Campus Party 2019 – Ford apresenta tecnologia em Realidade Aumentada que permite assistência remota de carros

13 de fevereiro de 2019

Campus Party 2019 - Ford apresenta tecnologia em Realidade Aumentada que permite assistência remota de carros

Durante as apresentações no primeiro dia de Campus Party, a Ford anunciou uma interessante tecnologia. Utilizando a Realidade Aumentada, a proposta é a de promover a assistência remota de seus automóveis. Assim, o técnico da oficina que utilizar a tecnologia poderá interagir de maneira mais precisa com engenheiros e especialistas da empresa, que estarão em outro lugar.

O projeto-piloto, ainda sem prazo para funcionar plenamente em todas as oficinas autorizadas, consiste em uma câmera que envia as imagens para a assistência remota. Que poderá responder através de anotações, marcações e elementos no visor do técnico. Assim, os especialistas poderão observar de longe o problema do veículo. E, assim, sugerir as devidas mudanças, em constante comunicação com ambas as partes.

Testamos o projeto. Apesar de ser uma versão mais simplificada, sem os termos técnicos que serão utilizados no serviço, é possível ver como tal tecnologia é útil. Afinal, através dela tanto o técnico terá a certeza do que pode fazer. Diminuindo, assim, a projeção de erros. Enquanto o especialista conseguirá reverter a assistência remota em dados. Para melhorias em projetos futuros.

Campus Party 2019 - Ford apresenta tecnologia em Realidade Aumentada que permite assistência remota de carros

Tal tecnologia também seria muito bem vinda na área da saúde. Pelo menos em caráter educacional, a Realidade Aumentada com assistência remota poderia ampliar as capacidades de médicos professores e seus alunos. Com acompanhamento constante, guardadas as devidas proporções entre o mundo automotivo e o da medicina. Isso sem mencionar os diversos outros universos nos quais este tipo de assistência se mostraria muito útil.

A câmera é bem nítida, e a Ford explica que, nas oficinas, até a iluminação terá a sugestão ideal para um melhor funcionamento. E as anotações que surgem na tela, de fato, facilitam, e muito, o trabalho de mecânicos e especialistas. O projeto-piloto será colocado em testes em dez concessionárias pelo Brasil, em caráter experimental. Uma vez coletada todas as informações necessárias, o projeto chegará a toda rede em 2020.

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