Arkade Speed – Dicas para quem quer começar a jogar o MotoGP 19

26 de janeiro de 2020
Autor: Junior Candido
Arkade Speed - Dicas para quem quer começar a jogar o MotoGP 19

Os games da MotoGP estão a cada dia mais completos. E, com a ascenção em audiência (só na Espanha, no DAZN, a audiência cresceu 11% em 2019, como um exemplo) da categoria, mais pessoas se interessam em bancar o Marc Márquez e o Valentino Rossi nos videogames.

Mas, como sabemos, correr de moto tem muitas diferenças em relação a correr com carros. E, como estamos, normalmente, acostumados com Dirt, F1, Forza, Gran Turismo e Project CARS, entre outros, podemos “apanhar” um pouco das potentes motos do game.

Estou começando a me aventurar no MotoGP 19, e, assim, trago algumas dicas que me ajudaram muito, para ajudar a todos aqueles que querem começar a “brincar de moto” em 2019, sem tomar muitos tombos entre as corridas disputadas, especialmente no online. Quem sabe, com muito treino, você não vá parar no MotoGP Esports, hein?

Comece devagar

Arkade Speed - Dicas para quem quer começar a jogar o MotoGP 19

Se você costuma jogar simuladores, já sabe um pouco disso. Mas, se você veio dos “Need for Speeds” da vida, fica o aviso: você não vai fazer curvas a “muitocentos” quilômetros por hora por aqui. Assim, para entender como o game funciona, comece devagar.

Não afunde o dedo no botão de acelerar, aperte devagar e sinta como a moto funciona no game, e como você pode virar, como conhecer o game e como seguir, aos poucos, tomando jeito no jogo. Comece nas tomadas de tempo, sem adversários na pista, ajuda muito.

Saiba quando frear

Arkade Speed - Dicas para quem quer começar a jogar o MotoGP 19

Como todo bom simulador, MotoGP 19 também exige do jogador freadas exatas nas curvas. Isso significa que você tem que saber como parar o carro, para entrar corretamente nas curvas e, assim, ganhar tempos preciosos em qualificação, ou em corridas.

No game, para começar, use a ajuda de traçado para entender a hora de frear. E, quando chegar a hora, pise fundo no freio. Só depois, sem frear, manobre para o lado da curva, retomando a aceleração. É importante aprender bem a hora certa de frear, para saber como domar sua moto no jogo.

Comece pelas tomadas de tempo

A razão é simples: você está sozinho. No modo de tomada de tempo, você vai poder treinar, correr, cair da moto, correr de novo, aprender a frear e a dominar a moto para o game. E, também poderá se dar metas envolvendo tempos.

Faça uma volta, determine o tempo que você conseguiu e vá diminuindo, no seu ritmo, o tempo da mesma volta. Com determinação o domínio vem.

Aprenda todas as pistas

Arkade Speed - Dicas para quem quer começar a jogar o MotoGP 19
Mugello, na Itália. A grande maioria das pistas da MotoGP não são encontradas em games como os da Fórmula 1, por exemplo

Pra quem joga simuladores de corrida, há uma diferença nos games MotoGP. Praticamente todas as pistas, são diferentes. Pra quem joga os games F1, só há o Circuito das Américas, nos EUA, Silverstone, no Reino Unido, e o Red Bull Ring, na Áustria. E para quem joga outros games, há também Le Mans, em sua versão adaptada para a Moto GP.

Por isso, e especialmente se você não conhece Termas de Río Hondo, na Argentina, Mugello, na Itália, ou o Twin Ring Motegi, no Japão, é interessante conhecer bem as pistas do game, seus pontos de frenagem, e até, mais para a frente, saber como ajustar bem a sua moto, para fazer bonito.

Assista vídeos de voltas rápidas e onboard

Uma maneira muito interessante de se aprender a conhecer as pistas do game, é ver quem sabe fazer. A MotoGP tem vídeos no Youtube diversos. E, entre eles, alguns com onboards, com os pilotos dando voltas nos circuitos da categoria.

É uma boa oportunidade de ver como eles andam em determinado circuito. E, na visão deles, saber os pontos importantes das pistas, e usar esta observação a seu favor no jogo.

Aprenda a não derrubar todo mundo

Arkade Speed - Dicas para quem quer começar a jogar o MotoGP 19

Mais uma dica pra quem quer jogar MotoGP, mas veio dos games Need for Speed: se você encostar nos adversários, você cai. E perde. Quando começar a correr contra outros pilotos, seja na IA do game, ou online, entenda que é preciso acelerar fundo, mas também observar bem quem está do seu lado.

Pilote por você, e pelos outros. No mundo real, isso é importante para que um esporte tão perigoso seja praticado com bastante segurança. E nos games, além de mostrar que você sabe jogar, também evita problemas, caso queira bancar o “trator” no online.

Faça da vibração do controle seu amigo

Os controles dos consoles vibram já faz um bom tempo. E em um simulador, a vibração se mostra bem útil para memorizar a hora certa de frear, de virar, e de acelerar. Assim como na vida real, que a gente aprende a “sentir” o veículo com o seu comportamento, no videogame, o princípio é parecido.

Use todas as assistências, até pegar o jeito

Arkade Speed - Dicas para quem quer começar a jogar o MotoGP 19

Não tenha vergonha. Mesmo se você já é um jogador de simuladores. Jogar MotoGP, mesmo pra quem tá acostumado só com games de carros, significa poder ter que reaprender algumas coisas. Por isso, vá lá nas assistências e ative todas, sem medo de ser feliz.

E, com os seus progressos, vá tirando “as rodinhas” do game. Vá aprendendo, pouco a pouco, a dominar o game. Desativando o traçado, depois melhorando a física, e depois, aumentando o nível de dificuldade. No seu ritmo, e no seu treino, você terá tudo pra curtir o game de uma maneira bem agradável. Seja para tirar um lazer, ou para se dedicar no mundo online.

Uma resposta para “Arkade Speed – Dicas para quem quer começar a jogar o MotoGP 19”

  • 26 de janeiro de 2020 às 21:27 -

    Helinux

  • Muito bom!!!! O difícil mesmo é fazer as curvas na hora certa!!!! VC tem que se adaptar ao game em si em todos os quesitos: curvas, aceleramento, velocidade e controle!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *