Arkade Fora da Caixa: tentamos escapar de Alcatraz no Escape Box… e falhamos

18 de outubro de 2016
Autor: Rodrigo Pscheidt

Arkade Fora da Caixa: tentamos escapar de Alcatraz no Escape Box... e falhamos

Reunir os amigos pra uma jogatina é sempre muito legal, né?  Mas que tal reunir a galera para uma experiência offline, longe do PC ou do videogame, mas que meio que tem a ver com games? A série Fora da Caixa está aqui para te sugerir atividades maneiras para você curtir com seus amigos!

O que é a Fora da Caixa?

Confesso que a ideia para esta série veio meio que sem querer. Uma agência de comunicação nos convidou para conhecer o Escape Box, uma nova atração do tipo escape room que inaugurou neste fim de semana aqui em Curitiba.

Eu conhecia o conceito de escape room, mas nunca tinha ido em nenhum. Porém, achei a experiência tão legal — e tão parecida com um game, na real — que resolvi criar esta nova série para o site, onde vamos abordar atividades que você pode curtir no mundo real com a sua galera! Esta é a primeira de uma série de matérias que estamos planejando, todas focadas em experiências bacanas para você fazer longe da “caixa” que é a TV/monitor.

O que é um Escape Room?

Voltando ao tema da coluna de hoje: para quem não sabe, um escape room é um tipo de entretenimento que virou moda lá fora, e aos poucos vem ganhando força no Brasil. Funciona da seguinte maneira: você e seus amigos são fechados em um quarto ou ambiente tematizado, e tem 60 minutos para dar um jeito de sair de lá.

Arkade Fora da Caixa: tentamos escapar de Alcatraz no Escape Box... e falhamos

Como fazer isso? Usando a cabeça e o trabalho em equipe. Na prática o negócio é quase como um point and click da vida real, pois você precisa encontrar itens e chaves, estudar pistas em cartas e documentos, vasculhar gavetas, descobrir senhas e muito mais.

Alcatraz, anos 30

O Escape Box que pudemos experimentar no último sábado em Curitiba é tematizado como uma cela de prisão de Alcatraz. Na “historinha” (pois é, tem uma historinha), você e seus amigos são parte do bando de Al Capone, e ele bolou um plano para tirar vocês da cadeia.

O mafioso espalhou pistas, chaves e segredos em vários lugares, e a missão do grupo é basicamente trabalhar em equipe para juntar pistas e resolver enigmas que levam à novas pistas para resolver outros puzzles. Existem cadeados, gavetas trancadas, chaves e senhas escondidas por todos os lados… o difícil é saber qual abre o quê!

Arkade Fora da Caixa: tentamos escapar de Alcatraz no Escape Box... e falhamos

A cadência da brincadeira é acelerada, e o trabalho em equipe é fundamental (até porque, todos começam algemados em duplas, e precisam coordenar seus movimentos). Nos 60 minutos que você passa lá dentro, seu raciocínio lógico é colocado em xeque, bem como sua capacidade de observação. Não dá para contar com a sorte, você realmente precisa se virar!

Entre pistas verdadeiras que parecem indecifráveis, também existem diversas pistas falsas, que estão lá somente para você perder seu precioso tempo. O problema é que você nunca vai saber o que é pista falsa e o que não é até que seja tarde demais.

Estávamos em 4 pessoas lá dentro, e a imersão quase claustrofóbica do ambiente é incrível, potencializada por efeitos sonoros bacanas, luzes e objetos cenográficos “de época” que concedem um charme deturpado à cela. Os ambientes são muito legais, com a dose certa de sujeira e depredação para não parecerem falsos. Quado entra no clima, você realmente esquece que está em um shopping!

Arkade Fora da Caixa: tentamos escapar de Alcatraz no Escape Box... e falhamos

Claro que não vou entrar em spoilers aqui, nem revelar os enigmas que você vai encontrar lá dentro, afinal, descobrir tudo na hora, por conta própria faz parte da brincadeira. Mas, fique avisado que eu e meus 3 companheiros de cela NÃO conseguimos escapar. Talvez com mais uns 10 minutos a gente conseguisse, mas não rolou a tão sonhada fuga com o tempo que tivemos… principalmente porque fomos extremamente desorganizados e não soubemos distribuir tarefas para otimizar o tempo. :(

Cruj, cruj, cruj, tchau!

Um detalhe curioso e nostálgico desta “aventura” aconteceu fora da cela propriamente dita: a empresa que está trazendo a Escape Box para o Brasil é uma sociedade dos caras que apresentavam a TV CRUJ! Leonardo Monteiro, que era o caçula Guelé/Chiclé do programa estava lá (bem diferente, barbudo) e bateu altos papos com a gente. O diretor do programa, Renato Fernandes, também estava presente, e inclusive foi ele quem bateu essa estilosa foto do nosso “time” de perdedores que não escapou:

Arkade Fora da Caixa: tentamos escapar de Alcatraz no Escape Box... e falhamos

E se você acha que isso é uma coincidência bizarra, na verdade nem é tanto: no programa The Noite de 12 de outubro de 2015, o elenco do CRUJ — incluindo Leonardo Monteiro e Diego Ramiro (Juca/Caju) — bateu um papo com o Danilo Gentili. Lá eles contaram que eram sócios em um novo negócio de entretenimento e escape rooms. Pois é, praticamente um ano depois, pudemos experimentar em primeira mão e gostamos muito do que vimos.

O Escape Box não é o único serviço de escape rooms que atua no Brasil (alguns até contam com salas temáticas de games), mas é o único que testamos e podemos recomendar. Por enquanto eles estão com a sala Alcatraz em funcionamento e uma sala temática dos Piratas do Caribe também já deve ter inaugurado. Até o fim do mês ainda vai haver uma terceira sala, com temática surpresa. Se você está em busca de algo diferente para fazer com seus amigos, sem dúvida vale a visita!

Serviço

Escape Box – www.escapebox.com.br/

Onde: Shopping Crystal – Piso Cinemas. Rua Comendador Araújo, 731, Batel – Curitiba/PR (já existem planos para abrir filiais em outras regiões)

Horário: Terça feira à sábado das 13:00 às 22:00

Valor: R$70,00 (por pessoa)

P.S. Se você der uma passada lá até o final do mês de outubro e disser que soube da novidade pelo Arkade, ganha 20% de desconto! Aproveite!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *