Análise Arkade: Mergulhe no fundo do mar alienígena com Subnautica

18 de Fevereiro de 2017
Autor: Bruna

Análise Arkade: Mergulhe no fundo do mar alienígena com Subnautica

A desenvolvedora Unknown Worlds Entertainment criou Subnautica, um jogo de exploração aquática e assim como o nome de sua criadora, nele você estará em um mundo completamente desconhecido e cheio de mistérios! Vem conferir o que achamos do game!

Nessa aventura em primeira pessoa, você controla um tripulante de uma nave espacial que sofreu um acidente e caiu em um planeta alienígena. Vendo-se sozinho, cercado somente por um vasto oceano, seu objetivo é procurar por outros sobreviventes e sobreviver até a vinda do resgate.

O jogo está disponível em acesso antecipado na Steam desde 2014 e nesse ano será lançado por completo para PC e Xbox One.

As maravilhas do fundo do mar

Com visuais muito coloridos e uma ótima iluminação, Subnautica é um jogo que não decepciona na qualidade gráfica. Ele conta com um sistema de dia e noite e você tem um mundo subaquático inteiramente aberto para explorar.

Jogar Subnautica é realmente uma experiência empolgante, o que você encontra debaixo das belas águas deste desconhecido planeta são criaturas que podem te lembrar aquelas que vivem aqui no planeta Terra, mas que também podem te surpreender sendo bem diferentes.

Dificilmente você vai sentir que os lugares que você visita são muito repetitivos, sempre há uma surpresa ou algo incrível para ser descoberto, desde cavernas, encontros inesperados com criaturas oceânicas e até mesmo a descoberta de destroços de sua nave.

Escolha seu tipo de aventura

São 4 modos de jogo diferentes em Subnautica, um de sobrevivência onde você deve buscar água e comida para sobreviver, um modo livre parecido com o de sobrevivência sem precisar comer ou beber água, um modo criativo que lhe fornece todos os recursos do jogo assim como o modo criativo de Minecraft e por último o modo Hardcore que é o modo de sobrevivência com somente uma vida.

Vale muito a pena jogar em todos os modos, aqueles que lhe dão o desafio de sobreviver por sua vida são desafiantes em suas próprias medidas, mas o modo criativo é repleto de incontáveis tarefas que você pode fazer, inclusive é uma boa jogar o modo criativo antes do modo sobrevivência para saber o que exatamente construir nos outros modos.

Análise Arkade: Mergulhe no fundo do mar alienígena com Subnautica

Desvende a história

Além de sobreviver, um de seus objetivos em Subnautica é encontrar outros sobreviventes da tragédia, e para isso você contará com a ajuda do sistema de sua pequena base que, em total funcionamento, pode rastrear outras naves de emergência que podem ter sobreviventes.

Você vai encontrar gravações de outros tripulantes que podem ter sobrevivido, mas ao investigar melhor, você logo irá se deparará com um mistério. Não vamos entregar spoilers aqui, mas ter uma história enigmática para ir descobrindo é mais um ótimo motivo para passar muito tempo explorando o fundo do mar.

Você encontrará em destroços pertences de outras pessoas e até mesmo objetos que você pode construir em sua base. Já imaginou encontrar uma máquina de fazer café novinha no fundo do mar?

Análise Arkade: Mergulhe no fundo do mar alienígena com Subnautica

Sobreviva

Nem tudo é um “mar de rosas”, algumas criaturas são dóceis e não te atacam, mas outras são extremamente hostis e você tem que tomar muito cuidado para não morrer por elas.

Você tem poucos recursos para encarar os animais marítimos do jogo, no início você contará somente com a sua faca. Alguns peixes alienígenas podem ser afugentados com algumas feridas, mas de outros é melhor você manter a distância.

Enfrentar criaturas não é o único perigo que você corre em Subnautica, você também pode morrer se ficar sem oxigênio, isso acontece em praticamente todos os modos de jogo, menos no Modo Criativo.

Análise Arkade: Mergulhe no fundo do mar alienígena com Subnautica

Manter um bom estoque de água e comida é uma das tarefas principais dos Modos Sobrevivência e Hardcore: você pode pescar com as mãos alguns peixes e cozinhá-los, mas não se esqueça de conservá-los corretamente, senão sua comida pode estragar.

No modo Sobrevivência, você pode perder os itens que carrega consigo se morrer, mas no modo Hardcore você perderá tudo e terá que começar novamente do zero, então fique muito ligado se for se aventurar por estes modos de jogo!

Explore, crie e modifique

Em Subnautica você conta com um sistema de criação bem sofisticado: é possível coletar recursos no vasto ambiente do jogo e combiná-los para fazer desde comida e até mesmo uma moderna base subaquática.

Se você não jogar no modo Criativo, vai descobrir que construir uma grande fortaleza marítima não é assim tão fácil. Saiba que até mesmo sua faca você deve construir, e antes de começar a criar sua base, você deve fazer o aparelho que torna possível a construção.

Assim como no mundo real, tudo é criado através de uma matéria específica e em Subnautica não é diferente, alguns recursos você encontra em grandes quantidades, mas outros são muito raros.

Nem todos os objetos aparecem no início para construção, você tem que encontrar a fórmula ou desenho técnico para saber como construir. E em alguns casos, você somente consegue saber que pode criar algo ao pegar uma de suas matérias-primas.

Análise Arkade: Mergulhe no fundo do mar alienígena com Subnautica

O seu personagem sobreviveu da queda através de um pequeno compartimento de emergência da nave principal que está a poucos metros de você, completamente destruída. É com esta pequena base que você começa, nela você tem o equipamento para construir os recursos principais do jogo, e com o tempo você poderá criar máquinas mais elaboradas, que dão acesso à itens ainda mais elaborados.

Tudo que você encontra na sua base improvisada, pode ser criado em uma totalmente nova, você irá se surpreender com o quanto ela pode ser expandida, é possível criar desde móveis de decoração até mesmo um sistema de geração de energia nuclear.

Você pode criar desde pequenos veículos que facilitarão a sua locomoção até mesmo a um gigantesco submarino.

Dentro do submarino, há um sistema que lhe permite modificar as cores dele, essa é sua chance de criar o seu próprio “Yellow Submarine” e embarcar em aventuras com estilo!

Um clima conduzido pelo som

O som mais comum que você escutará em Subnautica é logicamente o das águas, ele transmite para você uma sensação boa e tranquilizante, junto com ele os pequenos animais marítimos anunciam sua presença.

Essa é uma grande armadilha: você começa a jogar, planeja que seja somente por meia hora e acaba jogando durante 3 ou 4 horas seguidas sem ao menos perceber!

Ao mesmo tempo em que você se sente acolhido por esse clima do jogo, você subitamente pode se sentir inquieto, pois a trilha sonora muda quando seu personagem está em situação de perigo iminente.

Os sons que você escuta quando está mergulhando são muito diferentes daqueles que podemos ouvir quando estamos na superfície do planeta, mas em ambos os casos, temos um áudio realmente dedicado a criar imersão, a te fazer se sentir preso naquele mundo..

E quando você menos espera…

Você, assim como eu, já deve ter começado a jogar games de mundo aberto e começado uma exploração infinita rumo ao horizonte… mas, o que acontecerá se você seguir adiante sem parar? Qual é o limite?

Em Subnautica você encontrará ecossistemas completamente diferentes, criaturas nunca antes vistas e com habilidades bem curiosas. Uma delas, por exemplo, pode se teletransportar.

Quem poderia imaginar que no fundo das águas profundas de um planeta alienígena haveria construções misteriosas e grandes ossadas de criaturas misteriosas? Você também vai se espantar ao encontrar ambientes muito diferentes com lava vulcânica e muitas outras surpresas!

Conclusão

Subnautica é um jogo muito bonito visualmente. Jogar ele desperta a sua curiosidade, e ele é relaxante na maior parte do tempo. Você entrará em uma aventura que lhe fará esquecer do seu dia estressante, e lhe renderá muitas horas de exploração e descobertas.

Se em sua fase early access o game já está cheio de conteúdo desse jeito, mal podemos esperar para continuar explorando e ver o que ele nos trará em sua versão completa!

Subnautica está disponível para PC (via Steam) e Xbox One.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *