Análise Arkade – The Wolf Among Us Ep. 1: Faith (PC, Mac, PS3, X360, Vita, iOS)

28 de novembro de 2013
Autor: Diana Cabral

Análise Arkade - The Wolf Among Us Ep. 1: Faith (PC, Mac, PS3, X360, Vita, iOS)

O novo e promissor jogo da Telltale Games inova na história e demonstra mais uma vez porque a receita da empresa deu certo com The Walking Dead. Veja nossa análise do primeiro capítulo aqui!

The Wolf Among Us tem como referência a obra Fables do escritor e desenhista estadunidense Bill Willingham, publicada sob o selo Vertigo pela DC Comics.

O início do jogo faz uma singela referência ao aclamado The Walking Dead: The Game, e brinda mais uma vez os jogadores com um intrincado enredo que segue, até então, linearmente, mas sem entregar conclusões precipitadas.

Análise Arkade - The Wolf Among Us Ep. 1: Faith (PC, Mac, PS3, X360, Vita, iOS)

Você joga com Bigby Wolf, o responsável pela ordem dentro da seleta sociedade formada por egressos de contos de fadas, que vivem em meio aos mundies (diminutivo para mundanes – aqueles que não vieram do mundo dos contos), e deve solucionar o mistério por trás de uma onda de assassinatos em série.

Há variados personagens desse mundo e outros relacionados ao folclore em geral, como contos nórdicos, e mais características deles vão sendo apresentadas conforme você destrava o book of fables, uma espécie de catálogo dos personagens.

Análise Arkade - The Wolf Among Us Ep. 1: Faith (PC, Mac, PS3, X360, Vita, iOS)

Não há nada de muito inovador no gameplay, considerando que a forma de se jogar e as atitudes do jogador estão nos moldes de TWD, jogo no qual você deve explorar diversos cenários, na forma de um point and click, resolver alguns puzzles e tomar decisões que influenciarão na história de seus personagens, bem como no desfecho do game.

Interessante notar que nos momentos de maior tensão você deve pensar e agir como se fizesse parte da ação naquele momento. E  é aí mesmo que a Telltale acerta novamente! Se você se esbaldou com TWD, com certeza vai curtir TWAU (uma referência até na sigla?).

Análise Arkade - The Wolf Among Us Ep. 1: Faith (PC, Mac, PS3, X360, Vita, iOS)

O gráfico é do mesmo jeito brilhante e cartunesco, desenhando uma Nova York que parece emergir dos anos 80, com todo seu glamour e decadência (perceba o telefone analógico e os carros da época, circulando pelas ruas).

A música faz jus ao tema noir da história. Há, inclusive, um capítulo cujo título remete a uma obra estadunidense nesse estilo e Bigby Wolf é um excelente exemplo do detetive durão, solitário e sentimental, características quase obrigatórias num bom noir.

Análise Arkade - The Wolf Among Us Ep. 1: Faith (PC, Mac, PS3, X360, Vita, iOS)

E, assim como nos livros ou filmes, esse personagem tem muita história para contar e é um verdadeiro enigma para o jogador, pois sua fama não condiz com o que lhe é apresentado no decorrer da trama.

Porém, não somente de referências vive a Telltale e você pode esperar por um enredo competentemente interessante para segurar o jogador e fazê-lo lamentar a chegada do final do primeiro episódio da história.

Análise Arkade - The Wolf Among Us Ep. 1: Faith (PC, Mac, PS3, X360, Vita, iOS)

Uma boa mistura de RPG clássico, ação e fantasia. Outro ponto interessante é a semelhança com Once Upon A Time, série de relativo sucesso e que conta com uma história similar, tratando da relação entre personagens de contos de fada com o mundo contemporâneo. Fica a dica de seriado para os leitores.

Considerando que a Telltale ainda tem “muito conto para contar”, nesse game de cinco episódios, e que o final de Faith adequadamente realça a vontade de adquirir o próximo e continuar com a história, vale o investimento de menos de seis dólares. Vale lembrar que o jogo também conta com um season pass, que libera os próximos episodes de acordo com o respectivo lançamento.

Análise Arkade - The Wolf Among Us Ep. 1: Faith (PC, Mac, PS3, X360, Vita, iOS)

A única pequena frustração talvez seja o tempo de jogo, inferior a 3 horas, em média. Porém, teremos mais 4 episódios pela frente, ou seja, no total o jogo deve oferecer cerca de 15 horas de gameplay.

Para você que curte uma boa história e a tensão típica da tomada de decisões, The Wolf Among Us pode valer a pena.

The Wolf Among Us está disponível para XBOX360, Playstation 3, Playstation Vita, PC, MAC e iPhone.

5 Respostas para “Análise Arkade – The Wolf Among Us Ep. 1: Faith (PC, Mac, PS3, X360, Vita, iOS)”

  • 28 de novembro de 2013 às 18:10 -

    Daniel Zimmermann

  • Parece bem legal, assim que puder vou pegar ele no Steam. Ótima análise Diana!

  • 28 de novembro de 2013 às 18:49 -

    Arthur.E

  • Muito boa matéria Diana, nunca joguei o TWD mas como já li diversos volumes do fabulas espero jogar esse jogo.

  • 28 de novembro de 2013 às 22:15 -

    Renan do Prado

  • Bela análise Diana!!!! Realmente The Wolf Among Us parece muito bom mesmo!!!!

  • 29 de novembro de 2013 às 12:31 -

    Kubrick Stare Nun

  • Review bem escrito, mas um pouco conciso demais. Acho que TWAU dava pra render uma analise um pouco mais longa.

  • 30 de novembro de 2013 às 10:10 -

    Diana

  • Agradeço pelos elogios.

    Kubrick, não se esqueça de que ainda temos mais 4 eps pela frente. Certamente, haverá novas análises. Esse é pra dar o gostinho, heheheh, eu te entendo, porém, se eu fosse escrever mais, você ia rolar a página sem fim lol, tenho que me segurar pra não ser prolixa. xD

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *