Análise Arkade: A Tensão de The Wolf Among Us – A Crooked Mile (Season 1, Ep.3)

12 de abril de 2014

Análise Arkade: A Tensão de The Wolf Among Us - A Crooked Mile (Season 1, Ep.3)

Dois meses se passaram e a Telltale manteve sua promessa de lançar o terceiro episódio de The Wolf Among Us, intitulado “A Crooked Mile”. Agora que o novo capítulo finalmente chegou, confira como ele se sai comparado aos maiores sucessos da Telltale Games!

A Crooked Mile continua momentos após o desfecho do segundo episódio, com Bigby procurando respostas para suas maiores perguntas – e desejando nunca tê-las feito em primeiro lugar.

Antes de começar, quero lembrar mais uma vez que está análise não vai revelar nenhum detalhe chave sobre a trama do novo episódio, porém certos elementos da narrativa relacionados aos dois últimos capítulos serão discutidos e, consequentemente, alguns spoilers leves podem aparecer – mas não será nada “grave” ao ponto de destruir toda a experiência. E se você ainda está em duvida se realmente vale a pena jogar The Wolf Among Us, leia nossas análises do primeiro e do segundo episódios, Faith e Smoke and Mirrors. Agora vamos para a análise!

Análise Arkade: A Tensão de The Wolf Among Us - A Crooked Mile (Season 1, Ep.3)

A Telltale anda cada vez mais ousada com The Wolf Among Us, tendo um senso muito maior de liberdade para discutir diversos temas em comparação ao seu predecessor, The Walking Dead. A ambiente noir acrescentado ao impressionante roteiro repleto de personagens marcantes, especialmente neste episódio, faz com que The Wolf Among Us seja um jogo mais aberto e completo perto dos anteriores.

Desta vez, Bigby continua sua investigação sobre uma bizarra série de assassinatos, com novos suspeitos aparecendo para aumentar a tensão entre todos os personagens – incluindo o nosso solitário protagonista. Desta vez Bigby está mais agressivo com seu assassino, tentando persegui-lo o mais rápido possível sem jamais conseguir, porém, chegar a tempo de pegá-lo – o personagem principal está sempre um passo atrás do criminoso.

Análise Arkade: A Tensão de The Wolf Among Us - A Crooked Mile (Season 1, Ep.3)

Cenas no começo do episódio se tornam como uma amostra grátis do que Bigby irá se tornar nos momentos finais para manter um ritmo frenético que continuará na reta final dos dois últimos episódios.

Assim, A Crooked Mile consegue fazer o impossível, desenvolvendo ainda mais seu protagonista e mostrando como ele se importa com as pessoas que ele realmente vê como fator crucial para a sua humanidade. E ainda em cima disso, a Telltale conseguiu encaixar um leque maior de sentimentos e emoções em personagens secundários, como Gren, Holly e até o Lenhador de uma forma indireta. Isto tudo sendo feito em uma média extremamente curta de 2 horas por episódio.

Análise Arkade: A Tensão de The Wolf Among Us - A Crooked Mile (Season 1, Ep.3)

Mas não é somente de personagens antigos que The Wolf Among Us se sustenta: novas fábulas aparecem neste mundo trazendo ainda mais vilões (para a infelicidade de Bigby). Sem detalhar muito, este episódio introduz um dos melhores antagonistas que presenciei até hoje nos videogames, sendo um personagem ameaçador, vil e que te deixa totalmente aterrorizado somente pela sua impressionante presença e seu poderoso dialogo.

E como em muitas tramas, o ato que se performa entre o começo e o fim sempre funciona como uma estrada para seguir o caminho, sendo que A Crooked Mile serve exatamente para isso e cumpre muito bem esse papel.

O episódio desenvolve os personagens pré-estabelecidos, descarta suspeitas antigas e adiciona novas ameaças contra o protagonista; e faz tudo isso com perfeição e velocidade contínuas, não deixando ninguém para trás. Quando chega aos momentos finais do capítulo, o jogador enfim percebe quem é seu verdadeiro inimigo e tudo começa se estabelecer diante seus olhos.

Análise Arkade: A Tensão de The Wolf Among Us - A Crooked Mile (Season 1, Ep.3)

Na jogabilidade, The Wolf Among Us não inova demais. Certos puzzles que apareceram no segundo episódio não voltaram, e ele continua mostrando simplicidade durante os momentos de investigação.

Enquanto o combate é minimo, ele acaba se tornando mais valioso quando realmente acontece. O jogo se foca mais na tensão e no suspense que pode se desencadear com as situações mais difíceis, mas não pense que o perigo não está por perto: personagens podem morrer sem aviso algum, sempre se arriscando em uma tênue linha entre vida e morte que pode mudar em uma questão de segundos.

Análise Arkade: A Tensão de The Wolf Among Us - A Crooked Mile (Season 1, Ep.3)

The Wolf Among Us: Episode 3 – A Crooked Mile consegue novamente ser uma das melhores obras já criadas pela Telltale, um feito quase impossível se levarmos em consideração o quão bem o ultimo episódio de Walking Dead se saiu. Este novo episódio consegue levar a tensão ao nível máximo para pavimentar as próximas duas ultimas partes, que com certeza serão explosivas ao revelar quem é o verdadeiro assassino e finalmente quais são as suas intenções no mundo de Fables.

O terceiro episódio de The Wolf Among Us está disponível para download nas redes Steam, App Store, PSN e Xbox Live.

Uma resposta para “Análise Arkade: A Tensão de The Wolf Among Us – A Crooked Mile (Season 1, Ep.3)”

  • 12 de abril de 2014 às 19:47 -

    mikemwxs

  • Eu tinha visto propaganda desse game na Steam mas não fazia a mínima ideia de que se tratava do Bigby de “Fábulas”, da DC Comics! :-D

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *