Análise Arkade: The Mind’s Eclipse é um estiloso visual novel de ficção científica

31 de janeiro de 2018
Autor: Bruna

Análise Arkade: The Mind's Eclipse é um estiloso visual novel de ficção científica

A análise Arkade de hoje traz para você uma aventura point and click de ficção científica cercada de mistérios e conflitos morais.

Criado pela desenvolvedora Mind’s Eclipse Interactive, o jogo possui um visual com poucas cores e desenhos feitos à mão, ele é uma mistura de Visual Novel e jogo de exploração.

Com uma exploração completa dos cenários, você leva em torno de 4 horas para concluí-lo, toda a sua gameplay é centrada na história e por isso requer que você entenda Inglês, já que ele não possui suporte ao nosso idioma.

Análise Arkade: The Mind's Eclipse é um estiloso visual novel de ficção científica

Em um futuro, muito, muito distante…

O ano é 2352 e a humanidade está altamente adiantada com a exploração espacial, tanto que é possível viver em outros planetas, em um destes existe um centro de pesquisa chamado CORE e é lá que toda a história de The Mind’s Eclipse se desenrola.

O personagem principal, Jonathan Campbell, acorda sem memórias em um hospital, não demora muito para ele ser guiado por um androide que lhe ajuda a sobreviver e descobrir sua identidade.

Junto com Jonathan, você vai descobrindo sua história através de explorações e de vários documentos espalhados pelo cenário.

Gameplay

Neste point and click você não tem controle livre do personagem e está limitado a somente clicar nos objetos do cenário disponíveis para interação, no entanto, você pode movimentar o personagem através do mapa, clicando no lugar que deseja visitar.

Análise Arkade: The Mind's Eclipse é um estiloso visual novel de ficção científica

The Mind’s Eclipse é um jogo que exige muita atenção a todos os fragmentos de informação encontrados: através de textos espalhados em terminais e tablets, você vai realmente se aprofundando e compreendendo o contexto e personagens envolvidos na trama.

Em alguns momentos você pode escolher qual diálogo seu personagem irá dizer ou o que deseja explorar primeiro em contato com um objeto, o que agrega alguma profundidade extra ao conjunto da obra.

No jogo haverá algumas apresentações de clipes que explicam alguns fatos da história. Como em outros point an clicks, você também vai poder coletar objetos, para usá-los futuramente em alguma situação ou puzzle para progredir.

Análise Arkade: The Mind's Eclipse é um estiloso visual novel de ficção científica

No início pode parecer cansativo ler todas as informações, mas conforme você vai progredindo na história, vai querer saber mais e entender o que realmente aconteceu. O gameplay em si não exige reflexos rápidos nem nada do tipo, de modo que o que motiva o jogador é o interesse na trama e a curiosidade.

Tudo em The Mind’s Eclipse ocorre de forma bem linear, se você realmente explorar todos ambientes na ordem que aparecem para você, é bem provável que você não precisará revisitá-los mais para frente.

Apesar dos personagens em si não possuírem vozes, você poderá ouvir alguns efeitos sonoros e sons ambientes que variam de acordo com o lugar, de maneira geral os sons se encaixam com o tema de mistério e até de suspense em alguns momentos.

Análise Arkade: The Mind's Eclipse é um estiloso visual novel de ficção científica

Em um momento surpreendente de The Mind’s Eclipse, os cenários e personagens que acostumamos a ver sempre nas cores preto e branco, passam a possuir colorações variadas, parcial e integralmente.

Os efeitos gerados pelas cores se encaixam muito bem com as questões que o jogo levanta com relação à realidade e ficção, assim como também pelo tema depressivo de solidão e devastação realçado muito bem pelo preto e branco.

Análise Arkade: The Mind's Eclipse é um estiloso visual novel de ficção científica

Muitos clichés e ideias de outras histórias de ficção científica estão por toda parte em The Mind’s Eclipse, e identificar estas referências enriquece a experiência, de acordo com a “bagagem” de cada jogador.

Conclusão

The Mind’s Eclipse é para um tipo de jogador bem específico e pode não agradar a todos os públicos. Se você gosta de uma boa história de ficção científica e não se importa em ler bastante, vai passar bons momentos com este indie games simples, mas bem estiloso.

The Mind’s Eclipse foi lançado em 25 de janeiro de 2018 e está disponível na Steam para os sistemas Windows, Mac OS X e Linux.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *