Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade

15 de outubro de 2021
Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade

O Brasil é um país que já provou várias vezes como é grande na indústria dos games, principalmente no cenário independente. E temos mais uma prova dessa verdade na forma de Unsighted, o primeiro game da Studio Pixel Punk, que é o primeiro estúdio brasileiro formado por mulheres trans!

Vamos então entrar num futuro distópico familiar, mas que transforma a fórmula do apocalipse das máquinas de uma forma muito surpreendente, criando um mundo cheio de vida, mesmo que artificial!

O apocalipse humano

Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade

Unsighted conta a história de um futuro distante, em que a tecnologia atingiu níveis inimagináveis. Nesse mundo futurista, um dia um imenso meteoro caiu no planeta, mas esse meteoro era diferente. Dentro dele, a humanidade descobriu uma nova fonte de energia, chamada Anima.

Com a Anima, a humanidade criou os Autômatos, robôs sencientes, com mentes, personalidades e sentimentos próprios. Essa imensa revolução deu vida à sociedade dos Autômatos, que viviam em harmonia com a humanidade. Porém, a ganância humana cresceu além de todos os limites, com toda a espécie humana iniciando uma sangrenta e irreparável guerra por controle do meteoro e consequentemente de toda a fonte de Anima do planeta.

Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade

A cidade de Arcadia, local onde o meteoro caiu, tornou-se uma zona de guerra. incontáveis humanos e autômatos morreram no conflito, que foi vencido pelas máquinas sencientes. Porém, a vitória não pode ser comemorada. Pois a humanidade enviou uma gigantesco torre que cobriu todo o meteoro, impedindo que os autômatos conseguissem acessar suas reversas de Anima.

Sem essa fonte de energia, os autômatos não conseguem manter sua própria identidade. E quando o Anima se esgota em seus corpos, eles desaparecem, sem que ninguém saiba para onde vão. E então, eles reaparecem, completamente violentos e fora de controle. Esses autômatos que desaparecem e tornam-se violentos passaram então a ser chamados de Unsighted. E sem Anima, não haverá futuro para nenhum deles. Porém, a esperança de todos caiu nas mãos de uma autômata em particular, chamada Alma.

Alma e sua luta contra o tempo

Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade

O game começa no momento em que Alma desperta em um laboratório destruído, sem qualquer lembrança de quem ela é e porque ela está ali. Ela tem somente alguns flashes de memória de outra autômata, com quem ela tinha um forte laço amoroso.

E não demora muito para que ela seja atacada pelos Unsighted e precise lutar para sobreviver. E então ela se dá conta que tudo a sua volta está destruído, com ela sem nem mesmo saber para onde ir. Até que ela encontre Iris, uma pequena autômata em formato de fada, que passa a guiá-la pelas ruínas de Arcadia.

Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade

Eventualmente, ambas chegam na Vila Engrenagem, um dos poucos locais pacíficos da cidade, onde antigos companheiros de Alma montaram um lar, e onde ela finalmente descobre sua história e o que precisa fazer. Sua missão então fica clara: Primeiro, ela deve recuperar 5 fragmentos do meteoro, guardados por poderosos autômatos, para criar uma arma que a permita entrar na torre que abriga o meteoro original. E segundo, ela deve encontrar Raquel, a autômata com quem tinha uma relação amorosa, e que está desaparecida desde a guerra.

Porém, essa missão não será fácil, pois o destino de todos os autômatos está literalmente em jogo. Como ninguém tem acesso ao Anima, todos os autômatos que você conhecer no caminho, incluindo a própria Alma, estão em modo de contagem regressiva para se transformarem em Unsighted.

Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade

O game possui um sistema de passagem de tempo, com horas, minutos e ciclo de dia e noite. A cada hora que passa, menos tempo os autômatos terão. Se seus tempos acabarem, eles virarão Unsighted e você não conseguirá mais salvá-los.

Você pode adiar isso oferecendo-os pó de meteoro, que é encontrado espalhado pelo mapa. Porém, esse é um item muitíssimo raro, fazendo com que você precise avaliar muito bem como usá-lo, seja para aumentar o tempo de vida de Alma, para salvar algum autômato prestes a perder a sanidade, ou para outras coisas mais arriscadas.

Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade

Esse é um recurso muito interessante e crítico no game, pois faz com que o jogador se empenhe em não perder tempo para tentar cumprir seus objetivos. Em minha jogatina, sempre que encontrava pó de meteoro eu o usava naqueles que mais precisavam. Porém, chegou um momento em que não conseguia mais achar esse item, e um após o outro, vários personagens acabaram se tornando Unsighted.

Felizmente, o jogador pode, a qualquer momento, ativar o Modo Explorador. Com esse modo, o tempo restante para os autômatos corre bem devagar, não comprometendo a exploração. Cabe ao jogador decidir qual nível de desafio quer tentar. Com tempo de sobra para fazer tudo, com o tempo padrão (que foi a dificuldade que joguei), ou até em um modo ainda mais difícil, em que você tem bem menos tempo para salvar seus amigos.

Um mundo extenso e cheio de perigos

Unsighted é definido como uma mistura de Metroidvania e Souls-like. E essa mistura fica bem evidente em seu gameplay, focado em ação rápida, medidor de estamina, um enorme arsenal de armas brancas e de fogo diferentes, além de seu gigantesco mapa.

O mapa é composto por três níveis diferentes: nível do solo, subterrâneo e áreas superiores. Todas as áreas são interligadas entre si por diversos caminhos, com elevadores, passagens secretas e etc. Além disso, cada área do mapa é única e diferente das outras, dividido em regiões com visuais e inimigos únicos, como uma cidade em chuva eterna, jardins orientais, viadutos por cima dos prédios e etc.

Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade

Seu objetivo é coletar os cinco fragmentos de meteoro, e você pode coletá-los em qualquer ordem que quiser. Porém o game fornece uma ordem pré-definida para facilitar as coisas. Além disso, o game conta com interações de armas e ambientes, que são bem criativas e divertidas, não focando muito em habilidades específicas e backtracking (apesar de haver ambas as coisas, como um item de pulo mais alto e distante, por exemplo).

Três exemplos dessas interações são o uso de armas com efeito de fogo e de gelo. Você pode usar fogo para acender tochas em certos locais, que podem abrir passagens. E pode usar gelo para congelar a água e criar passagens por locais antes inacessíveis. E outro exemplo é o uso de granadas para destruir paredes de pedra.

Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade
Você pode fazer carinho em vários cachorros em Unsighted!

E, é claro, todo o mapa é cheio de Unsighteds muito perigosos. Desde pequenos robôs de serviço até enormes criaturas monstruosas, cada área possui inimigos diferentes e bem poderosos. Por conta isso, o jogador precisa estar preparado para enfrentá-los.

Alma pode receber upgrades passivos através de chips, que podem ser fabricados, comprados e encontrados no cenário, que aumentam a barra de vida, poder e ataque e etc. Fora isso, há as diferentes armas, espadas, machados, pistolas, metralhadoras e etc. Você equipa duas armas diferentes ao mesmo tempo, podendo equipar duas armas brancas, duas armas de fogo ou uma de cada.

Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade

Fora isso, não há mais upgrades grandes, tudo cai na habilidade do jogador, manejamento de recursos e upgrades de armas e chips. Uma habilidade extremamente útil é a defesa. A defesa nesse game é baseada puramente em timing. Se você se defender no exato momento que for atingido, atordoará o inimigo, permitindo que você cause muito dano. Porém, lutar contra vários inimigos ao mesmo tempo torna essa defesa complicada. Além disso, com o botão de pulo você pode esquivar de ataques, mas perdendo a chance de criar aberturas na defesa dos inimigos.

Audiovisual

Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade

Unsighted tem um visual em pixel art incrivelmente belo. O game tem perspectiva top-down, o que as vezes pode causar um pouco de confusão sobre a verticalidade de alguns cenários, mas nada que atrapalhe muito.

Os cenários do game são muito bem desenhados, com muitos elementos únicos que se combinam e se destacam, criando cenários que contam uma história. Por exemplo na área de chuvas, podemos ver rastros de óleo e de destruição, mostrando as consequências da guerra e da ação dos Unsighteds na área.

Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade

Os sprites de NPCs amigáveis são bem simples, mas Alma, os Unsighted e principalmente os chefões possuem animações com muita fluidez e detalhes. Além disso, todo personagem com quem é possível ter diálogos possuem sprites mais detalhados para as telas de falas, com variações de poses e sentimentos, dando ainda mais personalidade a cada um.

Na parte sonora, o game tem músicas incríveis, desde melodias de piano, regadas a muita melancolia, até composições completas, com guitarra, bateria, e etc. Cada música combina com as diferentes áreas do mapa, além disso, certos cenários não possuem música, permanecendo somente os sons ambientes. E nesse game, o silêncio cria um forte senso de isolamento, principalmente em locais abandonados e no subsolo.

Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade

Sendo um game 100% brasileiro, é claro que está localizado no nosso português brasileiro! Então você pode jogar sem medo de ficar sem entender alguma informação ou diálogo!

Conclusão

Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade

Unsighted é um game realmente impressionante, divertido e belo. Contendo muita ação, uma história bem interessante e principalmente a urgência em tentar salvar seus amigos, do contrário, você verá cada um deles tornando-se um inimigo, algo realmente terrível.

Sendo o primeiro game da Studio Pixel Punk, que é formada por Tiani Pixel e Fernanda Dias, já mostra o enorme talento da dupla! Esse é um game que definitivamente merece ser jogado e elogiado, mostrando mais uma vez que nosso país sabe criar games incríveis!

Distribuído pela Humble Games, Unsighted foi lançado no dia 30 de setembro com versões para PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.

Uma resposta para “Análise Arkade: Unsighted é um indie 100% brasileiro de muita qualidade”

  • 15 de outubro de 2021 às 17:02 -

    Andre Lima

  • Acharam o GAME dificil? Sinceramente toda vez que eu leio que um jogo tem SOULS-LIKE em qualquer descrição, já me da um bode de jogar ele pq não é um estilo que normalmente curto, ao mesmo tempo que eu amo METROIDVIANA. :)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *