Box Align é sucesso brasileiro no Nintendo Switch

11 de maio de 2019
Autor: Rodrigo Pscheidt

Box Align é sucesso brasileiro no Nintendo Switch

Recentemente, mais um jogo brasileiro chegou ao Nintendo Switch: Box Align é uma produção do Kasulo Game Studio originalmente lançada para PCs, mas que foi portado ao Nintendo Switch pelos nossos camaradas da QUByte Interactive.

Box Align é um puzzle game simples, onde nosso objetivo é agrupar cubos de cores iguais para que eles desapareçam. Algo simples em sua essência, mas que se mostra bastante desafiador conforme o jogo avança.

A complexidade vem do fato de que você não pode resolver as coisas de “qualquer jeito”: um movimento errado reseta a fase toda, então você precisa descobrir a maneira certa de resolver — a ordem certa, o cubo certo para mover primeiro — cada puzzle.

Box Align é sucesso brasileiro no Nintendo Switch

Inicialmente temos apenas caixas comuns, e o desafio consiste apenas em fazer o movimento certo. Porém, logo surgem caixas que não podemos mover, caixas que mudam de cor, que explodem, e por aí vai.

Isso vai adicionando camadas extras de complexidade ao game, pois além do layout de cada fase em si já ser desafiador, você precisa aprender a lidar com estes cubos especiais, que se comportam de maneiras diferenciadas e demandam mais atenção e planejamento.

Box Align é sucesso brasileiro no Nintendo Switch

O jogo é descrito como um puzzle game “relaxante”, ideal para “momentos de tranquilidade”, mas a verdade é que seu nível de desafio vai ficando cada vez mais acentuado: são nada menos que 99 fases, e da 15ª pra frente as coisas já vão ficando bem cabeludas.

Essa é a 12ª fase e, apesar do layout simples, e já exige algum raciocínio para ser superada:

Claro que a vibe do jogo contribui para que ele não seja realmente estressante: seu visual clean e etéreo é simpático, e a trilha sonora suave quase não condiz com sua dificuldade. Além disso, não há cronômetros, pontuações, leaderboards, nem nada que torne a coisa minimamente competitiva. É apenas você e um puzzle para ser resolvido, no seu tempo, sem pressão.

No Switch, esse formato tem ainda mais valor: jogue quanto quiser, em qualquer lugar. Empacou em uma fase? Precisa parar de jogar? Simplesmente coloque o Switch “para dormir” e continue quando estiver a fim. É o tipo de jogo bom para curtir sem pressa nem muito compromisso, seja antes de dormir, ou naquela ida ao banheiro.

Box Align é sucesso brasileiro no Nintendo Switch

Outro ponto bacana da versão Switch é a possibilidade de usar a tela touch do console: mover a câmera, arrastar as caixas, tudo pode ser feito arrastando o dedo pela tela. Na prática não é muito preciso (especialmente para encaixar um cubo no vão debaixo de outro), mas funciona, e sem dúvida é um adendo bacana.

Box Align figurou no Top 30 de jogos mais vendidos da e-Shop, um feito e tanto para um jogo brasileiro que chegou de mansinho à plataforma da Nintendo, que é motivo de orgulho para os parceiros da Kasulo e da QUByte.

Box Align é sucesso brasileiro no Nintendo Switch

Se você curte puzzle games que realmente te botam para pensar, mas não possuem nenhum elemento punitivo, sem dúvida é uma boa pedida. E, custa apenas U$ 1,99, então nem dói no bolso.

Adquira aqui Box Align para o Switch. Se quiser experimentar uma demo no PC, clique aqui.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *