Aprenda a conectar e utilizar seu Wiimote no seu computador

12 de setembro de 2010

Aprenda a conectar e utilizar seu Wiimote no seu computador

Gosta do Wiimote, mas se sente limitado por poder utilizá-lo apenas no videogame? Este tutorial vai lhe possibilitar conectar e utilizar o Wiimote no seu PC como mouse!

Programas necessários:

São necessários apenas dois programinhas:

– o BlueSoleil, programa que gerencia dispositivos Bluetooth. Você pode optar pelo gerenciador de Bluetooth do próprio Windows, mas ele pode não reconhecer o Wiimote;

– e o WiinRemote, que configura os comandos do controller para o PC. Este programa não precisa nem de instalação, você pode rodá-lo direto de uma pasta do seu PC.

Procedimentos:

Ative o dispositivo Bluetooth do computador (caso esteja desativado). Acesse o diretório configurado para a exibição dos dispositivos de Bluetooth (após a instalação do programa, normalmente ele será exibido na área de trabalho do computador, com o ícone Bluetooth).

Depois, clique duas vezes na opção Procurar Dispositivos e, ao mesmo tempo, aperte os botões 1 e 2 do controle Wiimote (as quatro luzes do controle permanecerão piscando).

Aprenda a conectar e utilizar seu Wiimote no seu computador

Nesta janela, será exibido um novo ícone com o desenho de um joystick. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e escolha a opção Ligar e, ao mesmo tempo, aperte novamente os botões 1 e 2 do Wiimote.

Aprenda a conectar e utilizar seu Wiimote no seu computador

No momento em que o controle estiver corretamente ligado e ativo, o ícone aparecerá com os detalhes em verde e com o nome do dispositivo – Nintendo RVL-CNT-01 – como mostrado abaixo:

Aprenda a conectar e utilizar seu Wiimote no seu computador

No WiinRemote, acesse Options e depois Preferences. Nesta janela, na opção Cursor, selecione a opção IR Sensor e clique em Apply.

Aprenda a conectar e utilizar seu Wiimote no seu computador

Neste momento você já pode observar a captação dos movimentos do Wiimote na tela de monitoramento do programa. No Wiimote, o botão A equivale ao botão esquerdo do mouse e o (-) ao direito. Para navegar nos menus, utilize as setas direcionais. Operações simples como abrir o menu de contexto e selecionar telas já podem ser feitas a partir disto.

Aprenda a conectar e utilizar seu Wiimote no seu computador

Para poder ativar o ponteiro do cursor na tela e movimentá-lo como se fosse o mouse, é necessário ligar o Wii. Aponte o controle Wiimote para a barra de sensor de movimento e verifique no computador se o programa detecta corretamente o movimento. Depois, abra o programa WiinRemote, acesse Options e Cursor On/Off para habilitar o uso do Wiimote no lugar do mouse.

Para desativar o Wiimote no Windows, abra a janela de dispositivos Bluetooth, clique com o botão direito do mouse no ícone do controle e  selecione Desligar.

Funcionamento:

Utilizar o Wiimote no PC pode ser uma boa alternativa para quem gosta de assistir vídeos e ouvir música no PC e não possui controle remoto ou teclado e mouse sem fio. No entanto, é um pouco difícil pegar o jeito e isso pode levar um tempo, inclusive parecendo ser mais difícil do que realmente é. Outro detalhe chato é que você precisa estar com o Wii ligado se quiser realmente simular um mouse, já que o Wiimote necessita da barra de captação de movimento para poder movimentar o cursor na tela.

(Via TechNinja)

Esta pode ser realmente uma ótima ideia para quem utiliza o computador para assistir a vídeos, filmes, ouvir música, etc. e não possui um controle remoto ou teclado e mouse sem fio. Adquirir a sintonia de movimentação do controle e abertura/fechamento de janelas pode levar um pouquinho de tempo e no começo essa experiência pode parecer até mais difícil do que realmente é.

Um fato meio inconveniente é que você precisa estar com o Wii ligado se quiser realmente simular um mouse porque o controle necessita da barra de captação de movimento para poder movimentar o ponteiro do cursor na tela. Você já tentou isto antes? Conte-nos como foi sua experiência!

5 Respostas para “Aprenda a conectar e utilizar seu Wiimote no seu computador”

  • 14 de setembro de 2010 às 12:39 -

    hallysson

  • MUITO LEGAL!JA QUE O CONTROLE DO WII PODE PEGAR EM NOT BOOK POR QUE NAO INVENTAO UM EMULADOR WII

    • 14 de setembro de 2010 às 15:40 -

      Rafael

    • Porque já existe. Procure pelo emulador Dolphin

  • 14 de outubro de 2010 às 08:52 -

    otavio

  • nao necessita deixar o wii ligado, jah existem barras com led, iguais a do wii, movidas a pilhas, tb dah pra mirar pra uma vela, sadahfhsafhas

  • 30 de dezembro de 2012 às 22:56 -

    rodrigo

  • poxa meu wiremote funciona todo perfeito mas o mouse não pega nem por reza.
    to usando uma barra do wii e nada.

    so falta os movimentos do mouse alguem pode me ajudar?

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *