Análise Arkade – WRC 9 oferece profundidade e qualidade

4 de outubro de 2020
Autor: Junior Candido
Análise Arkade - WRC 9 oferece profundidade e qualidade

Quando era adolescente, gostava muito da série Colin McRae Rally. Não só pelo seu gameplay, que era muito realista dentro daquela época, mas também por todo o seu clima de um mundial de Rally, com as etapas reais, carros que competiam na época e a estrutura do campeonato que tinha, por exemplo, desconto de tempo para arrumar o carro.

Esta série, feita pela Codemasters, evoluiu para a série Dirt que conhecemos atualmente. Mas, como a companhia não tem os direitos (terá novamente só em 2023) da WRC, decidiu apostar em uma festa off-road, com vários tipos de competição. É a BigBen Interactive que conta com a missão de seguir levando todo o espírito de uma competição real de rally.

WRC 9 busca aprofundar um pouco mais essa vida “de piloto”. Usando um modo de campanha mais completo, o game busca seguir oferecendo o seu gameplay bem completo, que envolve um gameplay bem exigente, e várias opções de gerenciamento de equipe. Hora de conhecer melhor o game.

Gameplay bem complexo, que coisa boa!

Análise Arkade - WRC 9 oferece profundidade e qualidade

O gameplay de WRC 9 não é para jogadores casuais. Tenha isso em mente se estiver pensando em adquirir o game. Entretanto, há sim uma curva de aprendizado para quem quer aprender a curtir um bom simulador, mas claro, dentro do campo da simulação. É possível ajustar o carro, antes das provas, do jeito mais minucioso possível. E o carro permite controle quase que completo, o que inclui até o para-brisas.

Carro na pista, é hora de esquecer tudo o que você “aprendeu” em outros games de corrida, como Need for Speed, por exemplo. Rally é mais sobre técnica e menos sobre sair acelerando, fazendo curvas a “trezentos por hora”. Logo, novatos vão sofrer muito, para manter o carro na pista. Mas não desanime. Dá pra jogar. Basta praticar e perder alguns vícios. Frear antes de fazer a curva e reacelerar na retomada, por exemplo, já é um bom começo.

Análise Arkade - WRC 9 oferece profundidade e qualidade

A precisão do volante, a física de pneus que mantém o carro de forma mais interessante na pista, a gravidade do jogo perfeita, e a boa sensação de velocidade faz do jogo uma festa para quem quer um bom simulador. No volante, inclusive, é muito mais complexo de se manter o controle do carro, do que em outros jogos de corrida, incluindo simuladores. Que premiam ainda mais os jogadores com um visual bem caprichado, cheio de detalhes, e até elementos sonoros, como os vários roncos de motores, que mostraram que a BigBen se dedicou muito no desenvolvimento do game.

Vale lembrar também, para quem vai se aventurar na primeira vez com o game, que as regras do rally são bem firmes aqui. O seu carro, por exemplo, vai sofrer avarias e perder desempenho, com eventuais batidas. E, a mexida no carro, se for muito profunda, terá tempo a ser descontado no seu tempo final. São várias questões que você tem que ficar atento, para não perder corridas por bobeiras.

WRC 9 também é bem exigente em seus traçados. Especialmente quando os fenômenos naturais, como noite e chuva, aparecem, como neste desafio:

Fácil, não é. Mas é recompensador, para quem se dedicar a aprender. Há games de simulação, como Assetto Corsa, que são ainda mais exigentes em seu gameplay. Mas WRC 9, consegue, mesmo sendo bem complexo, oferecer a oportunidade de treino e aprendizado, com modos, inclusive, que te ajudam a dominar melhor o carro, e aprender a lidar com o game da maneira adequada.

Dominou o game? Já consegue fazer as curvas sem capotar o carro? Então você está pronto para curtir um modo campanha bem interessante.

Uma campanha muito completa

Como todo game de corrida, WRC 9 tem modo campeonato, corrida avulsa, tomada de tempo e modo online. Mas o grande recurso do jogo está em seu modo carreira. O começo é você que escolhe: pode ir direto tentar a sorte na WRC, ou tentar começar por baixo, passando por divisões inferiores. Junior WRC, WRC 3, e WRC 2 oferecem menos desafios, mas mais tempo até chegar lá.

Escolhido o modo, hora de sentar com sua equipe e começar a planejar sua carreira. Dá pra agendar treinos, desafios e corridas. Também dá pra contratar e demitir membros da equipe. E estes membros contam com funções muito importantes no jogo. Um bom meteorologista consegue prever melhor o tempo, ajudando no ajuste do carro. Um bom manager te garante melhores contratos e eventos. E um fisioterapeuta cuida da sua saúde física após as corridas.

Análise Arkade - WRC 9 oferece profundidade e qualidade

Entre as corridas, e campeonatos, há alguns desafios. Estes desafios garantem experiência e dinheiro, além de melhorar sua reputação na equipe. Tudo isso pode ser usado na árvore de habilidades que melhoram quase tudo no jogo: do carro até a sua equipe. Há os mais ansiosos, que não vão gostar de ter que lidar com tantas coisas. Mas para quem aproveitar, tem à disposição um modo bastante profundo, que consegue mesclar bem o fator gameplay, com a organização, para que suas corridas fluam ainda melhor.

Qualidade e profundidade em um ótimo game de rally

Análise Arkade - WRC 9 oferece profundidade e qualidade

São 16 rallys (com três novos países), um controle preciso, exigente e ágil, um modo campanha profundo e vários carros, de várias categorias, para correr no jogo. É um simulador para fã do gênero nenhum botar defeito. Se não tem a mesma força midiática de outros jogos, por outro lado, mostra como jogos de rally também ganham muito com as evoluções nos games.

Temos um jogo extremamente divertido, para quem quer o desafio de um bom simulador. E, para os casuais, apesar da dificuldade, com um pouco de treino e paciência, dá sim para se divertir com o jogo. E, quem sabe, dar uma chance para mais jogos deste formato. É um ótimo simulador, feito com muita competência e qualidade.

WRC 9 já está disponível, com versões para Playstation 4, Xbox One, e PC.

Uma resposta para “Análise Arkade – WRC 9 oferece profundidade e qualidade”

  • 4 de outubro de 2020 às 21:33 -

    Helinux

  • tenho boas lembranças do que considero o melhor jogo no estilo Rally: PC International Rally Championship 1997, que tinha bons controles e jogabilidade dukralho!!!! Bons tempos!!!! Gosto muito desse tipo de jogo e principalmente correr na chuva!!!! Já abandonei muito jogo de Rally devido a dificuldade de controlar o carro, muito sensíbilidade no controle!!!! Quanto a WRC 9…recomendo para quem gosta mesmo!!!! valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *