Análise Arkade: amarre-se aos seus amigos no divertido Tied Together

24 de outubro de 2018

Análise Arkade: amarre-se aos seus amigos no divertido Tied Together

Eu sou um grande fã de jogos que estimulam o trabalho em equipe, especialmente aqueles que só funcionam se houver um player 2. Jogos como A Way Out, Overcooked e Debris estão entre as experiências mais legais que o mundo dos games me proporcionou este ano, e justamente por isso eu estava muito empolgado por esse Tied Together.

Diversão sem compromisso

O jogo é bem simples e direto ao ponto: sem história, o lance aqui é o puro e simples “ir do ponto A ao ponto B”. Tied Together é um jogo de mecânicas simples, que desafia os jogadores a buscarem a melhor e manis rápida maneira de superar as dezenas de fases entregues.

Cada jogador controla uma criaturinha alienígena feiosa, e eles devem unir forças para superar cada fase. O detalhe é: as criaturinhas estão presas umas nas outras por “coleiras” que limitam bastante a movimentação de cada uma, exigindo alguma sincronia e planejamento por parte dos jogadores.

Análise Arkade: amarre-se aos seus amigos no divertido Tied Together

Tipo assim

Na prática, o jogo meio que traz um conceito semelhante ao do divertido Chariot, ainda que aquele jogo pudesse ser jogado sozinho (perdendo boa parte de seu charme). Aqui simplesmente não tem como começar o jogo sem 2 jogadores, havendo inclusive a possibilidade de jogarmos em 3 ou 4 players.

Duas cabeças pensam melhor do que uma?

A jogabilidade de Tied Together é extremamente simples: as criaturinhas podem basicamente ir para a esquerda ou direita, pular, aplicar uma cabeçada que serve tanto para empurrar quanto para reviver um aliado, e se enterrar no chão, o que é útil para um jogador não ser arrastado pelo outro, e que também pode servir para facilitar movimentos pendulares e outras “manobras”.

Análise Arkade: amarre-se aos seus amigos no divertido Tied Together

Física e momentum são essenciais para superar alguns obstáculos

As fases são curtinhas e teoricamente simples, porém, quase sempre demandam algumas tentativas para serem vencidas. Este é um jogo de resultados, e a ideia é sempre terminar cada fase no menor tempo possível. O que seria simples de se fazer sozinho, porém, se mostra um desafio quando cada desafio deve ser superado por 2, 3 ou 4 jogadores.

O level design não é especialmente inspirado, mas entrega situações criativas, com um nível de dificuldade crescente. Recursos como plataformas móveis, gangorras, balões e moinhos estão entre os obstáculos que você irá encontrar, e — claro –, há espinhos, abismos e poços de lava por todos os cantos para complicar a sua vida.

Confira uma das fases para 2 players abaixo:

A “campanha” de Tied Together traz 40 fases pensadas para 2 jogadores, e mais umas 20 e poucas para serem jogadas em 3 ou 4 players. O multiplayer é somente local, ou seja, esse é o tipo de jogo que pode agradar casais, irmãos ou mesmo grupos de amigos.

Eu tenho meu Switch há pouco tempo, apenas com os joy cons que vieram com o console, então por enquanto pude desfrutar apenas do conteúdo para 2 jogadores. Mas, como já contei aqui, eu tenho um grupo de amigos de jogatina que reúno esporadicamente para testar jogos cooperativos, e não vejo a hora de arrumar mais um par de controles para jogar com essa galera, pois o potencial de diversão é imenso!

Audiovisual

Tied Together traz uma estética cartunesca bastante simpática, com visual colorido e personagens que, apesar de feios, são bonitinhos. É aquele tipo de jogo que deixa a impressão de estarmos controlando um desenho animado, estética que me agrada bastante.

Análise Arkade: amarre-se aos seus amigos no divertido Tied Together

O áudio traz uma dose extra de humor ao dar vozes pra lá de esquisitas aos monstrinhos, que, embora não falem, gritam, gemem e se manifestam de formas bastante articuladas e divertidas. Os sons de pulos e mortes também são bacanas, e a trilha sonora joga junto, simples, mas leve e divertida, casando com esta vibe cartoon do game.

Conclusão

Tied Together é um jogo simples, mas bastante divertido dentro de sua proposta. É o tipo de jogo que não pode nem ser começado sozinho (no estilo A Way Out), mas como todo mundo que tem Nintendo Switch automaticamente já tem pelo menos dois joy cons, a questão é simplesmente arrumar um player 2 para jogar.

Se você está em busca de uma diversão leve e descompromissada para curtir uma tarde de jogatina e risadas com os amigos, Tied Together está aí, oferecendo exatamente isso.

Tied Together foi lançado em 19 de outubro, exclusivamente para o Nintendo Switch.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *