Cine Arkade: Filmes que irão te dar um nó na cabeça

7 de Março de 2015
Autor: Henrique Gonçalves

Cine Arkade: Filmes que irão te dar um nó na cabeça

Nesta edição da Cine Arkade, vamos recomendar três filmes que possuem um objetivo especial em comum: Conseguir te deixar mais confuso mesmo após o término do filme.

De vez em quando um filme surge do nada e você rapidamente se interessa nele, seja pela premissa, história, trailer, por uma crítica o elogiando ou pelo seu amigo, que o recomendou. Ás vezes o que leva um filme ser tão interessante é também pelo quão confuso e enigmático ele pode ser, deixando aquela necessidade na sua cabeça de querer entender exatamente o que aconteceu.

Assim você recorre para a internet, procura pessoas que também assistiram e começa a dissecar cena por cena para descobrir os significados ocultos, as metáforas e qual era a mensagem que o cineasta pretendia transmitir com a sua obra.

Neste clima de filmes confusos e estranhos demais para você entender assistindo uma única vez, decidimos escolher três longa metragens que tem tudo a ver com o tema, eles são: O Predestinado, O Homem Duplicado e Clube da Luta. Mas antes de tudo, um pequeno aviso de spoiler porque iremos falar de cada filme, mas não se preocupe, não vamos falar do final ou quebrar qualquer mistério que o envolve, mas ainda é aconselhável assistí-los antes de seguir adiante.

O HOMEM DUPLICADO

Cine Arkade: Filmes que irão te dar um nó na cabeça

Dirigido por Denis Vileneuve (Os Suspeitos) e estrelado por Jake Gyllenhaal (O Abutre), O Homem Duplicado conta a história de um professor universitário que descobre o seu doppelganger, uma pessoa idêntica a ele, mas com uma profissão totalmente diferente, neste caso, um ator figurante de alguns filmes não tão bem conhecidos.

A trama discorre quando Adam – professor – começa a investigar e procurar o paradeiro de Anthony – ator –, nos levando para uma história cheia de suspense em que perdemos a noção dos personagens e logo tudo começa a se embaralhar. O verdadeiro mistério é levado da mente de Adam para a do espectador, que fica tão confuso quanto o protagonista.

O Homem Duplicado é baseado em um livro de mesmo nome, escrito por ninguém menos que José Saramago (Ensaios sobre a Cegueira), e o que faz este filmes ser tão interessante é pelo mistério envolvendo todas as cenas que é preciso de muita atenção para perceber, com a resposta aparecendo nos diálogos mais sutis do filme inteiro.

O filme te dá a sensação de que algo está errado em cima de um estranho tema sobre aranhas, desde as indicações mais sutis – como vidro quebrado do carro que forma uma teia, ou a fiação de luz que também formam teias no céu – até o mais visível e explícito – como a gigantesca aranha que caminha em volta da cidade sem ninguém se importar, ou da mulher com a cabeça de aranha que aparece um pouco mais tarde –, como se não bastasse, existem inúmeras interpretações que levam a caminhos totalmente diferentes e adicionam ao mistério todo.

Mas o que deixa qualquer um perplexo é o seu desconcertante final, que dividiu em pessoas que acharam genial, outras odiando pelo susto e a grande maioria compartilhando a mesma sensação de estarem perplexos ao saírem do cinema.

O Homem Duplicado é aquele tipo de filme que você gasta mais tempo lendo a interpretação de alguém na internet do que realmente assistindo, e a discussão das pessoas o deixa mais interessante ainda.

CLUBE DA LUTA

Cine Arkade: Filmes que irão te dar um nó na cabeça

Agora que estou quebrando a primeira regra do Clube da Luta, posso falar inteiramente de uma das obras que faz parte da indústria do cinema.

Clube da Luta é dirigido por David Fincher (Garota Exemplar) e segue o nosso protagonista – que não possui nome –, interpretado por Edward Norton (Birdman). Sua vida comum e banal consiste em um trabalho de escritório que o provém uma vida pessoal vazia e ao mesmo tempo cheia de objetos caros.

Porém, o narrador começa a ter problemas de insônia, o levando para terapias de grupo para pessoas que possuem câncer testicular, após recomendação de seu médico. Sua vida completa muda quando Tyler Durden aparece na trama, interpretado por Brad Pitt (Corações de Ferro), demonstrando um estilo de vida oposto do protagonista.

Clube da Luta é um filme confuso em seu percurso mas ainda é fácil de entender, especialmente porque o final é bem explicado e cria desfecho sobre qualquer mistério em torno seus personagens. Porém, o que faz Clube da Luta ser um filme tão desconcertante é por uma teoria publicada no site Jack Durden.

A teoria em questão não é só mais um texto procurando imagens e informações onde não existem para se manter em pé, no lugar disso, temos um texto inteligente que traz uma visão totalmente diferente de um filme que foi lançado há mais de uma década e continua sendo assistido e cultuado.

E o melhor de tudo é que mesmo sendo falso, somente a pequena possibilidade desta teoria já abre um leque variado de respostas e diferentes interpretações de um filme tão significativo para a nossa cultura.

O PREDESTINADO

Cine Arkade: Filmes que irão te dar um nó na cabeça

A premissa de O Predestinado é um tanto complicada de explicar mas o filme basicamente envolve um policial que viaja no tempo, interpretado por Ethan Hawke (Boyhood), que precisa perseguir um criminoso. O que faz O Predestinado especial não é necessariamente a sua última cena, mas sim o percurso inteiro do filme que nos leva a pontos inimagináveis.

O filme é dirigido pelos irmãos Michael e Peter Spierig que se basearam em uma pequena história de Robert A. Heinlein chamada “–All You Zombies–“, publicada em 1959. O que torna ainda mais assustador por Heinlein contar algo tão complexo em uma época tão antiga.

O ponto mais positivo de O Predestinado é que talvez seja o único filme que consegue manusear a viagem no tempo sem deixar algum furo acidental, todas as consequências sobre viajar no tempo são bem levantadas e o longa inteiro leva a ambiguidade ao máximo, desde o inicio até a conclusão. Assim como todos os filmes mencionados, encontrei pessoas com opiniões divergentes do que realmente aconteceu no final, criando uma experiência única que quebra paradigmas e levanta ideias curiosas a respeito do filme.

E ai está a minha pequena lista! Agora quero saber de vocês, tem algum filme que caia em conceitos similares ao que falei por aqui? Deixem as suas respostas nos comentários!

20 Respostas para “Cine Arkade: Filmes que irão te dar um nó na cabeça”

  • 7 de Março de 2015 às 14:12 -

    Hugo Fonseca Biller

  • Sr. Ninguem, Interstelar, Iluminado, trilogia Matrix…

    • 7 de Março de 2015 às 18:35 -

      Henrique Gonçalves

    • Acho que quase todos os filmes do Nolan também conseguem entrar nesta categoria fácil fácil. E eu preciso ver Sr. Ninguém!

  • 7 de Março de 2015 às 14:38 -

    Carlos Schneider

  • Ótimo post, incluiria na lista Donnie Darko q tive q rever (tb pelo fato de ser muito bom) pra pescar mais algumas coisas ”desconexas” no filme. Brilhante e sensacional, te deixa completamente intrigado, pra mim o filme mais desafiador a nível de compreensão do roteiro. Menção honrosa ao final do No Country for Old Man (Onde os Fracos n Tem Vez), n esperava aquele final e antes de procurar e discutir significado daquele cena fiquei uns bons dias analisando aquilo tudo na minha cabeça hahahaah.

    • 7 de Março de 2015 às 15:04 -

      Pedro Rodrigues

    • Donnie é incrível,  um dos melhores filmes da década, pena não ser muito conhecido. Realmente é um filme que pode gerar bastante discussão. e No Country também tem um belo final.

    • 7 de Março de 2015 às 17:08 -

      Bauer

    • Apesar de No Country for Old Man ser um baita filme, não há nada de sensacional no seu final. Levando-se em conta o nome original e não o traduzido (que sempre fica uma merda), e prestando-se atenção ao filme, se consegue entender muito bem o final. O xerife, personagem principal, se mostra sempre cansado, até que acaba percebendo, no final do filme, que seu tempo já passou, que não tem mais lugar nesse novo mundo cada vez mais violento.Mas concordo quanto ao Donnie Darko, um dos meus filmes favoritos.

  • 7 de Março de 2015 às 15:14 -

    Araujo S

  • Um dos filmes que indicaria é Vanilla Sky

    • 8 de Março de 2015 às 10:40 -

      Kubrick Stare Nun

    • O Vanilla Sky é uma adaptação pros formatos de Hollywood de um filme original Espanhol que é muito melhor: Abre Los Ojos.

  • 7 de Março de 2015 às 16:20 -

    Bruno Mendes

  • Também citaria O Teorema Zero…

    • 7 de Março de 2015 às 18:35 -

      Henrique Gonçalves

    • Se não me engano, O Teorema Zero faz parte da trilogia do Terry Gilliam (Brazil, Os Doze Macacos), neh?

  • 7 de Março de 2015 às 18:23 -

    Felipe Alexandre

  • Coherence, mind blow 100% vais ficar babando no final, se sentindo idiota no meio e achando que tudo será simples de entender no começo xDTrailler: https://www.youtube.com/watch?v=sEceDz1RodcP.S. O filme é muito bem produzido e ganhou diversos prêmios, super recomendo.

  • 7 de Março de 2015 às 19:02 -

    Renan do Prado

  • Eu poderia citar muitos filmes, mas vou citar Contra o Tempo, também protagonizado pelo Jake Gyllenhaal, quando chega no final fica o embaralhamento no cérebro, se tudo realmente aconteceu ou não

  • 8 de Março de 2015 às 06:53 -

    Rod

  • Valeu pelas dicas! Não tinha assistido nem o primeiro e nem o terceiro, e cara, assisti os dois chapado. Foi foda, a última cena do O Homem Duplicado deu muita bad. Já O Predestinado doeu o neocortex frontal porque fiquei tentando refazer na minha cabeça toda a trajetória dela. Mas agora tá tudo bem. Recomendadíssimo os dois. :)

    • 8 de Março de 2015 às 10:57 -

      Henrique Gonçalves

    • HAHAHAHAHA. Na boa, eu tive que pausar o predestinado a cada dez minutos pra conseguir entender ele direito e mesmo assim depois do final eu tive procurar mais informações na internet pra saber a história toda. Agora no Homem Duplicado eu só consegui entender direito depois de ter assistido esta análise: https://www.youtube.com/watch?v=v9AWkqRwd1I

  • 8 de Março de 2015 às 10:42 -

    Kubrick Stare Nun

  • Primer. É um filme sobre viajem no tempo muito, mas muito complicado. Tem que assistir ele pelo menos umas 3 vezes só pra começar a entender.

  • 8 de Março de 2015 às 10:44 -

    Kubrick Stare Nun

  • Outro que eu recomendo é Memento (“Amnésia” na tradução escrota PT-BR).

  • 8 de Março de 2015 às 20:48 -

    Daniel

  • tem A JANELA SECRETA também  

  • 9 de Março de 2015 às 00:08 -

    Raul afonso

  • Synecdoche em NY. Eh com o ator Philip Seymour  hoffman. Esse eh daqueles filmes q vc não pode assistir sozinho… Tem q ter uma testemunha para depois conversar sobre os acontecimentos sem pe nem cabeça… Ate hj não entendi 30% do filme. 

    • 9 de Março de 2015 às 11:23 -

      Henrique Gonçalves

    • Sério? Eu tive essa mesma sensação com O Predestinado, é um filme que você precisa ter alguém do lado pra ficar discutindo cada cena que acontece!

  • 9 de Março de 2015 às 06:11 -

    Babiro

  • Muito bom Henrique. Desses só assiste Clube da Luta há pouco tempo atrás, e lembro que realmente fiquei pensando no que aconteceu em todo filme depois do final!!

  • 9 de Março de 2015 às 10:09 -

    NEOPHYTU

  • A Passagem

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *