CBLoL – paiN Gaming surpreende e emplaca 2-0 no final de semana!

17 de março de 2020
Autor: Gabriel Cardoso
CBLoL – paiN Gaming surpreende e emplaca 2-0 no final de semana!
Foto: Riot Games BR

Será este o CBLoL mais disputado ou mais confuso de todos os tempos? Digo isso pois, após este último final de semana, logo na primeira partida tivemos surpresas e a tabela de pontos se tornou ainda mais embolada. INTZ, KaBuM e Redemption seguem empatadas na zona de rebaixamento, Furia saiu do top 4 em virtude das vitórias dos Tradicionais e a Vivo Keyd não jogou bem, mas manteve a sua liderança isolada na tabela.

Fique por dentro do que ocorreu em Summoner’s Rift nas últimas rodadas:

Jogos de Sábado

CBLoL – paiN Gaming surpreende e emplaca 2-0 no final de semana!

Que INTZ foi essa?! Após grande crescimento de desempenho dos Guerreiros nas últimas semanas, essa derrota para os lanternas era algo totalmente inesperado. A maior surpresa foi o domínio e o ritmo de jogo que os Intrépidos conseguiram impor nesta primeira partida do dia.

As duas equipes trouxeram composições de campeões muito interessantes. Enquanto a Vivo Keyd contava com um splitpush muito forte com Robo (Jax) e uma poke lane na rota inferior com Klaus (Ezreal) e Professor (Karma), a INTZ trouxe duas sidelanes muito fortes com Tay (Sett) e Hauz (Camille), mas que também funcionavam muito bem para lutar em equipe.

Na partida, Shini (Trundle) foi a engrenagem que os Intrépidos precisavam. A equipe parece ter encontrado uma melhor sincronia com o caçador e, novamente, como na semana passada, ele foi o responsável por buscar muitas jogadas no auxílio de seus companheiros.

Não foi uma partida unilateral para a INTZ. Os Guerreiros conseguiram responder muito às criações dos Intrépidos, mas nunca conseguiam uma vantagem de fato, justamente pois estavam sempre um passo atrás.

Enquanto a VK se preocupou com os dragões no início de jogo, o elenco da ITZ focou em pegar os olhos do arauto para levar torres e abrir mapa. Dessa forma, eles conquistaram um melhor controle de visão e, posteriormente, foi visto a grande vantagem que isso proporcionou a eles. 

A jogada que definiu a partida aconteceu aos 26 minutos. Neste momento, os Intrépidos sabiam de sua força e, estrategicamente, iniciaram uma jogada de pickoff com dive em Professor (Karma) na primeira torre da rota do meio. Em seguida, eles rotacionaram para fazer o dragão e a Keyd não se contentou em ceder o objetivo, buscaram a luta desfavorável. Resultado: INTZ venceu a batalha, abateu o dragão das nuvens e fez o Barão Nashor sem direito à contestação de seus adversários. Com tamanha vantagem, e com um pickoff realizado aos 30 minutos de partida em Robo e Grell na rota inferior, eles avançaram para destruir uma parte da base dos Guerreiros. Na sequência, eles resetaram e avançaram para um push final. A VK não conseguia mais bater de frente com o poderio Intrépido e só morreram um a um, abrindo a oportunidade de vitória da INTZ.

CBLoL – paiN Gaming surpreende e emplaca 2-0 no final de semana!

O Suporte é a alma deste time. O retorno de Luci fez toda a diferença no desempenho do Flamengo para esta primeira partida da equipe neste final de semana, e isso não é coincidência. Já foi comentado pelos Urubus que o Suporte tem o papel de fazer as chamadas da equipe e participa ativamente das rotações. Ele pode ser considerado um dos líderes do elenco. A sua falta foi sentida no final de semana passado.

Além da boa atuação de Luci (Blitz), Ranger (Karthus) também conseguiu participar mais nesta partida. O caçador Rubro-Negro, mesmo com um campeão frágil, deu o ritmo de jogo que o Flamengo precisava.

A Furia conseguiu abusar de algumas vantagens de push que conseguiram no early game, como a conquista do primeiro dragão e o controle de terreno nos objetivos. Porém, desde o início, o FLA conseguiu prioridade nas rotas e utilizou isso para rodar o mapa e estar sempre um passo à frente de seus adversários, inclusive quando lutavam. Com a pressão de sidelane que WooFe (Lucian) adquiriu, o fortalecimento de Absolut (Kalista), as excelentes iniciações de Luci e o grande dano de Ranger, o Flamengo não parou de oprimir os Furiosos em nenhum momento ao o ponto que, com a pressão das rotas, eles conseguiram destruir toda a base adversária e finalizar a partida.

CBLoL – paiN Gaming surpreende e emplaca 2-0 no final de semana!

Que virada dos Ninjas! Não é a primeira vez que vemos uma Prodigy ganhando muita vantagem no early game, sendo extremamente proativa e, na sequência, perdendo toda a sua vantagem e, por ventura, o jogo. A KaBuM soube muito bem aproveitar as brechas de confiança vinda de seus adversários e jogaram no conforto da sua composição. Foram pacientes e isso é uma característica muito importante de sua resiliência, já que a equipe enfrenta maus bocados na base da tabela.

As escolhas da KBM foram boas, mas faltou somente um iniciador, alguém para entrar e punir os adversários durante as lutas. Neste ponto, os Prodígios foram superiores. O draft da PRG foi um dos motivos da equipe conseguir conquistar muita vantagem no começo da partida.

Aos 16 minutos de jogo, foi quando ocorreu a abertura que os Ninjas precisavam. Aproveitando do posicionamento no terreno, a KaBuM iniciou o domínio do arauto e a PRG chegou na contestação, mas o elenco da KBM foi muito eficiente no foco durante a luta e na posição de suas peças para conseguir abater o arauto e vencer a luta. Após pegar o bônus e expulsar seus adversários daquela região, eles foram em direção à rota do meio e derrubaram uma torre com o arauto. Além disso, Wiz (Graves) conseguiu um pickoff em Aloned (Zoe) na selva. 

Sem deixar tempo para os Prodígios respirarem, aos 19, a KaBuM iniciou outra investida. Eles conseguiram um bom pickoff em Wos (Nautilus) e pegaram o seu primeiro dragão infernal. Logo em seguida eles apanharam outros dois pickoffs em Aloned e novamente em Wos, rotacionaram para o Barão Nashor e conquistaram o objetivo neutro. Somente nestas últimas jogadas em sequência, os Ninjas não só viraram a vantagem, como conquistaram todo o domínio do mapa.

Com mais abates isolados e pressão de mapa, o elenco da KBM tinha consciência de sua força e armou jogadas favoráveis à sua equipe, sempre trabalhando o terreno para vencer suas batalhas. Os Prodígios não conseguiram ter de volta o ritmo de jogo e foram atropelados pela cavalaria Ninja.

CBLoL – paiN Gaming surpreende e emplaca 2-0 no final de semana!

Os Tradicionais mostraram melhora e garantiram a sua vitória, mas essa partida não serve para parâmetro, dado o histórico dos Redentores. De toda forma, a paiN conseguiu um bom draft, trabalhou as suas forças, esperou o seu momento e brilhou quando precisou.

Tudo começou muito ruim para a RDP. O invade de Sephis (Pantheon) que deu muito errado foi cobrado ao longo de toda a partida. O first blood foi para Yang (Renekton), mas quem abusou da vantagem do abate inicial foi SeongHwan (Elise), que conseguiu rodar o mapa e trabalhar a pressão que seus aliados da rota inferior tinham para abrir vantagem de terreno em seus adversários.

A paiN sofreu quando o elenco da Redemption conseguiu bons pickoffs, mas nada que abalasse os Tradicionais. Estes conseguiram conquistar todos os dragões, garantiram o first brick, pegaram os dois arautos e, mesmo que o primeiro deste tenha sido contestado e os Tradicionais não tenham conseguido pegar o bônus no final da batalha, eles abriram ainda mais espaço com o segundo objetivo neutro e fortaleceram seus carregadores: tinowns (Cassiopeia) e brTT (Ezreal).

O primeiro pico de poder do Meio e do Atirador da PNG chegou aos 20 minutos e a equipe aproveitou a sua estratégia de 1-3-1 para abrir ainda mais vantagem na pressão de rotas. A RDP teve muitas dificuldades para lidar com a estratégia adversária e, desde as iniciações que realizou no early game, se tornou apática durante boa parte do restante da partida.

Aos 24 minutos, os Tradicionais fizeram uma jogada arriscada. Ao controlar totalmente a visão na parte superior do mapa e com seus carrys bem superiores aos de seus adversários, eles iniciaram um Barão às escondidas. A RDP se atentou a isso, mas chegou tardiamente no objetivo. O elenco da PNG perdeu seu Meio, arriscou demais, mas foi eficiente em conquistar o objetivo.

Houve uma sequência de jogadas que resultaram na derrota definitiva da equipe de Porto Alegre. Aos 27 minutos, eles iniciaram uma caçada à Yang (Renekton) no topo. O toplaner da paiN conseguiu comprar muito tempo e seus companheiros abusaram disso para começar a destruir as estruturas defensivas dos seus adversários. Após eliminar o Topo da PNG, a RDP voltou à sua base e fez uma iniciação de luta na equipe Tradicional, tentando aproveitar a vantagem numérica. Foi neste momento em que tinowns e seus companheiros brilharam. A paiN conseguiu lidar com toda a entrada dos Redentores e trabalhou no kiteback para derreterem um a um de seus adversários e finalizarem a partida.

Jogos de Domingo

CBLoL – paiN Gaming surpreende e emplaca 2-0 no final de semana!

Que jogo confuso! Mesmo na liderança e vencendo essa partida, a Keyd teve um desempenho bem abaixo do comum neste final de semana, comparado à seu histórico de evolução ao longo das últimas rodadas do CBLoL. A Furia, por outro lado, mostrou uma boa proatividade no early game, mas não conseguiu trabalhar suas forças para finalizar a partida.

A composição da VK era muito segura. Com Ornn, Sejuani e Braum nas maõs de Robo, Grell e Professor, respectivamente, a Furia teria dificuldades para abater NOsFerus (Azir) e Klaus (Varus) durante as lutas. Sabendo disso, os Panteras abusaram da força de Sting (Olaf) no início e o caçador foi responsável por grandes jogadas e movimentações que fortaleceram Anyyy (Rumble) e Tyrin (Renekton) desde os primeiros minutos.

O ponto negativo para a FUR foi não ter conseguido acelerar tanto o pico de poder de Alternative (Aphelios) e, além disso, Damage (Leona) sofreu muitos pickoffs e entregou cada vez mais vantagem para os Guerreiros.

O jogo foi baseado em lutas e isso tornou tudo muito empatado e inconstante, um verdadeiro vai e vem. A Vivo Keyd foi superior e teve mais paciência em trabalhar as suas vantagens para procurar lutas quando almejavam objetivos neutros. Aos poucos conquistaram cada vez mais território e, trabalhando a visão no terreno, foram encaixando bons pickoffs e lutas 5×5. Aos 39 minutos, os Guerreiros estavam tão fortes que simplesmente atropelaram seus adversários e levaram a vitória.

CBLoL – paiN Gaming surpreende e emplaca 2-0 no final de semana!

Agora a paiN venceu e convenceu. A partida foi muito bem controlada e dominada pelos Tradicionais, foi notável a evolução deste final de semana. A KaBuM não jogou tão mal para ser completamente ofuscada, mas os Ninjas deixaram a desejar em questão de proatividade e, neste quesito, os seus adversários foram muito mais eficientes.

Se tem um momento em que a PNG não foi proativa neste jogo, foi o early game de SeongHwan (Taliyah). Já não é de hoje que o caçador não vem realizando bons jogos, e nessa partida ele fez falta para dar ritmo de jogo desde os primeiros minutos. De toda forma, aos 7 minutos ele resolveu aparecer com o auxílio de tinowns (LeBlanc) e Yang (Renekton) para realizar um dive arriscado em Parang (Gangplank). O Topo da KBM ganhou tempo, mas foi rapidamente abatido. Os Ninjas tentaram cobrar seus adversários na sequência, mas os três jogadores da paiN saíram no limite.

Até os 11 minutos, estava muito pegado a disputa de objetivos e controle de mapa por ambas as equipes. Aos 17, ocorreu a jogada-chave que deu a mínima vantagem que os Tradicionais precisavam. Ao tentar um pickoff em DudsTheBoy (Miss Fortune), SeongHwan conseguiu forçar o Curar da campeã e, logo em seguida, trabalhando no flanco, tinowns tentou o abate. Mesmo não conseguindo a eliminação, o Meio da PNG deixou os Ninjas assustados e os mesmos gastaram muitas habilidades e feitiços com a entrada surpresa. A partir disso, os Tradicionais abateram o dragão da montanha e a KaBuM cedeu o objetivo rotacionando ao arauto, mas os Tradicionais chegaram a tempo e contestaram o objetivo de seus adversários, saindo na frente com os dois bônus. 

Sabendo de seu pico de força e como trabalhar a sua composição, a paiN começou a realizar jogadas cíclicas e a KBM caiu na mesma armadilha: o flanco. Os Ninjas tinham uma boa composição para iniciar lutas, porém, os flancos que a paiN realizou pelo mapa não permitiram com que eles tivessem uma proatividade para partir pra cima das peças frágeis dos seus adversários.

A KBM começou a tentar objetivos desesperadamente e a PNG contestou todos e venceu diversas lutas com muitos abates apanhados. Foi uma sequência de repetições de ações que terminou em vitória aos Tradicionais.

CBLoL – paiN Gaming surpreende e emplaca 2-0 no final de semana!

Vitória surpreendente por parte dos gaúchos. Diante de tantas derrotas e a performance muito fraca, os Redentores vinham como underdogs neste confronto. O Flamengo mostrou uma partida muito boa ontem com o retorno de Luci e prometia uma vitória fácil neste Domingo, mas o elenco foi muito apático e sofreu nas mãos da RDP.

A estratégia de fasting Senna nas mãos de Patrick (Senna) e BocaJR (Morgana) foi um dos destaques desta partida. A dupla da rota inferior da Redemption conseguiu ficar muito forte no early e mid game. Além disso, Krastyel (Ekko) conseguiu atropelar Goku (Irelia) na fase de rotas após pegar o first blood com o auxílio de Sephis (Sejuani) e, mesmo com a agressividade e bom controle do mapa que Ranger (Karthus) tentou impor, ele sofreu muito nas mãos do caçador adversário.

A vantagem que a RDP tinha em todas as rotas no início de jogo foi bastante abusada por Sephis e seus companheiros. O caçador rodou como uma engrenagem para a equipe e permitiu muitas conquistas de objetivos. A vantagem de ouro e o domínio de mapa cresciam exponencialmente para os Redentores.

O Flamengo foi conseguir seu primeiro pico de força aos 20 minutos de partida e, neste ponto, já estavam há mil anos luz atrás de seus adversários.

Mesmo quando tudo parecia dar errado para a RDP, eles conseguiam retomar e sair à frente. Com a pressão de 3 rotas na base dos Rubro-Negros e o auxílio do bônus do Barão Nashor que conquistaram aos 25 minutos, eles iniciaram uma última luta aos 27 minutos e definiram o fim da partida naquele ponto. O elenco brilhou no controle do jogo e foi merecedor da vitória.

CBLoL – paiN Gaming surpreende e emplaca 2-0 no final de semana!

INTZ com o jogo em suas mãos, errou e entregou o que poderia ser um passo para sair da zona do rebaixamento. O jogo foi bem agitado a partir dos 20 minutos. Os Intrépidos foram muito superiores em diversos quesitos, mas os Prodígios souberam absorver a pressão, não entrar em desespero e trabalhar nos erros de seus adversários.

A PRG tinha muita força no early game, exceto na rota inferior. Yampi (Elise) teve seus momentos, mas foi Shini (Trundle) quem deu ritmo ao jogo e abriu maior vantagem à sua equipe.

O pico de força de micaO (Miss Fortune) foi extremamente abusado com pickoffs e teamfights iniciadas por Hauz (Sylas) e Shini. A INTZ conquistou muito no mid game e tinha o jogo em suas mãos, mas, aos 26 minutos de partida, eles tinham conseguido vencer mais uma boa batalha e se encaminharam para um push no meio. Os Intrépidos destruíram toda as estruturas defensivas de seus adversários, não se contentaram com isso e optaram por tentar finalizar a partida naquele momento. Este foi o seu maior erro. A PRG conseguiu defender a sua base e, aproveitando a movimentação de seus adversários que se encaminhavam para a coleta da alma do dragão das nuvens, eles partiram para o Barão Nashor e conquistaram o bônus.

A partir disso, a PRG foi pouco a pouco retomando o seu lugar no jogo e, com lutas melhores executadas e dando espaço para Garo (Sivir) encaixar o seu dano, a INTZ não parecia ser tão mais difícil de ser derrotada. Com lutas atrás de lutas, cada detalhe fez a diferença, e nesse quesito a PRG foi superior. As suas escolhas escalaram melhor com o late game e isso foi outro fator que colaborou. Após uma partida conturbada de 40 minutos, a PRG conquistou a sua vitória do final de semana.

CBLoL suspenso devido ao COVID-19

CBLoL – paiN Gaming surpreende e emplaca 2-0 no final de semana!

A Riot (Desenvolvedora e fundadora do League of Legends e organizadora dos campeonatos oficiais do jogo) anunciou que o CBLoL vai ser suspenso temporariamente por 15 dias devido ao COVID-19. Lembramos que este período de suspensão pode sofrer alteração. 

CBLoL – paiN Gaming surpreende e emplaca 2-0 no final de semana!
Tabela de pontos da 12ª Rodada do CBLoL. Foto: Riot Games BR

O campeonato está programado para voltar no dia 04/04 com as rodadas abaixo. Confira quais são os próximos jogos:

Dia 1

Prodigy Esports x paiN Gaming

Vivo Keyd x Redemption Porto Alegre

INTZ x Furia Uppercut Esports

Flamengo eSports x KABUM E-SPORTS

Dia 2

Redemption Porto Alegre x Prodigy Esports

KABUM E-SPORTS x Vivo Keyd

INTZ x Flamengo eSports

Furia Uppercut Esports x paiN Gaming

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *