BGS 2014: Testamos o frenético e colorido Sunset Overdrive

14 de outubro de 2014

BGS 2014: Testamos o frenético e colorido Sunset Overdrive

Sunset Overdrive foi responsável por uma das maiores filas na BGS 2014. Por isso, foi uma questão de honra experimentar um dos jogos mais esperados para o Xbox One, cujos resultados você pode conferir nesta matéria!

Como falamos em nosso “resumão” da BGS 2014, a formação de filas infindáveis para os jogos mais esperados do ano foram um dos grandes empecilhos da BGS, algo que infelizmente é difícil de consertar já que sua causa é relacionada à antecipação de cada jogo apresentado pelas grandes empresas, como The Order 1886 ou Bloodborne pela Sony, Mortal Kombat X pela Warner, Far Cry 4 pela Ubisoft e no caso da Microsoft, o novo projeto da Insomniac Games, Sunset Overdrive.

Mas mesmo com fila e tudo, conseguimos jogar o Chaos Mode ao lado de vários fãs do game ansiosos por testá-lo. O Chaos Mode de Sunset Overdrive é nada mais nada menos que um Horde Mode, modalidade onde você se junta com amigos que vão trabalhar juntos para impedir que os inimigos cheguem até um ponto definido, enquanto o jogo é dividido em várias levas que vão se intensificando cada vez mais, até um ponto que se torna quase impossível vencê-los.

BGS 2014: Testamos o frenético e colorido Sunset Overdrive

Em Sunset Overdrive a premissa é a mesma, você e mais um grupo de pessoas defendem dois pontos principais em sua base até que começam a chegar os diversos mutantes envenenados pela bebida energética Overcharge, Na fase em que joguei, os inimigos vinham de duas direções diferentes a partir da terceira leva, já que as duas primeiras serviam como um tutorial para o jogo, um “aquecimento” por assim dizer.

E desde o começo Sunset Overdrive se apresenta como um dos jogos mais coloridos entre os lançamentos, graças à paleta vibrante de praticamente tudo que existe no cenário, desde seus excêntricos personagens, monstros com tons alaranjados, prédios e lugares brancos que são muito mais um contraste junto ao carnaval de cores de todo o resto. As armas disponíveis dão efeitos visuais tão surreais que parecem ser inspiradas em uma viagem insana de alguma droga alucinógena.

BGS 2014: Testamos o frenético e colorido Sunset Overdrive

A Insomniac Games parece que fez de tudo para criar o jogo mais visualmente excêntrico do Xbox One: Sunset Overdrive não faz uso dos visuais limpos e aerodinâmicos de Forza Horizon 2, ou dos gráficos altamente realistas de Halo 5: Guardians, e sim usa e abusa da porção cartunesca e colorida já conhecida da desenvolvedora.

Nos primeiros momentos da partida, vi como sua jogabilidade é rápida e cheia de adrenalina, com seu personagem podendo correr e complementar seus movimentos com pulos, acrobacias e diferentes formas de subir uma parede e atravessar o mapa, como uma das maneiras mais divertidas do jogo, deslizando em um estilo à la Tony Hawk pelos fios de postes e nas diversas conexões laterais entre os prédios. Tudo isso enquanto você desce bala em grande estilo nos inimigos que estão abaixo.

Após a primeira leva, Sunset Overdrive te introduz o uso de armadilhas, armamentos poderosos para acumular pontos e somá-los aos que você já adquiriu durante a matança cintilante com as armas normais (se é que dá para chamar algo de normal neste game). Durante a minha partida, ganhei acesso à uma especie de hélice que fica presa a um poste que vai até a altura do torso de um mutante comum, o que ajuda muito para empurrá-los e serem finalizados pela sua arma de fogos de artifícios que soltam desenhos de dragões chineses quando são detonados ao impacto.

BGS 2014: Testamos o frenético e colorido Sunset Overdrive

Mais inimigos foram introduzidos nas próximas levas, incluindo o que eles chamam de Herkers, que são os mutantes mais afetados pelo energético e consequentemente maiores e mais perigosos. Outro que surgiu durante o combate é o Blower, uma mutação diferente que acopla um canhão de bile e atira o mais longe possível para te distrair do seu objetivo principal.

A variedade dos inimigos revitaliza a jogabilidade e da um grande diferencial durante a partida, te obrigando a mudar de estratégia a cada momento que estes monstros especiais aparecem, que no final é um dos elementos mais necessários em um Horde Mode, já que sua natural repetitividade pode desgastar o jogador facilmente.

BGS 2014: Testamos o frenético e colorido Sunset Overdrive

No entanto, um dos maiores motivos para se divertir em Sunset Overdrive é relacionado diretamente às armas disponiveis, além do lançador de fogos de artificios chineses que mencionei acima, esta versão ofereceu uma imensa gama de armas para satisfazer todos os gostos, desde lançadores de projeteis congelantes, atiradores de discos, puro fogo e até armamentos normais com pequenas mudanças para combinarem com o universo surreal de Sunset Overdrive, como escopetas e metralhadoras de assalto.

A partida terminou rapidamente mas foi o bastante para sentir um pouco do que podemos esperar do vívido mundo de Sunset Overdrive. Saí impressionado pelos seus visuais, acompanhados pelo intenso marketing que a Microsoft injetou em sua stand, mas um pouco preocupado se o jogo completo realmente irá se manter por várias horas sem dar algum cansaço por estar trabalhando com a mesma mecânica ao lado de poucos elementos que possam mudar a jogabilidade.

BGS 2014: Testamos o frenético e colorido Sunset Overdrive

Claro que esta minha preocupação é baseada em uma experiência incompleta, a pequena versão que joguei trouxe mudanças que tornaram o jogo divertido e aposto que a Insomniac tem algumas cartas em sua manga para não deixar Sunset Overdrive estagnado. Sem falar que a Microsoft está trabalhando fortemente para que o público brasileiro se sinta atraído por Sunset Overdrive, com o título sendo um dos carros-chefes do Xbox One, tomando uma boa parte da mega stand onde a Microsoft se situou, que contou com vários quadros e pôsteres, dançarinas à caráter e até um DJ mutante agitando a festa; e isso que nem mencionei a incessante entrega dos já icônicos energéticos e acessórios com o logo do game.

Diante de tudo isso, eu consigo ver Sunset Overdrive como um jogo competente que pretende trazer algo além dos visuais cinzas, pretos e brancos que estamos acostumados a ver, e ele chega acompanhado de uma jogabilidade  divertida que enquanto colorida dificilmente traz algo novo à mesa, o que me levou a esta preocupação de que falta algo novo não em seus visuais, mas sim em sua jogabilidade. Mas isso saberemos somente quando Sunset Overdrive for lançado, no dia 28 deste mês, para o Xbox One.

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