Arkade Speed – Honda NSX, o “carro do Senna” que também é lenda nos videogames

1 de maio de 2019
Autor: Junior Candido

Arkade Speed - Honda NSX, o “carro do Senna” que também é lenda nos videogames

Em 1987, a Honda substituiu a Renault como a fabricante de unidades de potência da Lotus. Assim, Ayrton Senna, ainda piloto do lendário carro preto e dourado, que acabara de ficar amarelo, começou uma história de muito respeito, vitórias, e amizade. Logo em seguida, Senna foi para a McLaren, também com motores da marca, para conquistar seus três títulos mundiais de Fórmula 1.

A admiração e respeito mútuo entre Senna e Honda eram visíveis. Os japoneses, identificados com o piloto, se transformaram em fãs. A ponto de enxergarem em Ayrton valores de samurai, o que indica o enorme respeito que havia entre eles.

E, tal parceria, garantiu outros resultados, fora das pistas. Senna, ajudou, com seus palpites, a construir uma nova mitologia entre os supercarros. Era o NSX, o esportivo que, devido à proximidade e os palpites do tricampeão, é objeto de culto entre os amantes da velocidade até hoje.

O New Sportscar eXperimental

Arkade Speed - Honda NSX, o “carro do Senna” que também é lenda nos videogames

O Honda NSX tinha algumas missões pessoais, encaradas pela montadora japonesa. O carro deveria ter o mesmo desempenho de um Porsche ou Ferrari, mas custando muito menos. O NSX apareceu pela primeira vez no Salão de Chicago, em 1989, e rapidamente conquistou o público, sendo um dos desejados de sua época.

O carro foi apresentado com um motor 3.0 V6, aspirado, que oferecia 273 cavalos e 29 kgfm de torque. Ele chegava aos 270 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em 5.6 segundos. Ele também fez história por ser o primeiro carro produzido em série com a carroceria totalmente feita em alumínio.

O NSX chegou às lojas em 1990, como um cupê. Em 1995, ele ganhou uma versão targa. Já em 1997, ganhou um novo motor, um 3.2, com quase 300 cv. Em 2002, uma versão com faróis maiores chegou, e o carro seguiu em produção até 2005.

Em 2016, o carro voltou. Nos EUA, o NSX carrega o logo da Acura, marca da Honda focada no consumidor do país. No resto do mundo, ele segue com o H da Honda no lugar. O novo NSX é um V6 de 3,5 litros e tem três motores elétricos. Assim, sua potência combinada é de 600 cv.

“O carro do Senna”

A mitologia em torno do carro, que ajudou e muito a elevar seu valor, como carro e também no mundo dos colecionadores de automóveis, nasceu de uma forma bem simples. Como já mencionado, Ayrton Senna já trabalhava com a Honda desde seu último ano na Lotus. Já na McLaren, essa parceria foi crescendo, com o piloto acompanhando de maneira bem próxima a evolução e o desenvolvimento dos carros da equipe.

Após a aparição do NSX em 1989, o carro seguiu em desenvolvimento, pois chegaria às lojas apenas em 1990. Era a mesma época em que Ayrton Senna estava fazendo testes com a McLaren, visando a temporada daquele ano. Aproveitando que o então atual campeão mundial da Fórmula 1 estava no Japão para testar o novo carro, os engenheiros o convidaram para guiar o protótipo que eles tinham disponível em Suzuka. O circuito que veria Senna vencer seus três títulos, além das eternas confusões com Prost.

Arkade Speed - Honda NSX, o “carro do Senna” que também é lenda nos videogames

O piloto brasileiro acelerou o NSX em Suzuka e, saindo do carro, deixou sua impressão inicial, bem ao seu modo. “Não sei se sou a pessoa mais indicada para dar opinião sobre carro de produção mas, me parece tão frágil”, disse, sobre o carro. Mas, além da opinião, Senna ajudou os engenheiros da Honda, afinando a suspensão do carro. Além disso, os engenheiros ainda conseguiram aumentar em 50% a rigidez do veículo, deixando-o mais confiável.

Outros testes foram sendo efetuados e, após um último teste, em Nürburgring, confirmou o sonho inicial da Honda: eles tinham uma lenda em mãos. O carro começou a ser comercializado em 1990, e o próprio Senna gostou tanto do carro, que acabou ficando com três. Dois deles, presentes da Honda, ficaram no Brasil: um vermelho, o mais famoso, e um preto. Um terceiro, ficava em Portugal, aos cuidados de um amigo do piloto.

Arkade Speed - Honda NSX, o “carro do Senna” que também é lenda nos videogames

Este terceiro, de 1993, foi leiloado em 2013 no eBay por £ 65.509 (cerca de R$ 335.000, na cotação atual). Assim, todo esse envolvimento, e as muitas aparições de Senna com o carro, funcionou muito bem. O piloto garoto-propaganda acabou elevando ainda mais o status de um carro que por si só, já era revolucionário para a época.

Além de ser o símbolo máximo da amizade entre piloto e montadora. A parceria, vitoriosa nas pistas, foi eternizada através de um carro, que tem interferência direta do piloto. Juntos, Senna e Honda disputaram 80 GPs em 5 temporadas da F1. E conquistaram 30 vitórias, 45 poles, 48 pódios e 3 campeonatos mundiais.

A lenda chega aos videogames

Volta em Suzuka com o Honda NSX, o "carro do Senna"

Hoje se completam 25 anos desde que Ayrton Senna nos deixou. Para celebrar seu legado, aceleramos com o tricampeão mundial em seu famoso carro, o Honda NSX. Qual a sua maior lembrança com o Senna?

Posted by Arkade on Tuesday, April 30, 2019

Embora na época em que o NSX foi lançado, carros licenciados não eram algo muito comum nos games, o primeiro game que conta com o carro em suas opções é o Stunt, de 1990. O game, para MS-DOS, é um embrião do que seria o futuro Test Drive. E já ostentava o carro, sob a marca Acura, entre as opções. Nos videogames, a “estreia” foi em 1993, com Zero4 Champ. O game da Media Rings saiu primeiro para o TurboGrafx-16, e depois para o Super Nintendo.

Arkade Speed - Honda NSX, o “carro do Senna” que também é lenda nos videogames

A “estreia” do NSX nos videogames, no game Stunt, de 1990.

Mas foi na nova geração que o legado do NSX começou pra valer. O primeiro Need for Speed, que saiu para 3DO, Playstation, Saturn, e MS-DOS em 1994, oferecia o carro, em um gameplay até então revolucionário. Três anos depois, em 1997, o carro da Honda seria uma das estrelas de um dos games que mudou para sempre a corrida nos videogames: Gran Turismo.

Arkade Speed - Honda NSX, o “carro do Senna” que também é lenda nos videogames

Gran Turismo: um dos grandes games que oferecem o carro

Por isso, muita gente que gosta de games de corrida tem na memória o Gran Turismo como o game que “apresentou” o NSX. O carro está presente em todas as versões da série, incluindo o mais recente, o GT Sport. Ainda na era 128-bit, o carro apareceu no Sega GT, de Dreamcast. E no diferente auto modellista, para Playstation 2 e GameCube.

Arkade Speed - Honda NSX, o “carro do Senna” que também é lenda nos videogames

Auto Modellista, o game de visual diferente que também tem o NSX

Mas, com as gerações mais recentes, com os games de corrida ficando cada vez mais completos e complexos, o carro virou figura carimbada dos grandes games de corrida. Além de Gran Turismo, o veículo também é presença constante na série Forza Motorsport, além de GRID. Ele também está presente em jogos mais recentes da série Need for Speed. Além de diversos outros games de corrida. Que só mostram o valor de um dos carros mais queridos de todos os tempos.

Seja pela ligação com Ayrton Senna, pelo seu desempenho revolucionário, ou por sua aparição nos videogames, não é difícil encontrar entusiastas da velocidade que curtem o NSX. O carro tem uma história muito rica, que pode ser contada de muitas maneira, incluindo com os videogames. Videogames estes que tem contribuído e muito com a história do automobilismo. Com vários games de qualidade, e a apresentação de carros icônicos.

2 Respostas para “Arkade Speed – Honda NSX, o “carro do Senna” que também é lenda nos videogames”

  • 2 de maio de 2019 às 00:15 -

    Helinux

  • Bons tempos de Grand Turismo, bons tempos de Senna as tvs de Domingo!!!! Não conhecia muito bem a história do carro, bom saber!!!! valeu

  • 2 de maio de 2019 às 08:24 -

    Robson R

  • Ta ai um dos carros que todo jogo que tem ele, eu tenho como meta ter na garagem! XD

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *