CEO da Epic explica a razão do SSD do Playstation 5 ser mais rápido que os de PCs

15 de maio de 2020
Autor: Junior Candido
CEO da Epic explica a razão do SSD do Playstation 5 ser mais rápido que os de PCs

Desde o anúncio da nova geração de consoles e, mais especificamente, do Playstation 5, muito tem se falado em SSD. Tanto o próximo console da Sony, quanto o Xbox Series X, usarão o disco, que, por si só, já garante maior velocidade de dados, em comparação aos HDs tradicionais, que equipam os consoles atuais.

Na discussão, temos o fato de que estas novas SSDs dos novos consoles são mais rápidas do que os modelos encontrados atualmente nos PCs. Mas, no caso do Playstation 5, este é um dos carros-chefe da divulgação do console. Em um primeiro teste, foi apresentado o Spider-Man, de Playstation 4, que fez um fast-travel no novo console de 0,8 segundo, contra 15 segundos comuns no PS4.

E, nesta discussão, entrou a Epic Games. Nesta semana, a empresa apresentou a sua Unreal Engine 5, rodando diretamente de um Playstation 5. Tim Sweeney, CEO da Epic, explicou em seu Twitter a razão que faz a SSD do Playstation 5 ser mais rápida do que nos PCs.

“Os valores do PC são teóricos, e são do drive para a memória kernel. A partir daí, é uma viagem lenta e circulatória através da decompressão de software para o driver da GPU, chegando à memória de vídeo, onde será eventualmente usada. No Playstation 5, o caminho para isso é muitas vezes mais eficiente”, explicou.

Mais velocidade em um caminho mais eficiente

O SSD do Playstation 5, de acordo com a Sony, chega a 5.5 GB/s em velocidade de leitura. Tal dispositivo busca acabar com os loadings e pop-ins nos cenários. Sendo, inclusive, uma promessa da própria Sony como divulgação de sua nova geração.

Assim, o console tem um “truque” para chegar neste desempenho. Seu SSD é ligado ao processador principal do console através de uma interface de 12 canais. É este o caminho “mais eficiente” que Tim Sweeney explicou, ao comparar o Playstation 5 com um PC.

O que resta, agora, é ver na prática. Tanto Unreal Engine 5, quanto a SSD do Playstation 5, terão bons testes, assim que chegarem, para mostrar ao mundo seus potenciais. O que você espera disso tudo? Acredita em todas estas afirmações, ou acha que tudo está sendo “aumentado” em nome do marketing? Lembrando que só poderemos ter respostas concretas quando o console chegar. Mas, enquanto isso, vá dizendo o que acha de tudo isso.

Uma resposta para “CEO da Epic explica a razão do SSD do Playstation 5 ser mais rápido que os de PCs”

  • 15 de maio de 2020 às 21:47 -

    Helinux

  • Valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *