As grandes decepções do mundo dos games de 2009

10 de novembro de 2009
Autor: Fábio Torres

As grandes decepções do mundo dos games de 2009

2009 está acabando e é nessa época que as pessoas param para pensar no que lhes aconteceu neste ano. No mundo dos games não é diferente, e aqui listamos quatro grandes decepções do ano de 2009.

PSP Go

O PSP normal já possui uma base modesta de jogadores, com poucos grandes jogos disponíveis. Agora, o que a Sony estava pensando quando lançou o PSP Go nós não sabemos (e provavelmente nunca saberemos). O console não é uma evolução do PSP – está mais para um retrocesso. Não há entrada para os UMDs e os jogos só podem ser baixados via PlayStation Network. Não bastasse isso, o portátil possui memória de apenas 16 Gb e não funciona com nenhum cabo ou periférico lançado para o primeiro PSP.

Falências da Midway, Ensemble Studios e 3D Realms

As grandes decepções do mundo dos games de 20092009 marcou também o desaparecimento de três grandes empresas: a Midway, a Ensemble Studios e a 3D Realms. Midway? Sim, a empresa que criou Mortal Kombat pediu falência no início deste ano e está em processo de reorganização. Já a Ensemble não sobreviveu mesmo tendo em seu currículo as séries Age of Empires e Age of Mithologies. Seu último trabalho foi Halo Wars, para o Xbox 360. Já a 3D Realms estava no meio do processo de desenvolvimento de Duke Nukem Forever (o primeiro Duke Nukem totalmente em 3D) quando fechou as portas e deixou os fãs na saudade. O pior de tudo foi que logo após a falência da 3D Realms, surgiu na internet um trailer com imagens de como seria o novo Duke Nukem. Veja abaixo o vídeo:

Atrasos de jogos

As grandes decepções do mundo dos games de 2009

Neste ano, muitos jogos bons saíram, como Batman: Arkham Asylum, Call of Duty: Modern Warfare 2 e outros. Mas o que marcou foram os jogos que foram atrasados para 2010. A lista é longa: Bayonetta (foto), Max Payne 3, Bioshock 2, Splinter Cell Conviction, Mass Effect 2, Battlefield Bad Company 2, Dante’s Inferno, Singularity, Red Steel 2 e Starcraft II, entre outros tantos bons jogos que só poderão ser jogados ano que vem.

Eventos decepcionantesAs grandes decepções do mundo dos games de 2009

Aliás, Starcraft II nos leva a BlizzCon, um dos principais eventos gamísticos do ano e um dos que mais desapontou. Muito se esperava da Blizzard, que prometia mostrar Starcraft II e Diablo III, mas que no final ficou apenas em vídeos simples do novo Diablo. A E3, o maior evento do mundo dos games, ficou resumida basicamente ao “overhype” do Project Natal para Xbox 360. A GamesCon e a Tokio Game Show também deixaram os jogadores na saudade. Da próxima vez que forem realizar um evento, organizadores, nos escutem: queremos ver jogos novos, muitos jogos novos!

13 Respostas para “As grandes decepções do mundo dos games de 2009”

  • 11 de novembro de 2009 às 09:22 -

    Gustavo Rodrigues

  • Uma vez um dos redatores do Rock Games publicou uma matéria onde ele falava que o PSP GO foi uma falha da Sony, fomos criticados pra caramba, pessoas chigaram o blog e tudo mais, não nos importamos, isso foi publicado logo quando ele foi lançado, e depois disso já vir em vários blogs citando o PSP Go como uma decepção, ai está a prova de que o que dissemos antes foi verdade.

    Também achei que a BlizzCon foi uma decepção. Ótima matéria, abraços.

  • 12 de novembro de 2009 às 16:29 -

    Farlley

  • Acho que Assassin’s Creed 2, tb soh vai ser lançado anoq vem, já ateh ´perdi as esperanças :(

  • 14 de novembro de 2009 às 00:24 -

    marcelo barros

  • a sony ta uma grande porcaria

  • 14 de novembro de 2009 às 01:25 -

    Jonas

  • Quase chorei quando saiu a notícia da falência da 3D realms.. Duke Nukem fez parte da minha adolescência.

  • 14 de novembro de 2009 às 09:07 -

    Pedro Sá

  • Outra notícia que li ontem e que me deixou completamente decepcionado foi o anúncio de que Diablo 3 só deve sair entre 2011 e 2014. Espero por esse jogo há anos, e achei que ele finalmente seria lançado esse ano, ou no máximo no ano que vem. Ledo engano…

  • 15 de novembro de 2009 às 02:28 -

    Japa

  • blizzcon uma decepção? c ta loco gury?
    o evento é considerado a melhor blizzcon ate o momento. e todos tiveram a oportunidade de jogar starcraft 2 e diablo 3, esse comentario de “ficou so nos videos” eh balela.

  • 15 de novembro de 2009 às 04:58 -

    Raphael

  • Não há como negar que blizzcon decepcionou, primeiro pelo diablo 3.. já tem video de gameplay e o jogo ta previsto pra no mínimo 2 anos, chega a ser um desrespeito com os sonhadores fãs que aguardam ansiosamente alguma coisa mais sólida.
    O lançamento de Starcraft 2 aliás já era esperado para o final de 2009, principalmente depois da decepção do Starcraft: Ghost, cancelado. SC2 atrasou, e o pior, tiraram o modo LAN no jogo, isto sim decepcionou a mídia e os gamers do mundo inteiro, petições e abaixo-assinados que provavelmente nunca terão validade alguma estão correndo na internet. Pra finalizar, o previsível, WoW: Cataclysm, o ganha-pão(ou seria mais para ganha-ferrari) da Blizzard.

  • 15 de novembro de 2009 às 05:05 -

    Raphael

  • Tá.. wow é o melhor jogo do mundo. Eu posso dizer pois sou um viciado convicto e não vejo a hora de botar as mãos no WoW: Cataclysm. Agora deixar de lado grandes promessas simplesmente porque um título tem pagamento mensal é sacanagem. Starcraft e Diablo mereciem MUITO mais atenção do que tão dando para o WoW, pelo menos desta vez, já é a 3a expansão que WoW recebe sem NADA das outras franquias. Só fãs de verdade da Blizzard podem testemunhar isto, a empresa promete muito, mas vem em débito ultimamente. Tomara que isto mude, e que 2010 seja um ano com novidades e principalmente DATAS.

  • 15 de novembro de 2009 às 23:32 -

    Vanbrook

  • Seus viciados…Se Diablo está demorando Muito a sair é pq eles estão caprichando até os Minimos detalhees..eu nao me importo de esperar mais contanto que depois a espera Venha um Belíssimo Jogo pra Gente ficar satisfeito =D

  • 16 de novembro de 2009 às 12:47 -

    Marcus

  • Blizz Con uma merda?

    HAHA nem fodendo que foi podre, anunciaram a nova expansão do WOW, a Cataclysm e vc acha q foi uma merda? onde tu viu isso? “queremos jogos novos?” WTF? Blizz Con não é só ir la e jogar video game.

    decepção é ler estas pseudo críticas à eventos muito bacanas.

  • 16 de novembro de 2009 às 16:17 -

    Richard

  • Blizzcon não foi uma merda, mas quando se trata da maior desenvolvedora de games do mundo, eu particularmente esperava mais. A ÚNICA novidade foi o WoW:Cataclysm, pois Diablo 3 e SCII já estavam anunciados e muito bem comentados já fazia tempo..

  • 4 de abril de 2010 às 04:06 -

    Fábio

  • Concordo com o Jonas lá em cima, cara, o fato de saber que não vai mais sair um novo Duke Nukem foi de cortar o coração, DN também marcou minha adolescência… o que tinha que acontecer agora é uma outra empresa comprar os direitos e botar prá produzir a bagaça, tipo, já pensou um DN bem políticamente incorreto feito pela Rockstar? Ou então um filme, ia ser uma bela homenagem a esse que é um dos personagem mais modafocas do mundo dos games.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *