CBLoL 2018 terá melhor de três na Fase de Pontos e outras alterações em seu formato

21 de novembro de 2017
Autor: Junior Candido

CBLoL 2018 terá melhor de três na Fase de Pontos e outras alterações em seu formato

A Riot Games anunciou hoje mudanças em seu CBLoL, que trarão um novo formato ao torneio já no ano que vem, em 2018. A Fase de Pontos, a Fase Eliminatória e a Série de Promoção terão alterações para readequar algumas regras, buscando, segundo a organizadora do evento, maior competitividade e um torneio de melhor nível técnico.

Para a Riot, 2017 foi um ano de afirmação para o CBLoL no cenário esportivo brasileiro, já que seus jogos foram transmitidos e comentados por diferentes canais, tradicionais ou online, e com isso, as pretenções em 2018 são a de dar um novo passo rumo à consolidaçào da liga, fazendo-a mais madura, mais profissional, com rivalidades, e com isso garantindo ao torneio espaço entre as maiores ligas do mundo. E tudo foi feito com feedback de comunidade, times e jogadores.

 

O objetivo dessa mudança é trazer mais competitividade e qualidade de nível de jogo para a liga. Se 2017 foi um ano de afirmação do CBLoL no cenário esportivo brasileiro, coroado por grandes histórias e uma audiência engajada em diferentes canais, 2018 será o ano de dar um próximo passo em direção à consolidação da maturidade da liga, trazendo uma competição cada vez mais profissional e cheia de rivalidade, e buscando o espaço do CBLoL entre as maiores ligas do mundo.

As alterações são as seguintes:

Melhor de 3: Na Fase de Pontos, os empates deixam de existir, com disputas Melhor de Três (Md3) para oferecer mais oportunidades de estratégias para as equipes. Quem ganhar a série leva três pontos na tabela. Com isso, a Riot quer que os times possam testar composições, substituir jogadores ou tentar novas táticas durante a série.

Escalada, ou Gauntlet: Na Fase Eliminatória, a Escalada será introduzida. Assim, a primeira colocada na Fase de Pontos garante vaga automática para a Final. Já as equipes que ficarem de segundo a quinto lugar vão disputar a segunda vaga, em partidas Melhor de Cinco. O quarto e quinto colocados se enfrentam, com o vencedor encarando o terceiro na tabela. Quem vencer nesta nova partida, disputa a vaga final com o segundo colocado. Este formato promete melhor competitividade, mais emoção, e busca oferecer chances para os cinco melhores da Fase de Pontos.

Série de Promoção: o último colocado na fase de pontos (o oitavo lugar) será rebaixado automaticamente para o Circuito Desafiante, assim como o vencedor do Circuito sobe de divisão para o CBLoL. O que muda é que, assim como a Escalada, uma série será disputada entre as piores campanhas, o perdedor da disputa de quarto contra quinto da Escalada encara o sexto lugar do CBLoL. O vencedor se garante na “Série A”, enquanto o perdedor encara o sétimo colocado. O perdedor desta disputa encarará o vice-campeão do Desafiante, garantindo, nesta disputa, quem é que fica com a última vaga do próximo CBLoL.

A versatilidade que o CBLoL desfruta, associado a participação direta e indireta de espectadores, times e jogadores permitem que tais regras sejam implementadas e que possam passar por experiêcias em 2018. Todas elas fazem parte de uma iniciativa que busca trazer mais emoção e competitividade para o cenário. O destaque fica para o meio de tabela, já que o quarto e quinto colocados podem tanto disputar o título, como ser rebaixados para a segunda divisão do torneio. O que resta é acompanhar as competições e ver no que vai dar tudo isso. Mais sobre as novas regras podem ser conferidas no site oficial do torneio.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *