Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de Star Renegades

8 de setembro de 2020
Autor: Renan do Prado
Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de  Star Renegades

Você é fã de batalhas por turnos e de Rogue-lites? Pois então aqui está um game que merece sua atenção! Star Renegades é um RPG ambientado em um multiverso que está em grave perigo e cabe a você salvar o dia!

O game está sendo lançado hoje, mas nós já o jogamos e pudemos ver o que ele tem a oferecer! Então venha conosco e confira nossa análise completa do game!

A batalha contra o Imperium

Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de  Star Renegades

Star Renegade é ambientado em uma galáxia que está enfrentando um terrível perigo. Um dia, misteriosas naves alienígenas se materializaram em pleno ar, atacando os planetas dessa galáxia de forma violenta e intensa. E então, uma cientista desenvolve um bot com uma missão muito importante: Viajar para dimensões paralelas para derrotar esses alienígenas, que formam o Imperium.

E assim, esse bot, chamado J5T-1N, ou só J5 para facilitar, deve viajar para a próxima dimensão alvo do Imperium e auxiliar os renegados, um grupo de guerreiros poderosos que lutam contra os exércitos robóticos do inimigo. E caso a batalha seja perdida, deve pular para a dimensão seguinte para tentar outra vez.

Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de  Star Renegades

E durante suas viagens, o bot conhecerá os vários personagens diferentes que podem entrar para os Renegados, cada um com suas próprias histórias, bem como diferentes interações entre si. E como estamos falando de dimensões diferentes, esses personagens existem em todas as dimensões, mas cada um com suas características únicas.

Uma aventura Rogue-lite

Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de  Star Renegades

Como já dito, a missão de J5 é ajudar os renegados a derrotar de uma vez por todas o Imperium. Mas, caso a missão falhe, o bot deve pular para a próxima dimensão para tentar lutar novamente.

O progresso do game funciona da seguinte forma: Sua missão é impedir que o Imperium extraia o Titan Core, um recurso misterioso encontrado nos cadáveres de titãs, antigos seres cujos restos podem ser encontrados pelos planetas. Ao impedir a extração, você salva o planeta em que está.

Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de  Star Renegades

Seu objetivo é salvar três planetas e então invadir a nave mãe do Imperium, onde a batalha final acontece. O desafio é: Basta apenas uma derrota sua para que a dimensão atual seja destruída. Se um membro de sua party for morto em combate, ele é revivido com 1 de HP e um debuff de dano físico, ainda podendo lutar, mas com desvantagem.

Porém, se toda a sua party morrer, já era. Ao longo de cada batalha, o jogador acumula recursos importantes: Intel, usado para desbloquear novos personagens e Tech, usado para comprar armas e melhorar o J5. Sempre que sua party morre, você pode gastar esses pontos para se fortalecer antes de iniciar uma nova campanha.

Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de  Star Renegades

Ao longo do game, você encontra diversas armas, equipamentos e evolui seus personagens usando DNA, recebido ao vencer batalhas e encontrado pelo mapa. Mas ao perder, tudo o que foi acumulado é perdido e na nova dimensão, todos os personagens voltam ao nível 1. Com isso, o jogador deve se fortalecer novamente, encontrando equipamentos e armas, que são distribuídos aleatoriamente, além de ter a chance de montar uma nova party, trocando personagens entre os que já desbloqueou.

E por fim, existe a interação de personagens. Ao longo de suas batalhas, você encontrará membros novos que poderá recrutar, formando uma party de 6 membros. Novos personagens são adicionados aleatoriamente, e é possível criar laços entre os personagens, podendo até mesmo gerar romances, que darão frutos na forma de descendentes, que se tornam novos personagens jogáveis.

Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de  Star Renegades

Apesar de ao perder uma batalha, você perder todo o seu progresso de personagens (sendo importante mencionar que a dificuldade tem um grande salto a cada novo planeta visitado), a cada novo ciclo é possível evoluir mais facilmente, além de poder criar novas táticas com diferentes combinações de personagens. Logo, você dominará os sistemas do game, e conseguirá encarar com mais “facilidade” sua dificuldade punitiva.

Há ainda um sistema de rankings dentro do Imperium. Os inimigos que te derrotarem são promovidos, e se tornam desafios maiores ao serem enfrentados em outras dimensões.

Uma mistura de RPG por turnos e cenários procedurais

Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de  Star Renegades
Uma batalha contra um Behemot na frente de um Titã morto

Em cada planeta que você visita, sua missão é impedir a extração do Titan Core, que normalmente se localiza no meio do mapa. E você tem 3 dias para chegar até lá. Após esses três dias passarem, um Behemot, um inimigo muito poderoso, chegará no planeta. E se você derrotá-lo, o planeta será salvo.

Os mapas são construídos proceduralmente, sendo divididos em várias áreas interligadas, como se fosse um tabuleiro. Cada área possui inimigos, itens e/ou upgrades. E as ligações em cada área são bloqueadas por barreiras. Para avançar, J5 pode quebrar três barreiras por dia, após isso, anoitece.

Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de  Star Renegades

Ao entrar numa área, sua batalha acontece imediatamente. As batalhas são por turnos, mas de uma forma bem interessante, pois ela são todas controlas por uma linha do tempo localizada no topo da tela.

A ideia é: no início de cada turno, todos os inimigos escolhem suas ações e se posicionam na linha do tempo. E aí, você decide o que sua party fará, podendo escolher livremente. O diferencial é que as batalhas funcionam de forma bem estratégica, incentivando o jogador a pensar a agir de forma a anular os ataques inimigos.

Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de  Star Renegades
A linha do tempo no topo da tela. Cada ação possui um tempo de execução

Se você atacar um inimigo antes de sua ação na linha do tempo, você conseguirá um CRIT, ou seja, um ataque crítico. Com isso, o inimigo é empurrado adiante na linha do tempo. E se um inimigo for empurrado até o fim da linha, acontece um BREAK, e o inimigo não poderá atacar nesse turno. Porém, o mesmo acontece com a party.

A linha do tempo permite que o jogador tenha controle total sobre as batalhas, sabendo tudo o que os inimigos farão já de cara. Basta que o jogador reaja da melhor forma, atacando na hora certa, defendendo ou usando alguma outra ação. Assim, é muito satisfatório cancelar os turnos os inimigos ou destruí-los em ataques bem coordenados.

Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de  Star Renegades

A cada level aumentado, os personagens ganham novas habilidades. Não há limite de uso de ataques ou barra de MP, você é livre para usar tudo o que tem. A única restrição são os ataques que requerem Fury. Ao acertar CRITS e BREAKS em inimigos, os personagens ganham pontos de Fury, usado para certas habilidades especiais de ataque ou suporte e para realizar combos.

Combos são golpes especiais feitos por dois personagens, que causam muito dano. Porém, só é possível desbloquear combos se os personagens possuírem intimidade, que é construída ao acampar.

Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de  Star Renegades
Ao acampar, os personagens interagem entre si

Lembra que eu falei que o J5 pode destruir três barreiras por dia? Após isso, anoitece. Durante a noite é possível explorar livremente as áreas que você já visitou no planeta, podendo coletar recursos adicionais. Quando não restar nada para se fazer de noite, você monta acampamento.

Cada personagem possui um conjunto de cartas para serem usadas nesse momento. As cartas concedem bônus, como buffs de ataque e defesa para as próximas batalhas, ou também servem para curar e recuperar escudos (que bloqueiam dano direto na barra de HP) e armadura (que reduz o dano total sofrido). As cartas ainda concedem pontos de amizade. Assim, quanto mais certos personagens trocarem cartas entre si, mais íntimos ficam, consequentemente, recebendo mais bônus e desbloqueando os combos.

Audiovisual

Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de  Star Renegades

Star Renegades é um game realmente belíssimo. Seu visual é inteiramente feito em pixel art, com grande fluidez de animação e de detalhes. Os cenários do game são simplesmente incríveis, com um estilo semelhante ao “HD 2D” de Octopath Traveler, com cenários que parecem até dioramas animados.

Durante a exploração, os personagens são exibidos como miniaturas pixeladas, com bastante destaque para o visual único de cada planeta. E durante os combates, vemos os personagens em mais detalhes, em arenas belíssimas. E a animação de cada sprite é muito fluída, aliada a efeitos de luz e explosão durante os ataques, tornando cada combate uma obra de arte.

Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de  Star Renegades

E no departamento sonoro o game conta com músicas incríveis, com aquele típico estilo “cyberpunk”, cheio de sintetizadores, graves e uma mistura de rock com eletrônico. As músicas do game são excelentes e mantém o clima sempre no alto.

O game infelizmente não conta com localização em português brasileiro. Mas não é complicado de se entender, isso é, se você mandar bem em inglês ou espanhol.

Conclusão

Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de  Star Renegades

Star Renegades é um game muito desafiador e divertido. Seu visual, trilha sonora e gameplay combinados geram uma experiência realmente excelente! É muito fácil ficar imerso no game e seguir de batalha em batalha, sabendo que suas vitórias não foram baseadas em sorte, mas sim em suas próprias estratégias.

Se você não é acostumado a jogar rogue-lites, então poderá sofrer bastante no game, pois o HP só é recuperado com o uso de cartas ou ao encontrar caixas de primeiros socorros no mapa. E se você for derrotado, perde tudo e tem que recomeçar. Mas, é assim que os rogue-lites e rogue-likes são! Isso faz parte da proposta!

Star Renegade está sendo lançado hoje, dia 8 de setembro nos PCs, e ainda este ano chegará ao Nintendo Switch, Playstation 4 e Xbox One. O game é produzido pela Massive Damace, Inc., a produtora de Halcyon 6. E é distribuído pela Raw Fury.

Uma resposta para “Análise Arkade: As batalhas interdimensionais de Star Renegades”

  • 9 de setembro de 2020 às 07:08 -

    Odin3

  • Excelente matéria. Deu vontade de jogar

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *