Arkade Speed – Daytona no Super Nintendo? Conheça Kyle Petty’s no Fear Racing.

16 de fevereiro de 2020
Autor: Junior Candido
Arkade Speed - Daytona no Super Nintendo? Conheça Kyle Petty's no Fear Racing.

Daytona USA é um clássico, amado por quem gosta de jogos de corrida. E também é conhecido como um dos símbolos da SEGA dos anos 90. Seja pela sua trilha sonora, ou pelas fanfarronices, típicas da época “3D” da empresa. Mas a pista também deu as caras no Super Nintendo, sabia? Claro que vamos explicar toda esta situação.

Primeiro, vamos lembrar o simples fato de que Daytona é um circuito, não um game. Segundo que o circuito do game da Sega, mesmo que carregue o nome da pista e a logo oficial, tem traços diferentes. E terceiro, que é comum o Daytona International Speedway aparecer nos games ligados à NASCAR. Inclusive, estamos falando disso justamente por ser hoje o dia do 2020 Daytona 500, a corrida mais importante da temporada da NASCAR.

Um dos games que contavam com o circuito, de 1995, era o Kyle Petty’s no Fear Racing. Usando do nome do tradicional piloto, que tem uma carreira com quase 30 anos de história, era um game simples, publicado pela Williams Entertainment, exclusivo para o Super Nintendo. E era um típico game de corrida de sua época.

Arkade Speed - Daytona no Super Nintendo? Conheça Kyle Petty's no Fear Racing.

Tinha o dinheiro, que era ganho durante as corridas e servia para comprar peças melhores. Tinha os modos tradicionais, como o de temporada, e corrida rápida. E as corridas funcionavam no famoso treino – qualificação – corrida. Para somar, era possível personalizar, na medida do possível, seu carro, e construir seu próprio circuito, com um editor de pistas.

O jogo em si oferecia algo bem interessante. Ovais nos games não eram lá algo muito popular nesta época, com exceção dos jogos 3D da Sega. A profundidade de pistas desta natureza praticamente obrigava os games que quisessem usá-las a trabalhar com as três dimensões. E o game da Williams tenta algo neste sentido. Com bons efeitos e boa sensação de velocidade, era possível até imaginar como seria Daytona USA, caso fosse adaptado para os consoles de 16-bit.

E, devido a Daytona 500, uma das maiores corridas do mundo, e a principal da NASCAR há anos, não tinha razão para a pista não ser incluída. Daytona Beach está lá e, diferente do game da Sega, em seu formato original. É claro que, devido as limitações do Super Nintendo, não há muitos detalhes, como a famosa logo do circuito, e a parte externa, que deixa tudo meio genérico. Mas o mais importante, que é a velocidade, está bem representada em um game que, se não foi o de maior sucesso em sua época, ainda assim tem uma boa contribuição para o gênero.

Uma resposta para “Arkade Speed – Daytona no Super Nintendo? Conheça Kyle Petty’s no Fear Racing.”

  • 16 de fevereiro de 2020 às 21:57 -

    Helinux

  • Bons tempos!!!! Joguei muito esse jogo…a geração atual com certeza iria meter o pau nesse game!!!! Me fez lembrar o filme Days of Thunder e a versão nes lançada na época, Saudades!!!! Um jogo tosco, simples, dinâmico e bonzinho!!!! valeu galera gamer!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *