Análise Arkade: Xuan Yuan Sword 7, um surpreendente RPG de ação “made in China”

9 de outubro de 2021
Análise Arkade: Xuan Yuan Sword 7, um surpreendente RPG de ação "made in China"

Embora a China sedie uma das maiores companhias que investem em games do mundo (a Tencent), é raro vermos jogos legitimamente chineses sendo lançados no Ocidente.

Pense comigo: RPGs japoneses são tão populares que tem sua própria sigla (JRPG) e franquias que acumulam milhões de fãs pelo mundo. Agora, e RPG chinês? Temos Genshin Impact, que tornou-se um fenômeno, mas fora ele, o mercado chinês de RPGs é bastante restrito deste lado do mundo.

Análise Arkade: Xuan Yuan Sword 7, um surpreendente RPG de ação "made in China"

Xuan Yuan é a franquia que anda tentando furar esta bolha. A série já existe há décadas, e não é de hoje que vem tentando se aproximar do público ocidental: eu até já analisei um jogo da série aqui no site — Xuan Yuan Sword: The Gate of Firmament, relembre aqui — e agora, eis que chega Xuan Yuan Sword 7, jogo que, apesar do 7 no título, funciona de maneira totalmente independente, uma espécie de soft reboot, para alcançar mais pessoas.

Protegendo a família

O protagonista de Xuan Yuan Sword 7 é o jovem guerreiro Taishi Zhao. Ele é um jovem órfão que tomou para si a missão de proteger sua irmã mais nova, Taishi Xiang, que sofre de uma doença misteriosa.

Análise Arkade: Xuan Yuan Sword 7, um surpreendente RPG de ação "made in China"

Quando o casebre em que eles vivem é atacado e Xiang é mortalmente ferida, Zhao toma medidas desesperadas, e pede a ajuda de um espírito que está há séculos aprisionado para salvar a irmã. O espírito lança um feitiço que coloca a alma da garota em um “manequim” de madeira, e faz uma barganha: se quiser salvar o corpo físico da irmã, Zhao terá que libertar a criatura sobrenatural de seu cárcere.

Zhao aceita, mas claro que isso não será tão simples: o lugar é protegido por um intrincado mecanismo de pedra, com algumas partes faltando. Assim Zhao e Xiang vão sair pelo mundo em busca dos pedaços desta “chave”, enfrentando monstros, guerreiros humanos e diversos outros perigos enquanto se aventuram por templos de antigas civilizações e pelas belas paisagens da China antiga.

Análise Arkade: Xuan Yuan Sword 7, um surpreendente RPG de ação "made in China"
A intro do jogo mostra Zhao e Xiang crianças

A história de Xuan Yuan 7 é relativamente simples, mas ganha pontos pelo carisma dos personagens e pela boa construção de relacionamentos entre eles. No início do jogo, conhecemos Zhao e Xiang ainda crianças, no dia em que tornaram-se órfãos (num trecho que até lembra a introdução de A Plague Tale), e sempre que encontramos uma fogueira — que, claro, serve para salvar o jogo –, podemos vê-los conversando e relembrando histórias antigas.

Análise Arkade: Xuan Yuan Sword 7, um surpreendente RPG de ação "made in China"
A relação de Zhao e Xiang é muito bem construída

Muitos RPGs maiores e mais famosos não desenvolvem tão bem as relações entre seus protagonistas como este.

O combate de Xuan Yuan Sword 7

Bebendo na fonte de jogos com Dark Souls, Final Fantasy XV e até Uncharted (?!), Xuan Yuan 7 se apresenta como um RPG de ação com bastante ênfase no combate, que é totalmente em tempo real e bastante frenético, ainda que mantenha um fator estratégico na utilização de poderes e habilidades de nossos aliados.

Análise Arkade: Xuan Yuan Sword 7, um surpreendente RPG de ação "made in China"

Como em Final Fantasy XV, controlamos apenas o protagonista, que é capaz de executar combos físicos de ataques fracos e fortes. Por meio de atalhos no controle, podemos dar ordens para os outros membros da party utilizarem suas magias e ataques mais poderosos. Como estas habilidades têm cooldowns relativamente longos, é bom guardá-las para os momentos mais adequados.

Os inimigos têm tanto uma barra de vida quanto uma de stagger, que lhes deixa atordoados e indefesos quando é preenchida. Há ataques que causam mais dano na barra de vida, outros que afetam mais a barra de stagger. Um inimigo atordoado geralmente pode ser vencido com um único ataque fatal.

Confira abaixo uma batalha contra um dos primeiros chefes do jogo:

O combate de Xuan Yuan Sword 7 ganha mais profundidade no sistema de posturas. Conforme avançamos na campanha e derrotamos chefes, vamos adquirindo diferentes posturas de batalha inspiradas em animais — que afetam basicamente o ataque forte de Zhao. Podemos deixar duas posturas “equipadas” para alternar rapidamente, e ainda contamos com um pergaminho mágicos que pode “sugar” os inimigos e desencadear outros tipos de poderes.

Assim, ainda que tenha um gostinho de Souls-like em alguns aspectos — a configuração dos botões, os itens consumíveis, o respawn de inimigos quando descansamos em uma fogueira –, Xuan Yuan é um RPG de ação onde a ação é realmente o foco. Os combates são quase no estilo hack ‘n slash, especialmente contra inimigos mais fracos.

Explorando e resolvendo puzzles

Quando não estivermos combatendo monstros e inimigos, estaremos explorando os belos cenários do jogo, que passeiam por vilarejos, montanhas, bosques e templos ancestrais. Xuan Yuan 7 não é um jogo de mundo aberto: as áreas principais do jogo são ligadas por caminhos lineares, com um outro segredo escondido aqui e ali.

Análise Arkade: Xuan Yuan Sword 7, um surpreendente RPG de ação "made in China"
O jogo tem puzzles no melhor estilo Uncharted

A exploração é feita a pé, com direito a escaladas ocasionais que até lembram o estilo Uncharted. Aliás, não é só nesse aspecto que podemos traçar paralelos com as aventuras de Nathan Drake: Xuan Yuan 7 também possui puzzles bastante elaborados, onde devemos arrastar estátuas, completar mosaicos e coisas do tipo. Considerando que este não é o foco do jogo, é notável a qualidade e variedade destes quebra-cabeças.

Como em todo RPG que se preza, Xuan Yuan 7 também tem um bocado de sidequests. O fato dele não ser open world facilita um pouco as coisas, uma vez que geralmente não precisamos ir muito longe para completar as missões. Não espere nada muito criativo, porém. No geral, estas missões envolvem objetivos do tipo “encontre tal coisa” ou “mate tal criatura”, como em dezenas de outros jogos do gênero.

Uma sidemission que acabou sendo mais divertida do que parece envolve um jogo de tabuleiro chamado Xiangqi. Pois é, já que hoje em dia todo action RPG precisa ter um mini-game, aqui temos o tal do xadrez chinês.

Análise Arkade: Xuan Yuan Sword 7, um surpreendente RPG de ação "made in China"
Xiangqi, o xadrez chinês

É um jogo simples, mas bem engenhoso, que parece uma mistura de dama com jogo da velha: precisamos fechar linhas para “comer” uma pedra do adversário ou bloquear seu avanço. Há inclusive pedras com propriedades especiais, que adquirimos ao vencer os melhores competidores (esta é a sidequest, na verdade; vencer os 7 melhores jogadores de Xiangqi da região).

Audiovisual

Xuan Yuan 7 claramente não tem o orçamento de um legítimo triple A, mas faz bonito com o que tem. Os modelos de personagens e monstros são bem detalhados e a variedade de cenários também impressiona, ainda que tenhamos aquele tipo de “floresta genérica” se repetido mais que não traz nada de especial.

Análise Arkade: Xuan Yuan Sword 7, um surpreendente RPG de ação "made in China"

A direção do jogo é o que realmente chama a atenção: Xuan Yuan 7 é muito cinematográfico, com cutscenes bastante elaboradas e QTEs cheios de movimentos de câmera e efeitos de slow motion. Muito bem coreografadas, estas cenas muitas vezes lembram aqueles filmes de artes marciais. Confira um breve exemplo abaixo:

A trilha sonora combina com o tom do jogo, misturando temas grandiosos de fantasia com instrumentos de corda, percussão e sopro que constroem uma atmosfera tipicamente oriental para a aventura. Os efeitos sonoros também fazem um bom trabalho.

É no idioma que talvez esteja o maior fator impeditivo do game: Xuan Yuan Sword 7 conta com áudio apenas em chinês e legendas apenas em inglês. Como os personagens conversam bastante, ter um bom nível de inglês é fundamental para compreender a história. Ou isso ou ser fluente em chinês, para não depender das legendas. ¯\_(ツ)_/¯

Conclusão

Xuan Yuan 7 é um jogo bem impressionante. Sem fazer alarde, ele chegou de mansinho, oferecendo uma experiência muito satisfatória. Seu sistema de combate é ótimo, a exploração e os puzzles são divertidos e até o mini-game de xadrez chinês consegue entreter o jogador.

Análise Arkade: Xuan Yuan Sword 7, um surpreendente RPG de ação "made in China"

O jogo tem uma missão difícil no ocidente — afinal, a franquia é bem pouco difundida por aqui –, mas espero que você que está lendo isso dê uma chance para ele. A história pode não ser nada demais, mas os personagens são cativantes, e o conjunto da obra é sem dúvida uma grata surpresa.

Nos consoles o preço dele é um tanto salgado, mas a versão PC está por menos de 70 reais na Steam — e tem até demo gratuita disponível. Se você já deu uma chance para os poloneses da CD Projekt Red (que inclusive desapontaram seus fãs com Cyberpunk 2077), porque não fazer o mesmo pelos chineses da Softstar? Te garanto que o jogo pode te surpreender.

Xuan Yuan Swod 7 está disponível para PC, Playstation 4 (versão analisada, rodando no PS5) e Xbox One. O game não recebeu localização para o nosso idioma.

Uma resposta para “Análise Arkade: Xuan Yuan Sword 7, um surpreendente RPG de ação “made in China””

  • 9 de outubro de 2021 às 22:50 -

    Helinux

  • Jogo Bonito!!!! valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *