taxa de atualização de até 240 hz, efeitos de iluminação dinâmica, melhorias no sistema de sombras e transparências além de mais configurações de pós-processamento. Todas essas atualizações são muito bem-vindas para um jogo de 64 bits.

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Efeitos de luz e sombra realmente estão muito melhores!

Como se não bastasse a melhoria visual, o jogo também atualizou seus controles para funcionarem melhor nos moldes atuais. Infelizmente, esse quesito ainda possui alguns problemas bem significativos para a jogabilidades. Entretanto, vamos falar propriamente deles mais a frente no texto.

Conteúdo adicional de primeira

Porém, para além das melhorias visuais de Shadow Man Remastered, uma das maiores surpresas do jogo são os seus conteúdos adicionais. Isso porque, para além de todos os conteúdos e segredos disponíveis em todas as suas versões anteriores, o game também conta com nada menos que três novas fases!

Elas são: “Summer Camp, Florida” e “Salvage Yard, Mojave Desert” em suas versões noturna e diurna, além de uma nova ala da icônica “Asylum Station“, a “Asylum Station 2 – Experimentation Rooms“.

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Além desses acréscimos — que eram projetos que já tinham sido previstos para o jogo original, mas acabaram ficando de fora do game — temos também sete novos tipos de inimigos, três novas armas e novos conteúdos secretos somados aos já presentes nas versões de Nintendo 64, Dreamcast e PC originalmente.

Claro que o conteúdo extra não se mostra tão significativo assim caso você não tenha jogado o game original de 1999, aindaque somem algumas horinhas extras de jogatina. Entretanto, para quem foi fã do título lá nos 64 bits, as novidades podem ser um ótimo convite para revisitá-lo nesta versão atualizada. Não fosse a melhoria relativamente pequena nos modelos 3D do jogo, esse poderia ser quase uma interseção entre um Remaster e um Remake.

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O problema dos comandos novos para jogos velhos

Mas como nem tudo são flores, principalmente num jogo de vodus, a remasterização não acertou em tudo. O principal problema que Shadow Man Remastered enfrenta atualmente diz respeito aos seus controles. O jogo, como citamos anteriormente, teve atualizações em seus comandos, para deixá-lo mais amigável aos moldes atuais de dois analógicos.

Mesmo que essa atualização de comandos funcione bem nos primeiros minutos de jogo, ela possui grandes problemas na prática. Ainda mais nas duas situações mais corriqueiras do jogo: nas mecânicas de combate e nas de plataforma. Isso porque, mesmo que o jogo seja em 3D com sticks analógicos adaptados para os tempos modernos, em seu software ainda temos a percepção de que Mike só anda em linha reta.

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Isso acarreta em grandes problemas de jogabilidade quando, por exemplo, você tenta movê-lo na diagonal, ou pular em uma posição que não seja reta. É bem estressante ter comandos atuais mas não uma atualização de software que acompanhe os novos comandos e suas possibilidades. Além disso, mesmo quem optar pelas configurações de controle clássicas do jogo terá alguns problemas: o recurso de travamento de mira não está presente.

Com isso, temos um momento um tanto quanto contraditório na construção da remasterização de Shadow Man. Parece que os desenvolvedores não se decidiram entre atualizar de vez seus comandos ou deixá-los exatamente como eram originalmente. Assim, temos a impressão de que o resultado é tipo um “monstro de Frankenstein” meio estranho. Felizmente, creio que isso possa ser corrigido com atualizações futuras.

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Um ótimo convite para fãs

Shadow Man Remastered não é uma obra-prima entre remasterizações, mas é honesto com seus fãs e com o legado do jogo. Esta atualização fica estranha em alguns momentos — especialmente pelos problemas com os controles que descrevi acima –, mas são deslizes que não tiram o valor de podermos revisitar um clássico cult, legalmente, mais completo do que nunca.

Seja pela sua atualização gráfica, que é agradável aos olhos de quem jogou o game em 1999, seja pelos seus ótimos conteúdos adicionais ou então pelo precinho camarada (menos de R$40), com certeza temos motivos de sobra para revisitar Shadow Man. Porém, deve se levar em conta que o jogo não esconde sua idade: a jogatina ainda é datada, bem como seu visual.

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Talvez com futuras atualizações Shadow Man Remastered se mostre realmente uma remasterização excelente de um título tão bom dos anos 90. Mas atualmente, seu público é restrito a jogadores saudosistas, que buscam por uma dose de nostalgia sem precisar depender de emulação ou cartuchos de 20 anos que custam mais que um jogo recente.

Shadow Man Remastered foi lançado no dia 15 de abril de 2021 e está disponível atualmente para PC através da Steam, da Epic Games e da GOG. Em breve ele também será lançado pra PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

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