Arkade Comics: Jogos Inspirados no Mundo dos Quadrinhos

2 de novembro de 2014
Autor: yasmim_barreto

Arkade Comics: Jogos Inspirados no Mundo dos QuadrinhosO espaço para o leitor da Arkade que gosta de HQ’s está no ar! Confira em nossa primeira Arkade Comics uma matéria muito bacana sobre jogos legais que tiveram alguma inspiração do mundo dos quadrinhos. Vem com a gente!

Há umas semanas, relembramos o jogo Comix Zone , vindo do nosso querido (e saudoso) Mega Drive. Apesar do jogo não ter nascido diretamente das retículas, ele teve seu ambiente inspirado totalmente no universo das HQs, transformando-o em um dos jogos mais marcantes nessa temática (e da geração 16-bit).

Dos anos 1990 até os dias de hoje, os quadrinhos estão adquirindo uma relação cada vez maior com os games, trazendo jogos que conseguem envolver o jogador de uma forma que o leva para dentro da história, de maneira até mais profunda, pois a forma com a qual os quadrinhos mexe com o leitor é transmitida de maneira semelhante aos videogames.

Nós da Revista Arkade conversamos sobre o assunto e selecionamos alguns jogos totalmente inspirados nos universos das Histórias em Quadrinhos para mostrar como essas duas artes conseguem se completar tão bem. Vamos conferir os jogos de que o pessoal lembrou?

The Walking Dead

Arkade Comics: Jogos Inspirados no Mundo dos Quadrinhos

Vamos iniciar com essa excelente adaptação da obra de Robert Kirkman, o jogo se passa no mesmo mundo pós-apocalíptico que os quadrinhos, e o tom emocional da história ganhou um lugar especial no coração de milhares de jogadores do mundo inteiro.

Deadpool

Arkade Comics: Jogos Inspirados no Mundo dos Quadrinhos

O Anti-herói mais engraçado do cenário das HQs, nos oferece um jogo comum, porém agitado e com muita interação, além das devidas piadas e a falta de noção do personagem. A inspiração vinda dos quadrinhos é evidente, mantendo as características do mercenário.

The Wolf Among Us

Arkade Comics: Jogos Inspirados no Mundo dos Quadrinhos

Outro título trazido pela nossa amada Telltale, The Wolf Among Us é uma adaptação da HQ Fábulas (DC/Vertigo), a história trás personagens de contos de fadas, lendas e mitos vivendo no mundo real, trazendo muitas surpresas e conflitos, já que as decisões do jogador influenciam dentro da história.

The Amazing Spider-Man 2

Arkade Comics: Jogos Inspirados no Mundo dos Quadrinhos

O jogo inspirado nas histórias do nosso amigo aracnídeo é uma adaptação do filme, que por sua vez é baseado nos quadrinhos. Muitos jogos do “amigo da vizinhança” já foram lançados desde os tempos dos 8-bit. Apesar das críticas em cima do título, mencionamos ele como o até então último jogo lançado do herói, mas você pode comentar sobre o seu preferido no fim da matéria.

Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time

Arkade Comics: Jogos Inspirados no Mundo dos Quadrinhos

O jogo lançado para Super Nintendo, em 1992, é um dos mais lembrados de todos os títulos envolvendo as Tartarugas Ninjas (e do próprio SNES), ganhando um remake em 2009. Embora muitos pensem que os maiores comedores de pizza de Nova York nasceram nos seriados, os mutantes tiveram seu inicio no mundo dos quadrinhos pela Mirage Comics em 1984, ganhando popularidade suficiente para estrelarem um seriado em 1987, para então chegarem ao mundo dos videogames.

Marvel Super Heroes: War of Gems

Arkade Comics: Jogos Inspirados no Mundo dos Quadrinhos

Criado pela Capcom para o Super Nintendo após o sucesso de arcade Marvel Super Heroes, o jogo é inspirado em um dos arcos da Marvel Comics: As Joias do Infinito. O título trás entre seus personagens o Hulk, Homem-Aranha, Capitão América, Homem de Ferro e o Wolverine, além do vilão Thanos.

The Death and Return of Superman

Arkade Comics: Jogos Inspirados no Mundo dos Quadrinhos

O jogo do Homem de Aço baseado em um dos maiores lançamentos do mundo pop da década de 1990 (que foi a série retratando a morte e o retorno do Superman) foi lançado para o console Super Nintendo. O título veio com diversas inovações para a época em um “ande-e-bata-mas-também-voe” e com certeza foi um dos mais lembrados jogos de heróis da era de 16 bits.

Batman: Série Arkham

Arkade Comics: Jogos Inspirados no Mundo dos Quadrinhos

A série de jogos do Cavaleiro das Trevas que é considerado a melhor série de jogos sobre heróis de todos os tempos foi produzida pela Rocksteady Studio (Arkham Origins é da Warner Games Montreal) e publicada pela Warner Games para PS3, Xbox 360, PC e Wii U (e tem para Ouya também), trazendo um dos heróis mais populares da DC Comics (e de todos os tempos) e o roteiro de Paul Dini, um dos roteiristas veteranos das aventuras do Homem-Morcego.

Scott Pilgrim

Arkade Comics: Jogos Inspirados no Mundo dos Quadrinhos

E finalmente, a grande obra de Bryan Lee O´Malley que mistura de uma só vez música, quadrinhos, cinema e videogames, que contou com uma adaptação desenvolvida pela Ubisoft para os consoles PS3 e Xbox 360. O estilo do jogo lembra os famosos beat’ m up dos anos 80 e 90. Para quem não conhece a história, Scott é um canadense preguiçoso, baixista da banda de garagem Sex Bob-OMB, que se apaixona pela misteriosa Ramona, mas para ficarem juntos Scott tem que derrotar todos os ex-namorados do mal dela (que são os “chefões” das fases no jogo).

Gostou da novidade que a Arkade trouxe para você? Qual o jogo preferido seu que faltou na lista e você quer mencionar? Aguarde! Estamos preparando mais novidades a respeito do universo das HQs para vocês. É só ficar ligado!

7 Respostas para “Arkade Comics: Jogos Inspirados no Mundo dos Quadrinhos”

  • 2 de novembro de 2014 às 14:30 -

    Junior Candido

  • Batman pra mim é o melhor herói já criado em todos os tempos, nem pelo personagem em si (que já seria um bom argumento), mas pela forma que seu universo é retradado: é fantasia mas ao mesmo tempo real e “acessível” com a nossa realidade. E essa série Arkham foi simplesmente a melhor coisa que qualquer fã da série poderia imaginar e aguardo demais o Arkham Knight para ver até aonde o limite da excelência pode chegar.

    O jogo do Superman é bem mais ou menos, mas tinha um da Liga da Justiça de luta que lembro mais do que ele, apesar de ser ruim até dizer chega! Agora o jogo das Tartarugas… com certeza um dos mais legais de todos os tempos!

    • 2 de novembro de 2014 às 21:24 -

      Carlos Schneider

    • Fico deveras decepcionado por n ter citado Superman 64.  

  • 2 de novembro de 2014 às 21:27 -

    Carlos Schneider

  • Menção honrosa ao Comix Zone apesar de n ser um Super Hero direto das HQS é um retrato sensacional ao universo. Joguei demaisss no Mega Drive.

  • 3 de novembro de 2014 às 15:41 -

    Will

  • Meu jogo favorito do Aranha é o Ultimate Spider-Man do ps2. Queria que a Activision fizesse uma continuação daquele jogo… Fora esse gosto muito dos jogos dele no PSX também.

  • 2 de abril de 2015 às 16:06 -

    dcnauta_marvete

  • Parabéns pela matéria!Não pude deixar de notar que foi escrita por uma mulher. Isso é muito bom. Mesmo correndo o risco de alguns radicais considerarem meu comentário machista, minha ideia é só elogiar mesmo, pois ainda considero um fato raro ver uma menina gostar de HQs e games ao mesmo tempo. Tenho duas filhas e espero que, no futuro, elas também desenvolvam esse gosto (para desespero da mãe :D).Até a próxima.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *