Arkade Apresenta: Top 10 – Os melhores jogos de Nintendo DS

7 de fevereiro de 2010
Autor: Fábio Torres

Arkade Apresenta: Top 10 - Os melhores jogos de Nintendo DS

Continuando nossa série, hoje apresentamos os 10 melhores jogos de todos os tempos daquele que está prestes a se tornar o console mais vendido de todos os tempos: o Nintendo DS!

10 – Meteos (87,85)

Arkade Apresenta: Top 10 - Os melhores jogos de Nintendo DSO jogo “irmão” de Lumines é o décimo desta lista. Lançado em 2005 para o DS, Meteos é um puzzle de ação que exige movimentos e raciocínio rápidos do jogador (ao contrário de Lumines, que necessita de mais concentração e ritmo). O ação do jogo se concentra na tela de baixo do DS (“atmosfera”). O jogo consiste em formar linhas ou colunas de três símbolos iguais. Quando isto ocorre, as peças viram uma espécie de foguete, onde o objetivo é levar as peças que estão em cima do foguete para a tela de cima (a “órbita”). Caso você não consiga e a tela de baixo fique cheia de blocos, é game over. Confira alguns vídeos de gameplay aqui. O jogo conta com 32 planetas, ou fases, sendo que cada um varia em design, cores, velocidade dos blocos, etc. Hoje, quase cinco anos após seu lançamento, Meteos é um sucesso, com versões para celular e Xbox Live.

9 – Elite Beat Agents (88,04)Arkade Apresenta: Top 10 - Os melhores jogos de Nintendo DS

Um dos primeiros jogos de música a serem lançados, Elite Beat Agents foge das guitarras, baixos e baterias e se foca no ritmo das músicas. Baseado no japonês Osu! Tatakae! Quendan!, Elite Beat Agents faz com que o jogador utilize a stylus, tocando e arrastando a canetinha pela tela sensível ao toque, tudo obedecendo ao ritmo de músicas como Sk8er Boi, da Avril Lavigne, Highway Star, do Deep Purple, e Y.M.C.A., do Village People. A história de EBA é das mais curiosas: o jogo segue um grupo de agentes do governo que são enviados para ajudar pessoas que não sabem o que fazer e que estão desesperadas. No entanto, ao invés de ajudar diretamente as pessoas, os agentes motivam elas através de sua dança (WTF). O resultado de cada fase varia de acordo com a qualidade da dança realizada.

Arkade Apresenta: Top 10 - Os melhores jogos de Nintendo DS8 – The Legend of Zelda: Phantom Hourglass (88,76)

O primeiro The Legend of Zelda para DS não desapontou seus fãs. Sequência direta para o jogo de Gamecube, The Wind Waker, Phantom Hourglass novamente traz o visual cel shaded. O jogo começa com Link navegando pelos mares juntamente com seus companheiros piratas e Tetra, que abandonou o nome de Zelda. O grupo está atrás de um navio fantasma quando Tetra desaparece e Link vai atrás dela, mas acaba caindo no mar. Assim começa a história, com o herói procurando mais uma vez Zelda/Tetra. Phantom Hourglass conseguiu aliar bem o estilo de jogo Zelda com as capacidades do Nintendo DS, se tornando um dos melhores jogos de ação do portátil. Em Dezembro de 2009, Phantom Hourglass ganhou uma sequência, The Spirit Tracks, que inclusive foi capa da Revista Arkade.

7 – New Super Mario Bros. (89,20)Arkade Apresenta: Top 10 - Os melhores jogos de Nintendo DS

Desde o Super Nintendo que Mario & cia. não participavam de um jogo de plataforma sidescrolling, mas, em 2006, isto foi corrigido com New Super Mario Bros. Ainda que o gênero possa ser considerado datado e antigo, NSMB é um jogo incrível e especial, muito por ter aquele ar clássico que os três primeiros SMB e SMB World tinham. Se o estilo de jogo é “antigo”, o mesmo não se pode dizer dos gráficos, que levam o hardware do DS ao limite. Para não cair no risco de ser apenas um remake, New Super Mario Bros. traz novidades como o super-cogumelo, que deixa o encanador do tamanho da tela praticamente. Também em 2009, a fórmula foi levada para o Wii, em New Super Mario Bros. Wii.

6 – Castlevania: Dawn of Sorrow (89,99)

Arkade Apresenta: Top 10 - Os melhores jogos de Nintendo DSCastlevania sempre sofreu na hora de passar para o 3D, principalmente para os consoles de mesa. No entanto, é nos portáteis, com gráficos 2D, que a série se encontrou e Dawn of Sorrow é a prova disto. Um dos melhores jogos de aventura disponíveis até hoje (o jogo foi lançado em 2005), Dawn of Sorrow acompanha Soma em mais uma luta contra Drácula e outros monstros malignos. Similar a seu antecessor do GBA, Aria of Sorrow, este jogo também traz o sistema de Souls – alguns inimigos ocasionalmente deixarão suas almas para trás, para Soma pegá-las. Algumas darão um novo ataque para o herói, outras alguma habilidade para pegar itens que estejam fora do alcance. Tudo isto ainda sem fazer uso da tela de toque e “truques” desnecessários para o andamento do jogo.

Arkade Apresenta: Top 10 - Os melhores jogos de Nintendo DS

5 – Advance Wars: Dual Strike (90,28)

O Advance Wars original foi considerado um dos melhores jogos para GBA e sua sequência para DS, Dual Strike, não fez por menos em 2005. Ainda que não inovasse muito, Dual Strike aproveitou as possibilidades do Nintendo DS e fez com que as batalhas se tornassem ainda mais divertidas, principalmente pelo uso das duas telas. Com novos Comandantes e novas unidades, o jogo abre a possibilidade de aliar dois Comandantes, cada um com seus pontos fracos e fortes e até mesmo com um ataque combinado, que, se bem utilizado, pode virar uma partida a seu favor. Mesmo sem grandes inovações, Advance Wars: Dual Strike é um grande jogo, e um dos melhores para o Nintendo DS.

Arkade Apresenta: Top 10 - Os melhores jogos de Nintendo DS4 – Mario Kart DS (91,19)

Mesmo sem a presença de dois personagens por kart como em Double Dash, a versão para GameCube, a versão de Mario Kart do DS ainda representa um passo à frente na série. Não porque ele é a versão do DS, mas sim porque ele permite multiplayer de até 8 jogadores com apenas um cartuchinho (ainda que os jogadores tenham opções limitadas) e é o primeiro Mario Kart da história a disponibilizar a jogatina online. Além disso, o jogo traz 32 pistas diferentes (16 novas e 16 retiradas de jogos antigos da série), distribuídas em 8 copas diferentes. De início, estão disponíveis 8 pilotos com 2 karts cada um, mas, conforme você vai progredindo, outros pilotos e muitos outros karts vão sendo liberados.

3 – Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story (91,27)

Arkade Apresenta: Top 10 - Os melhores jogos de Nintendo DSUm dos jogos mais novos lançados para DS e já na terceira posição do Top 10 dos melhores de todos os tempos. Bowser’s Inside Story é o terceiro game da série Mario & Luigi e é, possivelmente, o jogo com Mario & cia. mais inovador e interessante que a Nintendo jamais fez. Os irmãos Mario novamente estão tentando salvar o Mushroom Kingdom quando uma confusão acontece e eles acabam sendo sugados para dentro de Bowser! Além de mudar os cenários dos cenários costumeiros para as entranhas do inimigo nº. 1 dos encanadores, o jogo também coloca o gamer para controlar o próprio Bowser, algo que só era possível em Mario Kart, Tennis e afins.

Arkade Apresenta: Top 10 - Os melhores jogos de Nintendo DS2 – Chrono Trigger (92,00)

Chrono Trigger é disparado um dos maiores clássicos do Super Nintendo, um RPG cativante, envolvente e complexo. Hoje em dia, mesmo quase 15 anos após o seu lançamento original, o jogo se mantém quase sem concorrência. A versão para DS só confirma isto. É um simples port da versão lançada em 1995, mas a qualidade dos gráficos e do jogo num todo é tão elevada que ele recebeu apenas notas altas e foi um dos principais lançamentos do final de 2008. Para o DS, algumas coisas foram adicionadas, como as cut-scenes da versão para PSX e uma história levemente modificada. Se você gosta de RPGs, não deve perder este grande jogo.

Arkade Apresenta: Top 10 - Os melhores jogos de Nintendo DS1 – Grand Theft Auto: Chinatown Wars (92,92)

Se no PSP, Kratos tirou o posto n.º 1 de GTA, no DS, Huang Lee reina absoluto. Um GTA multiplataforma para portáteis, Chinatown Wars traz uma grande diferença em relação aos seus “irmãos maiores”: ao invés dos gráficos realistas, ele traz gráficos cel-shaded, o que lhe dá uma aparência de história em quadrinhos. Com mapas baseados em Liberty City, Chinatown Wars acompanha o dia-a-dia de Huang Lee e a máfia chinesa. O jogo ganhou o prêmio de melhor jogo para portáteis do VGA em 2009.

E, com isto, fechamos a lista dos 10 Melhores Jogos do Nintendo DS de acordo com o site Gamerankings. Não perca na próxima semana os melhores jogos do Nintendo Wii. Até lá!

Um GTA multiplataforma para portáteis, Chinatown Wars traz uma grande diferença em relação aos seus “irmãos maiores”: ao invés dos gráficos realistas, ele traz gráficos cel-shaded, o que lhe dá uma aparência de história em quadrinhos. Com mapas baseados em Liberty City, Chinatown Wars acompanha o dia-a-dia de Huang Lee e a máfia chinesa. O jogo ganhou o prêmio de melhor jogo para portáteis do VGA em 2009.

31 Respostas para “Arkade Apresenta: Top 10 – Os melhores jogos de Nintendo DS”

  • 7 de fevereiro de 2010 às 13:09 -

    André Monsev

  • Ótimo! Mas YMCA não é do Queen não :P

    • 20 de fevereiro de 2012 às 14:21 -

      KING OF KINGS

    • logico q nao

  • 7 de fevereiro de 2010 às 13:40 -

    Raphael

  • Y.M.C.A Corrigido :)

  • 8 de fevereiro de 2010 às 07:33 -

    Pedro Lula

  • Mto bom mesmo…

  • 9 de fevereiro de 2010 às 04:05 -

    Pris

  • Não sei onde em Super Mario Bros ele usa roupa de abelha ô___o’

    • 1 de dezembro de 2010 às 18:32 -

      aaa

    • no super mario galaxi

      • 20 de fevereiro de 2012 às 14:20 -

        KING OF KINGS

      • kkkk

  • 9 de fevereiro de 2010 às 07:03 -

    Blog House

  • Boa!

  • 9 de fevereiro de 2010 às 10:36 -

    Caio

  • Faltou The World Ends With You, mas mesmo assim a lista ficou boa.

  • 9 de fevereiro de 2010 às 18:05 -

    mandinha

  • Ahh legal sua lista , faltou alguns como trauma center e o jogo da peach (auahuah q é suuuuuuper divertido xD)

  • 11 de fevereiro de 2010 às 09:02 -

    Diogo Almeida

  • Como assim, faltou Scribblenauts…. ^^

    • 30 de novembro de 2010 às 18:41 -

      pietro

    • na verdade faltou super scribblenauts

      (corrigindo)

  • 11 de fevereiro de 2010 às 12:06 -

    edilson carlos maschio

  • outro legal ERA DO GELO 3

  • 11 de fevereiro de 2010 às 15:41 -

    Francisca

  • Isto deixa qualquer um LOUCO!
    Muito bom mesmo!(:
    Olha o que eu achei gente vários games…EU QUEROOO!!!
    http://www.cotacota.com.br/buscaunico.asp?codcat=134&busca=&force=1

  • 12 de fevereiro de 2010 às 00:38 -

    Danilo

  • sei que eh meio relativo ao gosto de cada um, cada um tem sua lista de jogos favoritos, mas quem colocou esses jogos ai nao deve ter jogado nem um terço do que o DS tem, ou entao tem um gosto morno pros jogos… nenhum RPG alem do chrono, que mesmo sendo bom, eh soh um remake com pouca coisa nova… e mario é mais do que batido, eh sempre interativo, mas nao acho que nenhum jogo do mario mereça estar entre os 10 melhores, sempre a mesma história, mesmo ambiente um pouco infantil, numa lista dessas eu com certeza colocaria knights nightmare, phantasy star zero, algum final fantasy, valkyrie profile, de ação um ninja gaiden, quem sabe o prince of persia de estrategia tb, e o DS tem excelentes jogos de tiro em primeira pessoa, tipo the moon, metroid prime hunters…

  • 12 de fevereiro de 2010 às 08:08 -

    Raphael

  • joguei moon tbm mas não gostei.. parece que só serve pra arranhar a tela do DS heheh

  • 19 de julho de 2010 às 11:14 -

    Rafael_pk

  • São bons jogos
    mas não sei acho que outros deveriam estar ai.

  • 30 de julho de 2010 às 18:33 -

    danilo

  • muito boa a lista .. mas faltou ninja gaiden e Assassins Creed .. flw

    • 20 de fevereiro de 2012 às 14:19 -

      KING OF KINGS

    • assasins creed é bom em qualquer lugar hein

  • 11 de dezembro de 2010 às 15:54 -

    Silas Buss

  • ótimo, a unica coisa que eu mudaria seria botar o “the legend of zelda: phantom hourglass” em primeiro lugar,
    o “castlevania: dawn of sorrow” em segundo e o “mario kart” em terceiro, mas do resto ta mto foda essa lista :D

  • 24 de setembro de 2011 às 00:36 -

    Anonimo

  • como assim cade o Dragon Quest VI: Realms of Apocalypse

  • 24 de novembro de 2011 às 21:23 -

    Arturkun

  • LOL, se esse eh o top 10 NDS intaum a coisa ta feia, só tem jogos Trash o.o

    • 20 de fevereiro de 2012 às 14:18 -

      KING OF KINGS

    • serio? oooo

  • 20 de fevereiro de 2012 às 16:15 -

    Bruno Cassio

  • nao tenho ds mas gostei muito de jogar é muito bom

  • 20 de fevereiro de 2012 às 14:16 -

    KING OF KINGS

  • nossa cara joguei só um desses jogos kkk mas confio em vcs

  • 21 de março de 2012 às 01:58 -

    Daniel Marques

  • qque bostaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • 22 de março de 2012 às 02:09 -

    Gabriel Pereira de Almeida

  • Nossa veio nem sao os melhores esse ai hein

  • 5 de junho de 2012 às 16:20 -

    Flavinhoo Oliveira

  • do contra o mario kart é 3 e o new super mario 4

  • 8 de julho de 2012 às 11:54 -

    Rafael Palacios

  • que poha, kd pokémon?

  • 7 de agosto de 2012 às 22:16 -

    Williams Carlos Williams Pinhero Penha

  • raaaaaaaaa

  • 8 de janeiro de 2013 às 18:56 -

    Danillo Santos

  • kd pokemon e kingdom hearts

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *