Caito Maia, fundador da Chilli Beans, fala sobre moda, óculos e super-heróis!

9 de fevereiro de 2023
Caito Maia, fundador da Chilli Beans, fala sobre moda, óculos e super-heróis!

Após os períodos de restrição que vivemos durante os dias mais severos da covid-19, onde ficamos muitos dias dentro de casa, sem eventos, festas e demais compromissos, houve um movimento interessante no mundo da moda, em vários segmentos.

Como forma de trazer mais alegria após dias difíceis, ou também como forma de expressar e reforçar ainda mais o que gosta e acredita, muitas roupas e acessórios foram se tornando mais coloridos. As meias, que antes eram brancas e pretas, agora são de todas as cores e estampas possíveis. As camisetas também ganharam mais vida, com estampas e mensagens e até os óculos entraram na tendência, com mais estilos, detalhes e cores.

Um dos elementos que ganhou reforço em produtos de moda envolve super-heróis, personagens de filmes, animes e tudo o que envolve a cultura geek. E, na CCXP do ano passado, tive a oportunidade de conferir o espaço da Chilli Beans, que trouxe óculos e relógios, muitos deles exclusivos no evento, com detalhes únicos e curiosos de personagens, séries e filmes como Batman, Pantera Negra, Naruto, Friends ou Star Wars.

Caito Maia, fundador da Chilli Beans, fala sobre moda, óculos e super-heróis!
Na CCXP, a marca levou vários óculos baseados em heróis e personagens variados

Assim, para entender mais, e melhor sobre esta nova tendência, que inclui usar óculos com o escudo do Superman ou da Mulher Maravilha, ou de ostentar símbolos de clãs de Naruto na lente, conversei com Caito Maia, o fundador da Chilli Beans, para entender melhor este novo momento, e tirar minhas dúvidas sobre como transformar itens com tão pouco espaço, como um par de óculos, em mais um elemento de expressão, onde fãs variados poderão demonstrar, em mais um acessório, seu apreço por seu filme, herói ou seriado favorito.

Na conversa, falamos sobre o processo criativo, a filosofia de design aplicado ao licenciamento de personagens, as dificuldades de lidar com um público exigente e também sobre o momento atual em que vivemos, o qual exige uma nova maneira de observá-lo, com pessoas ainda mais dispostas a se expressarem das mais variadas formas.

Arkade – Um óculos conta com pouco espaço para detalhes e os da Chilli Beans conta com detalhes pontuais bem interessantes. Qual seria a filosofia principal para o design dos modelos?

Caito Maia – A nossa filosofia é sempre contar história com os nossos produtos. Para isso, o design das peças é um elemento chave, trazendo muitos detalhes que agucem os fãs e despertem desejo. 

Arkade – Como é o processo de desenvolvimento junto às marcas, para chegarem aos consensos para os designs?

Caito Maia – No caso de collabs e licenciamentos, a gente faz todo um processo de entendimento das marcas, perfis de público e universos dos personagens para gerar nossas coleções, que são 100% desenhadas pelo nosso time criativo aqui no Brasil.

Arkade – Acredito que “mais difícil” do que lidar com as marcas, é lidar com um público que é conhecido por ser bem exigente. Onde a ideia do cliente entra no design dos óculos?

Caito Maia – A ideia e os desejos do cliente entram nas coleções a partir do momento que nós pesquisamos os desejos, tendências e vontades do público. A partir desses dados as coleções são geradas e, no caso de licenciamento, são aprovadas com a marcaSabemos que o público geek é bem detalhista, por isso pensamos sempre em como valorizar cada peça, colocando detalhes e surpresas em cada design. Fazemos isso com materiais, texturas, cores, etc. 

Arkade – Entendo, ao ver os óculos, que eles possuem uma ideia semelhante aos das tatuagens: é mais sobre uma mensagem “minha para mim mesmo”, carregando um personagem querido nas lentes, do que “mostrar para os outros”. Estou certo nesta afirmação?

Caito Maia – Certíssimo! Nós aqui acreditamos que os óculos, solares e de grau, são uma manifestação de personalidade e estilo de cada pessoa. Trabalhamos para que o público possa “mudar de cara” sempre que desejar e assim se sentir. Lançamos uma coleção nova a cada semana e 4 milhões de peças por ano, então opções não vão faltar pra quem deseja um visual único a partir dos óculos.

Arkade – Por fim, a moda é expressão, o que inclui relógios e óculos de sol. Estamos em uma época de pós-pandemia, onde surgiu uma vontade maior de usar as mais variadas roupas e acessórios, e pessoas até topando usar elementos mais extravagantes (mesmo que leves), para mostrar para mais pessoas o que gostam. Dito isso, como vocês observam a busca por produtos geek na Chilli Beans neste mundo “depois de 2020”?

Caito Maia – Sabemos o tamanho do mercado geek e por conta disso, e das possibilidades criativas, virou um pilar da marca nos últimos anos. Além dos produtos, apoiamos eventos como a CCXP e estamos sempre perto desse público tão especial. Sabemos que cada vez mais as pessoas querem incorporar os personagens e universos em seu dia a dia e nós estamos ao lado da galera nessa missão traduzindo tudinho em peças lindas, icônicas e colecionáveis.

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