Campus Party 2019 – Izzy Nobre leva a relevância do retrogaming para o evento

16 de fevereiro de 2019

Campus Party 2019 - Izzy Nobre leva a relevância do retrogaming para o evento

O retrogaming também foi um dos assuntos discutidos na Campus Party 2019. Izzy Nobre, bastante conhecido pela comunidade de retrogamers, emuladores e portáteis, e também “personagem” jogável no divertido 99 Vidas – O Jogo, palestrou sobre o tema no palco principal, o Feel the Future. Com o tema “Retrogames: mais relevantes do que nunca”, Izzy abordou a força dos jogos antigos nos dias atuais.

Izzy citou o atual momento da exploração do retrogaming, com novos produtos, sejam videogames ou colecionáveis em geral, como referências para jogadores que não tinham acesso aos games na sua época de infância, mas estão dispostos a consumí-los, das mais variadas formas, hoje em dia. Fã declarado de Game Boy, ele apresentou sua carteira, e capa de celular baseado no portátil.

Também citou a tendência atual de Nintendo e Sony, que relançaram seus consoles clássicos, cientes da força desta comunidade nostálgica. Assim como aproveitou para mencionar de alguns problemas destas iniciativas, como a busca apenas por lucro fácil, lançando um produto sem muita qualidade, mas explorando o apelo nostálgico de certos games e consoles.

Lembrou do atual modelo de negócios das grandes empresas, para tentarem atrair o público, que contava apenas com a emulação há alguns anos. Como a Nintendo, que começou com o Virtual Console, e hoje conta com seu plano de assinaturas, que leva games de NES para o Switch.

Campus Party 2019 - Izzy Nobre leva a relevância do retrogaming para o evento

Sobre os dias atuais, ele mencionou o seu game, o 99 Vidas. Como eles sabiam que o público cresceu jogando games antigos, e como este formato é atemporal, foi a aposta certa. Outro exemplo de game retrô atemporal, mencionado por Izzy, é Tetris. O game clássico, que viveu dias de ouro no Game Boy, teve seu “Battle Royale” anunciado recentemente. Ele cita estes games atemporais como excelentes para jogatina hardcore, ou casual, dependendo do tipo do jogador.

O retrô também ganhou, com o passar dos anos, o suporte dos speedrunners. Através dos muitos eventos e tentativas da comunidade, os speedruns também ajudam a manter o interesse dos jogos antigos, levando assim uma nova forma de se aproveitar games como Donkey Kong Country, ou a série Mega Man.

Outro esforço para manter os jogos antigos vivos, segundo Izzy, é o DOS Box. O famoso emulador de jogos de computador garante viva uma comunidade específica, que é a dos games antigos para o MS-DOS. E também mencionou que os games antigos também são relevantes quanto a suas mecânicas ou inspirações antigas. Como Pitfall, que, com sua alma Indiana Jones, inspirou games durante os anos, como Tomb Raider, ou Uncharted.

A Campus Party 2019 termina hoje, após cinco dias de atividades. A próxima parada é em Brasília, entre os dias 19 e 23 de junho.

Uma resposta para “Campus Party 2019 – Izzy Nobre leva a relevância do retrogaming para o evento”

  • 17 de fevereiro de 2019 às 11:05 -

    Onigumo

  • Acho legal essas palestras, para enriquecer o meio e necessário que nos façamos compreendidos, focar nas semelhanças e familiaridades, mostrar oque e tao fascinante nessa materialidade e acima de tudo de que somos a comunidade da interatividade imersiva e como tal não devemos nos afogar em nos mesmos

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *