Análise Arkade: Unravel Two é uma deliciosa jornada cooperativa

21 de junho de 2018
Autor: Rodrigo Pscheidt

Análise Arkade: Unravel Two é uma deliciosa jornada cooperativa

Unravel Two foi uma das melhores surpresas da E3 este ano. Primeiro, por ser a inesperada sequência de um dos melhores jogos de 2016. Segundo, por já estar disponível no mesmo dia em que foi anunciado!

Agora é em coop… ou não

Em 2016, Unravel nos levou para uma jornada solitária cheia de significado, onde ajudávamos o pequeno Yarni a restabelecer as memórias felizes de uma família, revisitando lugares por onde eles passaram.

Unravel Two parte da mesma premissa, mas agora traz dois Yarnis, que estão ligados por um fio de lã, e devem trabalhar juntos para superar os elaborados environmental puzzles do game enquanto buscam um caminho para casa.

Análise Arkade: Unravel Two é uma deliciosa jornada cooperativa

Unravel Two é uma jornada cooperativa

Embora tenha sido pensado como uma experiência para o “coop de sofá”, Unravel Two também pode ser jogado em modo single player. Você terá que alternar entre os dois bonequinhos o tempo todo par superar obstáculos, mas pode “misturar” os dois em um só (afinal, eles são de lã) para adiantar a exploração em si.

Mas, falando francamente, eu recomendo que você jogue Unravel Two em coop. Joguei com minha namorada e foi uma experiência deliciosa — o jeito leve e fofinho do game faz dele uma experiência perfeita para casais. Ok, vira e mexe rolam pequenas perseguições, e é possível “morrer” de várias maneiras — tipo ser devorado por patos, pombos e peixes — mas no geral, o andamento do game é pacífico.

Análise Arkade: Unravel Two é uma deliciosa jornada cooperativa

Sei lá que bicho é esse, mas ele pode te devorar também.

A troca de teorias para resolver os puzzles mais elaborados e o fato de não precisarmos ficar alternando entre os dois Yarnis são coisas que tornam a experiência cooperativa mais fluida e agradável, então, se tiver um @player 2 para encarar essa jornada contigo, não deixe de convidá-lo(a).

Resolvendo puzzles em coop

Unravel Two se mantém mecanicamente bastante similar ao primeiro jogo: misturando trechos de plataforma com puzzles perfeitamente incorporados ao cenário, devemos seguir sempre em frente, utilizando nossa lã de maneiras criativas para superar os obstáculos.

Análise Arkade: Unravel Two é uma deliciosa jornada cooperativa

Trabalho em equipe é fundamental

Com dois bonequinhos, expande-se o leque de possibilidades dos puzzles, e o inspirado level design cria situações muito engenhosas que devem ser resolvidas com trabalho em equipe — ou, alternando entre os dois Yarnis, caso você esteja jogando sozinho.

Por exemplo, agora um bonequinho pode ficar parado em um lugar alto, para que o outro se balance no cordão de lã e possa chegar mais longe. Outro bom uso de trabalho cooperativo envolve catapultas, rampas e alavancas improvisadas, onde um bonequinho segura ou empurra algo para impulsionar o outro.

Tipo assim, ó:

É incrível a quantidade de puzzles bem sacados que o pessoal da Coldwood Interactive é capaz de criar usando objetos comuns: pedras, galhos, baldes e latas de tinta são utilizados para criar environmental puzzles incríveis, que demandam raciocínio lógico, atenção e, principalmente, cooperação.

Challenges & amiguinhos

Unravel Two tem sete fases relativamente longas, que irão testar seu raciocínio e sua capacidade de superar obstáculos. Mas, o jogo é tão legal que fica um gostinho de quero mais. Felizmente, os produtores oferecem mais, com 20 challenges opcionais que vão do “tranquilo” ao “desgraçado de difícil”.

Análise Arkade: Unravel Two é uma deliciosa jornada cooperativa

Há challenges focados em habilidade nos controles e velocidade, mas a grande maioria deles envolve raciocínio. Todos os tipos de challenges são legais, e o gameplay fluido e responsivo torna um prazer utilizar as boas mecânicas do jogo para resolver estas salas — que, reforço, são totalmente opcionais.

Confira o exemplo de um challenge abaixo, mais focado em reflexos e gameplay. Esse eu acabei encarando sozinho, controlando os dois bonequinhos “grudados”:

Reparou que eu salvei um outro Yarni ali no final do desafio, né? Pois então, você tem 20 bonequinhos diferentes para salvar nestes challenges, e eles lhe concedem novas possibilidades de customização dos Yarnis. Cores, tipos de cabeça e formatos de olhos, quanto mais Yarnis você salva, mais variações de personalização ganha.

Audiovisual

Unravel Two segue a cartilha do primeiro jogo, e continua sendo absurdamente lindo. Seu visual 2.5D é fotorrealista, belo, e muito detalhado, mesclando elementos de fantasia — os próprios Yarnis — ao mundo real com muita propriedade. De florestas a galpões de ferramentas, Yarni consegue extrair a beleza mesmo dos ambientes mais prosaicos.

Análise Arkade: Unravel Two é uma deliciosa jornada cooperativa

O visual do game é belíssimo

O game ainda faz um ótimo uso do parallax para conceder profundidade aos cenários, intercalando “camadas” de elementos que, juntas, compõem o todo da paisagem. O resultado é um jogo em que cada cenário parece uma pintura.

Rodando liso em 60 frames por segundo, o jogo traz um gameplay fluido e gostoso. No aspecto sonoro, ele preenche sua natureza tranquila com uma trilha instrumental suave, que mantém o clima de magia sem tirar o foco do jogador, sobressaindo-se só quando é necessário.

Análise Arkade: Unravel Two é uma deliciosa jornada cooperativa

O game não foi localizado para o nosso idioma, mas como é um jogo totalmente livre de palavras e diálogos, o inglês limita-se aos menus, e é bem fácil de se virar. Utilizando o direcional digital, pode-se fazer “emotes” para chamar a atenção do outro jogador, cumprimentá-lo, e por aí vai.

Conclusão

Unravel Two é, sob todos os aspectos, uma evolução de tudo o que vimos no primeiro game: com o foco no gameplay cooperativo, expandem-se as possibilidades, os puzzles tornam-se mais elaborados, instigando a criatividade e o trabalho em equipe de forma muito natural.

Análise Arkade: Unravel Two é uma deliciosa jornada cooperativa

Sério, jogue Unravel Two com o/a @

Some isso ao deslumbrante departamento audiovisual, ao gameplay fluido e ao incrível level design, e o que temos aqui é um jogo imperdível tanto para quem amou o primeiro Unravel, quanto para quem busca um joguinho encantador (especialmente para jogar com o/a @).

Unravel Two foi lançado em 9 de junho, e está disponível para PC, Playstation 4 e Xbox One.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *