BGS 2022 – BGS Jam apresentou sete jogos incríveis, feitos em 72 horas

12 de outubro de 2022
BGS 2022 - BGS Jam apresentou sete jogos incríveis, feitos em 72 horas

Se a Brasil Game Show recebe games dos mais variados tipos, o evento também foi um “forno” para outros sete jogos, que foram feitos dentro da BGS 2022, em apenas três dias. Trata-se do BGS Jam, atividade que aconteceu dentro da feira, e que resultou em sete jogos que, embora diferentes entre si, compartilham da mesma paixão de desenvolver jogos por parte de seus criadores.

A BGS Jam conta com apoio do Banco do Brasil, e oferece R$ 10 mil em prêmios. O primeiro colocado leva R$ 5 mil, o segundo R$ 3 mil e o terceiro, R$ 2 mil. Além disso, todos os participantes recebem credenciais VIP para a BGS 2023, com acesso a todos os dias do evento. O trabalho foi coordenado pelo Prof. Vinícius Cassol (UniRitter, Grupo Anima de Educação), com apoio do Prof. Esteban Clua (UFF).

Testei os sete games do evento, os quais já compartilho agora com você:

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Comecei pelo Olympus, jogo que tem como tema a Grécia Antiga, e que oferece minigames, no estilo dos jogos mais recentes de olimpíadas, o que podemos incluir até os jogos Mario & Sonic, em atividades como salto, arremesso de dardo ou remo. O game é todo em 3D, com uma arte bem própria, e tem a intenção de levar um pouco da história da antiga Grécia para dentro do jogo.

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De lá, fui experimentar um game que me chamou muita atenção, o Komodore790. Trata-se de um game com fortes inspirações em WarioWare, mas com uma arte e estilo de gameplay que nos leva de volta aos dias de jogos em DOS. São minigames rápidos, intuitivos e que aparecem aleatoriamente. Se você errar três vezes, é game over. Se continuar, seguirá em maratona até não conseguir mais. É um game simples, extremamente viciante, e com um trabalho artístico muito bom.

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O próximo foi o Tiny Sports, outro game esportivo focado em minigames, mas com uma aura mais retrô. A arte, inclusive, lembra muito os jogos de Windows 3.11. Seus desenvolvedores disseram que o game poderia ser desenvolvido para receber apoio de patrocinadores, uma vez que há espaços de publicidade (neste caso, com o logo da BGS), disponíveis no espaço. É um game de proposta arcade antigo, com pontuação e desafio baseado no máximo de pontos que você consegue, com os desafios retornando, cada vez mais difíceis.

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Em seguida, conheci um game que tem tudo para ser sucesso em escolas de idiomas, entre outros ramos da educação: Type Defender. O jogo tem uma proposta simples, mas original: em um estilão Space Invaders, várias palavras vão subindo pela tela, todas infectadas por um vírus, prontas para atingir um computador. Para salvá-lo, ao invés de atirar nos vírus, o jogador precisa digitar rapidamente todas as palavras, para que elas desapareçam e o jogador sobreviva. Simples e eficiente, especialmente para trabalhar com palavras chave, nos mais diversos meios de educação.

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De lá, hora de conhecer uma equipe que decidiu fazer um game educativo, baseado em sustentabilidade, com uma entidade nacional: o Cata-Lata Caramelo. Com o simpático cachorro, que está numa praça, a missão é a de levar o lixo jogado no chão até a lata correspondente, em uma praça qualquer de uma cidade brasileira. A ideia, claramente, é a de apresentar um jogo com a mensagem de cuidado com o lixo e coleta responsável. Usando um personagem “tipicamente brasileiro”, para passar a mensagem.

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Também conferi Radicats, um jogo de corrida de gatinhos, feitos como se fossem blocos de LEGO, que tem um funcionamento prático para crianças. Os gatos correm em linha reta, sendo necessário apertar o botão certo para o terreno. As patinhas servem para correr na terra, enquanto uma prancha permite que eles passem pela água, um skate permite ir rápido no cimento e uma asa-delta permite a passagem por um local com lava. Simples e direto, perfeito para os pequenos.

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E, por fim, conheci Seed Clicker, um jogo com uma proposta bem curiosa. Ultrasimples, o objetivo do game é apenas apertar os botões rapidamente, para enviar sementes e seguir um trabalho de reflorestamento. O game é curioso pois não possui um “game over”, com o único objetivo de “comprar” árvores e upgrades com as sementes obtidas, e observar uma floresta ser reconstruída. A ideia, claramente, é a de falar sobre a necessidade do reflorestamento para a saúde do planeta, e apresentar isso em forma de um game acessível para qualquer pessoa, afinal, basta apertar um botão, o tempo todo.

Os sete games estão concorrendo no espaço, e os vencedores, escolhidos pelos visitantes da BGS, serão premiados em cerimônia que acontecerá hoje (12), ás 16 horas.

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