Análise Arkade: a variedade caótica e divertida de CastleStorm (PC, X360)

24 de agosto de 2013

Análise Arkade: a variedade caótica e divertida de CastleStorm (PC, X360)

Depois da conhecida série Pinball FX, o Zen Studios decidiu lançar algo completamente novo. CastleStorm faz o máximo para trazer o melhor de vários jogos de tower defense, beat ‘em up e até como administrar recursos em jogos de estratégia em tempo real. Confira logo abaixo a nossa análise completa do game!

Ultimamente, temos jogos que são desenvolvidos com orçamentos hollywoodianos e os pequenos projetos indie feitos por pequenos grupo de indivíduos com muita ambição. Entre estes dois extremos, temos desenvolvedoras que trabalham com outras produtoras e são famosas por suas franquias e jogos bem feitos, porém muitas vezes esquecidos pelo público ou trazendo um grupo mediano de fãs em cada projeto.

Empresas como Raven Software, produtora de Singularity e de Wolfeinstein, e a Zen Studios, conhecida pela viciantes séries Pinball FX e Zen Pinball, fazem parte desta categoria um tanto injustiçada. Para fugir do estigma de ser “aquela produtora que faz pinballs”, eis que a Zen Studios nos apresenta CastleStorm!

Análise Arkade: a variedade caótica e divertida de CastleStorm (PC, X360)

Porém é quase impossível descrever CastleStorm sem mencionar outros jogos que já atingiram a fama nos últimos anos. Na prática, CastleStorm mescla estratégia em tempo real com a administração de recursos para recrutar soldados e melhorá-los em batalha. Tudo isso com destruição de castelos em 2D (estilo Angry Birds)com um variado arsenal e ainda um pouco de beat ‘em up quando o protagonista é convocado para lutar.

No lugar de focar somente em uma mecânica, a Zen Studios decidiu utilizar várias funcionalidades conhecidas de diversos gêneros em um só jogo. Isso pode até parecer um pouco preguiçoso, porém eles conseguiram combinar tudo isto para criar um jogo fluido que resulta em uma experiência muito divertida.

Essa reciclagem de mecânicas não torna CastleStorm necessariamente um jogo fácil. Mesmo com um ar simplista, CastleStorm consegue ser um pouco complexo no primeiro momento que o jogador se adentra no mundo.

Análise Arkade: a variedade caótica e divertida de CastleStorm (PC, X360)

Logo no começo você é introduzido à física de projéteis ao estilo Angry Birds. A estratégia para destruir castelos gradativamente vai aparecendo, continuando com a administração de recursos pela comida arrecadada para recrutar soldados, a necessidade de controlar o herói do jogo em um pequeno período de tempo para limpar uma grande horda de soldados inimigos utilizando tanto ataques físicos quanto mágicos, além de contar com habilidades de suporte.

É desafiador dominar tantas formas de jogabilidade de uma vez, mas o jogo nunca te força utilizar tudo isso para ganhar uma partida logo no começo. A curva de aprendizado e acessível, aos poucos o jogador é encorajado a se aventurar um pouco mais, utilizar habilidades diferentes e criar estratégias novas. Com um pouco de criatividade, você pode surpreender seus inimigos com as mais diversas abordagens.

Análise Arkade: a variedade caótica e divertida de CastleStorm (PC, X360)

Como se não bastasse, a Zen Studios decidiu adicionar mais uma mecânica para o jogo, que beira a simulação social: temos um editor de castelos, onde o jogador pode construir seu castelo desde a base até o mobiliário, adicionando as salas, torres e cômodos que achar melhor.

Este novo elemento pode ser crucial para ganhar uma vantagem sobre o inimigo: o jogador somente pode recrutar um soldado em especial (ou ganhar um poder passivo) se a sala estiver em pé, ou seja, você pode criar táticas para fortificar algumas salas e deixar outras na linha de frente como “iscas” para seus inimigos.

Mas se você não tem o interesse em se aprofundar nos editores de castelos, não se preocupe: o jogo disponibiliza castelos prontos para facilitar o trabalho e permitir que você se foque somente nas táticas de combate e defesa.

Análise Arkade: a variedade caótica e divertida de CastleStorm (PC, X360)

Verdade seja dita, este é um dos pontos positivos de CastleStorm: um jogo com uma jogabilidade tão variada (e inspirada por outros jogos) normalmente forçaria o jogador a utilizar todas as suas mecânicas a todo momento.

Porém, CastleStorm nunca chega a te forçar a mexer em todas estas mecânicas ao mesmo tempo, e você ainda pode ignorar certos aspectos do gameplay, se preferir se focar em outros. Você pode alternar entre as diferentes formas de jogo em uma única partida, fazendo isso quando você quer, não quando o jogo quer.

A história é simples, e utilizada mais para adicionar contexto à ação, além de ter um tom cômico leve, um humor descompromissado, sem humor negro, frases de efeitos gritadas ou doses cavalares de sarcasmo e ironia.

O humor aqui é simplesmente inofensiva e está lá para roubar um sorrisinho ou outro do jogador. Claro que não serão todos que irão achar graça das situações que o jogo coloca, mas o humor simpático do game não chega a incomodar.

Análise Arkade: a variedade caótica e divertida de CastleStorm (PC, X360)

Além de um modo história, CastleStorm também disponibiliza um modo Skirmish para partidas offline, um modo Survival e um modo focado somente no herói, além de um indispensável modo Multiplayer Online. Essa grande variedade de modos de jogo aumenta a vida útil do game, lembrando que a própria campanha single player é extensa de sua própria forma, dando muito conteúdo para quem quiser se aventurar.

CastleStorm não é um jogo que se destaca diante de tudo que já vimos, e acabou ofuscado pelos grandes lançamentos, mas isto não muda o fato que ele ainda é jogo muito divertido e com uma jogabilidade que pode parecer confusa em um primeiro momento, mas funciona muito bem.

Análise Arkade: a variedade caótica e divertida de CastleStorm (PC, X360)

Considerando seu preço bem acessível e seu alto fator replay, CastleStom é um jogo que merece sua atenção, por ser muito variado e divertido de jogar. Um jogo que sem dúvida merece sua atenção, mesmo em um ano tão insano e caótico para indústria de jogos.

Só lembrando que neste momento CastleStorm está disponível no Steam por R$ 16,99 e na Xbox Live por 800 Microsoft Points.

5 Respostas para “Análise Arkade: a variedade caótica e divertida de CastleStorm (PC, X360)”

  • 24 de agosto de 2013 às 14:49 -

    Babiro

  • Boa análise Henrique, eu havia jogado o jogo e não gostei muito não, não costumo gostar de jogos no estilo, mas um primo meu ficou viciado e toda vez que vem aqui em casa quer jogar!!

    • 24 de agosto de 2013 às 22:52 -

      Henrique Gonçalves

    • Valeu Babiro! Eu vejo que o que salva muito é o preço dele versus o que ele oferece, é muito conteúdo divertida que pode ser viciante quando se pega o jeito de jogo inteiro.

  • 24 de agosto de 2013 às 19:40 -

    Renan do Prado

  • Ótima análise Henrique!!!! Um grande pena esse game não sair pra PS3 também…

    • 24 de agosto de 2013 às 22:59 -

      Henrique Gonçalves

    • Valeu! Eu não me surpreenderia muito se ele saísse para o PS3, acho que por ser um novo IP eles tiveram medo de colocar em muitas plataformas. Quem sabe se o sucesso financeiro chegar eles acabam adicionando para o PS3.

  • 24 de agosto de 2013 às 23:50 -

    Willliam

  • Nossa valeu pela analise mesmo! Baixei o jogo demo só para dar uma jogada rapida, acabei comprando o jogo e o conteúdo adicional do game, na moral o jogo é muito loco,viciante,muito bem feito e tem a opção para jogar em 3D que no caso está excelente tanto em profundidade de tela e imagem externa melhorando muito e muito mesmo a imersão no jogo. Jogaço, o tipo de jogo que deve-se ter no repertório de jogos.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *