Cinema: confira nossa resenha do filme Conan, o Bárbaro

15 de setembro de 2011

Cinema: confira nossa resenha do filme Conan, o Bárbaro

Mesmo tendo sua origem na literatura, o personagem Conan é lembrado por muitos por sua  famosa passagem pelos cinemas, onde foi imortalizado por ninguém menos que Arnold Schwarzenegger. Agora, quase 20 anos após o lançamento do primeiro filme do cimério, alguém achou que seria uma boa ideia dar um reboot no personagem. Infelizmente, na prática, a ideia não soou tão bem assim.

Embora comece bem, com uma cena em que Conan nasce literalmente no meio de uma batalha, logo se percebe que o filme é bem genérico. Aliás,  genérico é a melhor palavra para descrever este novo Conan, o Bárbaro. Sabe aquela velha história de um jovem que vê sua terra natal ser devastada por algum tirano e parte em busca de vingança? Pois é, Conan é exatamente isso.

O tirano da vez é Khalar Zim (interpretado por Stephen Lang, que está tão canastrão quanto o vilão que fez no filme Avatar) e o “mocinho” Conan é vivido por Jason Momoa (que você certamente conhece como o Khal Drogo da épica série Game of Thrones). Temos ainda Marique, a filha do vilão, que é um tipo de feiticeira (vivida por Rose McGowan) e Tamara (a bela Rachel Nichols, que foi a Scarlett no filme G.I. Joe) , uma inocente monja que deve ter seu sangue derramado para que uma profecia do mal se concretize.

Cinema: confira nossa resenha do filme Conan, o Bárbaro

Na trama, há muitos e muitos anos, uma máscara dotada de poderes místicos foi forjada, mas seu usuário enlouqueceu e acabou tocando o terror pelo mundo. Depois de vencê-lo, os sábios decidiram dividir a tal máscara em diversos pedaços, ficando cada povo com uma parte, na esperança de mantê-la inerte para sempre.

Logicamente não é assim que acontece, pois nosso amigo Khalar Zim monta o quebra-cabeça, mas precisa do sangue-puro de Tamara para despertar o poder da máscara. Mas como Khalar Zim foi o tirano que destruiu a vila de Conan – quando ele ainda era criança – o cimério não vai deixar isso barato, e pretende arruinar os planos do vilão, arranjando aí no meio uma becha para fazer justiça (na base da porrada, claro), libertar alguns escravos e ganhar o coração da mocinha.

Cinema: confira nossa resenha do filme Conan, o Bárbaro

A magia – que é algo bem presente nos quadrinhos originais de Conan – aparece um pouco aqui, mas de maneira bem simplificada. O Conan de Jason Momoa é um pouco mais astuto e articulado que o do Schwarzenegger, mas mesmo se esforçando e tentando falar grosso, o ator não tem carisma para carregar o filme nas costas. A direção de Marcus Nispel também não surpreende, entregando cenas medianas em cima de um roteiro manjado.

Ok, mas se a história é genérica, pelo menos as cenas de ação são legais, certo? Não exatamente. Se você já assistiu filmes como 300, Tróia ou Gladiador (ou mesmo o Conan do Schwarzenegger) vai se decepcionar um pouco aqui. As cenas de batalha não são exatamente épicas e em diversos momentos o que deveria ser sangrento acaba se tornando cômico.

Cinema: confira nossa resenha do filme Conan, o Bárbaro

Exemplo: em determinado momento, o jovem Conan (quando digo jovem Conan, quero dizer no tempo em que ele ainda era criança) pula sobre um bandido e corta fora o nariz dele! Isso mesmo, o nariz! Como se isso já não fosse bizarro o bastante, ainda temos de ver o tal nariz quicando no chão, e posteriormente, o mesmo vilão usa um “tapa-nariz” bizarrísimo para esconder sua deformação (afinal, vilões de tapa-olho estão fora de moda!)

Outro momento exagerado até o talo é o já famoso treinamento dos moleques cimérios: todos devem correr pelas colinas com um ovo de codorna inteiro na boca. Quem quebrar o ovo está “desclassificado”. Conan – então um moleque de 12 ou 13 anos – não só chega com seu ovo inteiro, como ainda arranja tempo de matar e decapitar (sozinho) um grupo de inimigos que invadiria sua ideia.

Cinema: confira nossa resenha do filme Conan, o Bárbaro

Este novo Conan tem a maior cara de filme de baixo orçamento feito para televisão, e parece não ter muita vergonha disso. Os poucos efeitos especiais são bem mais ou menos (os guerreiros de areia nada mais são que homens cobertos de pó branco), o 3D é praticamente nulo (só faz diferença na introdução do filme) e em dois momentos o personagem ergue a espada sem motivo algum e grita de tal maneira que eu podia jurar que ele ia emendar algum bordão clássico tipo “Pelos poderes de Grayskull!” ou “Thuder… Thunder… Thundercats, Hooo!”

Resumindo, Conan é um filme genérico, com personagens genéricos, história genérica e ação genérica. Quem é fã do personagem vai perceber que este filme até tenta ser fiel aos quadrinhos mas falha e vira apenas um filme de ação mediano. Se não soubéssemos que o protagonista é o Conan, sua trama manjada e seus personagens estereotipados poderiam facilmente ser usados em dezenas de outros filmes “épicos” que já vimos enquanto zapeamos pelos canais de TV numa tarde tediosa.

Conan, o Bárbaro, estreia em todo o Brasil nesta sexta-feira, 16 de setembro, com cópias em 2D e 3D.

Nota: 4,5

26 Respostas para “Cinema: confira nossa resenha do filme Conan, o Bárbaro”

  • 15 de setembro de 2011 às 09:50 -

    leandro

  • pela resenha vou esperar sair em nas locadoras o que ñ deve demorar muito hehe.

    • 15 de setembro de 2011 às 09:59 -

      leandro

    • tem noticias do tokyo games show??

      • 15 de setembro de 2011 às 10:18 -

        Renan

      • Eu tenho, mas só relacionado ao Hideo Kojima kkkkkkkkkkk Vou resumir aqui: MGS HD Collection apresentado em detalhes, toda a história do MGS ao longo dos anos e seus lançamentos mostrados ao público, testes abertos da coletânea HD ao público. No Japão o MGS Peace Walker virá separado da coletânea (não é novidade), oif mostrado o premium Pack, que eu quero MUITO!!!!!! Kojima comentou sobre o Rising, pedindo desculpas por não ter nenhuma novidade, e apresentou apenas uma imagem do Raiden Cyborg usando um capacete de construção amarelo igual o dos robozinhos do Megaman. E foram divulgadas informações sobre a coletânea Zone of The Enders qeu sairá em 2012, aparentemente a série receberá um OVA (filme de anime). É só o que sei até o momento!!!

      • 15 de setembro de 2011 às 10:30 -

        Renan

      • Ah sim, tbm tiveram video de gameplay do MGS 3D, com a possibilidade de andar agachado como no MGS4 e MGSPW.

    • 16 de setembro de 2011 às 09:08 -

      Rodrigo

    • Rpz nem p alugar vale, assisti na pré-estreia, filme fraquíssimo. A nota 4,5 foi até muito, mas os comentários estão muito pertinentes,só acrescentaria que os “DEFEITOS 3D” estão incríveis,porque chamar aquilo de efeito é uma ofensa; várias pessoas na sala tiravam os óculos p descansar as vistas (eu inclusive) e percebia que simplesmente boa parte do filme n havia efeito algum (era puramente 2D n havendo necessidade dos óculos)ou algo mal feito que fazia cansar a vista . Realmente é melhor vc alugar o conan antigo.

  • 15 de setembro de 2011 às 10:25 -

    Renan

  • Nunca assiti Conan, meu pai e meu tio já e dizem que os filmes antigos eram muito bons. Pena que pelo visto não é um filme muito bom…

    • 15 de setembro de 2011 às 10:59 -

      JAGUARHX

    • Cara…se voc~e não assistiu estes dois classicos,não vivestes!!! hehehehe

      o primeiro filme é mais bem dirigido e tem melhor historia

      o segundo é porrada total numa aventura que serviu de inspiração para 9 entre 10 mestres de rpg com certeza e até pro jogo golden axe:reunir um grupo de guerreiros,salvar a mocinha inocente,matar o feiticeiro e seus monstros e derrotar um demonio gigante dentro de um castelo!

      é velho,os efeitos são ultrapassados,a historia é referencia hoje em dia e todo mundo,por isto mesmo,já viu algo parecido,mas assista!Tenho certeza que irá gostar mais: ação sem nada floreado,sem açucar e grotesco como deve ser uma aventura na pré historia fantastica da terra.

      • 15 de setembro de 2011 às 11:01 -

        Renan

      • Vou procurar os filmes então!!!!!!

      • 15 de setembro de 2011 às 11:10 -

        JAGUARHX

      • assista! não vai mudar a sua vida,numa epoca onde você tem trocentos filmes com super produção feito troia.Mas,voc~e vai ver como dá pra fazer um filme com baixo orçamento ao menos ser interessante e marcante pra uma geração inteira.Os 2 filmes hoje em dia são até curtinhos e com dialogo mais inteligente se comparados as frases com piadinhas dos filmes atuais

        Eu até critico a opinião do manoq ue resenhou o filme aqui na arkade ao falar que os tais golens de areia são ”homem pintados de pó” : isso pra mim não é demerito! acho até mais grotesco e interessante por isto mesmo.O problema é a maneira como a cena é dirigida e tenho certeza que neste novo filme não foi o caso.

      • 15 de setembro de 2011 às 15:23 -

        zecarlos

      • recomendo mesmo so o primeiro que nao e aquelas coisas nao,mas e legal…nao adianta o conan de verdade e o schwarzenegger e ponto final,da mesma forma que Christopher Reeve e o super homem….nao ha substitutos ,pelo menos nao por enquanto hehe…so recomendo o conan 2 se vc curtir o primeiro

  • 15 de setembro de 2011 às 10:40 -

    JAGUARHX

  • Algumas correções e adições a resenha:

    1-Conan não nasceu nos quadrinhos:conan,assim como solomon kane,a guerreira sonja e rei kull,é criação de robert e. howard e nasceu em formato de livro no conto ”a fenix na espada” se não me engano.Howard se comunicava porc artas com h.p. lovecraft e,por isto,o mundo de conan é parcialmente o mesmo do necronomicon e call of cthullu,embora nunca oficialmente confirmado.

    2-A Marvel publicou os quadrinhos por muito tempo e até criou uma nova versão de red sonja(como contemporanea de conan).Atualmente conan está com a dark horse

    continua…

    • 15 de setembro de 2011 às 10:47 -

      JAGUARHX

    • 3-É dificil comparar conan com as hqs:tanto nas hqs e livros,conan é muito mais astuto e inteligente que qualquer filme ou seriado feito com ele:este é o terceiro filme,mas já teve desenho,hq e um seriado

      4-conan influenciou indiretamente senhor dos aneis(sim…conan é praticamente tão velho quanto a obra de tolkien) e é um dos esteriotipos mais fortes de barbaro heroi no mundo pop:o jogo golden axe é um exemplo disso.Juntamente com outro estereotipo,o do mago fisicamente fragil com uma arma possuida,de elric de menibolne de morcook,Conan é referencia pra aventura fantastica

      E pra quem não sabe,conan foi o responsavel pelo surgimento do he-man:o mesmo era pra ter sido o boneco dele,mas,mudaram de ideia e o molde se tornou outro heroi.

  • 15 de setembro de 2011 às 10:44 -

    leandro(leon belmont)alves

  • sou mais o Arnold mesmo. o cara tinha mais carisma

    • 15 de setembro de 2011 às 10:54 -

      JAGUARHX

    • Cara…era pra ter saido a versão antiga deste projeto: iriam fazer uma contnuação de conan o barbaro e conan o destruidor!Seria a saga ”conan rei/rei da coroa de ferro” onde é a ”quase aposentadoria de conan”,onde ele já é rei e tem um filho(que seria interpretado pelo ”the rock”)e um general(cujo nome não me recordo).Já pensou como fecharia com chave de ouro uma trilogia? Arnold,the rock e outro ator do caramba numa aventura epica contra feiticeiros e exercitos?

      Mas,o babaca do arnold inventou de ganhar muita grana sendo um politico e ”esnobou o papel” e,nisso,o projeto foi engavetado!

      Esse ator,o momoa, é muito idiota:esnobou os filmes do arnold(que tem quase 30 anos),mal leu o livro e as hqs e aind adisse que queria escrever o roteiro da continuação com a critica em cima!

      • 15 de setembro de 2011 às 10:59 -

        Renan

      • Se tem uma coisa que é lei é a seguinte: Não deixe outra pessoa querer reescrever a SUA história… Para mano, esses caras querem botar mão em roteiro e só criam porcarias….. Quem tem que criar os roteiros é quem realmente cuida do negócio, de preferência seu criador, se não, o atual responsável COMPETENTE. E não largar na mão de qualquer um, tipo um Paul Anderson da vida…

      • 15 de setembro de 2011 às 16:58 -

        leandro(leon belmont) alves

      • POMBAS!! É SERIO????

        Arnold,The Rock juntos numa trilogia??? o povão iria horrores ao cinemão aqui da cidade!!! mas…..
        isso só prova que a politica estraga as melhores coisas,até mesmo em Hollywood :/

      • 15 de setembro de 2011 às 17:01 -

        André Luiz

      • Concordo. Exceto pelo comentário sobre esse Momoa que eu nunca tinha ouvido falar. Conheço o Game of Throne apenas pelas menções feitas aqui na Arkade.

      • 15 de setembro de 2011 às 17:05 -

        André Luiz

      • Quando vi “Escorpião Rei” pela primeira vez a primeira coisa que lembrei foi do filme do Conan. Sei lá, mas acho que seria que melhor o próprio The Rock interpretasse o Conan.

      • 15 de setembro de 2011 às 20:20 -

        JAGUARHX

      • http://omelete.uol.com.br/cinema/diretor-fala-sobre-novo-iconani/

        não encontrei a noticia que falava do the rock como filho do conan,mas nestas noticias acima falam das muitas e boas possibilidades de appeis que foram descartadas por um motivo ou outro:

        1-conan sendo: arnold ou triple h do luta livre wwe

        2-filho do conan: triple h ou the rock(que também tinha vindo da luta livre) ou vin diesel(em inicio de carreira)

        3-general de conan : sean connery

        4-diretores: os rimãos criadores de matrix

        dá até tristeza quando lembro desse filme se tivesse saido com esses nomes! só o triple-h é mil vezes mais parecido com conan que o momoa

      • 16 de setembro de 2011 às 05:08 -

        Joao

      • Q massa, nao sabia desses planos todos nao! Depois de tudo isso q vcs falaram me espanta o schwarza ter participado do filme “mercenarios”! Ta certo q foi soh uma pontinha, mas pelo visto ele eh meio marrento com essa coisa de cinema e politica.. Enfim, ninguem levantou a questao: pq raios esse novo conan tem corpo de surfista e nao de um guerreiro ultra-forte??? Na minha opiniao, pior mancada.. Esse jason momoa eh fortinho, mas nao eh nada perto do schwarza de 1980! Olha ai a prova http://www.youtube.com/watch?v=EAxzy94X9q4 eu teria vergonha de fazer um reboot e nem me esforcar pra ficar forte e rasgado q nem o meu antecessor.. Sei la, soh minha opiniao msm

  • 15 de setembro de 2011 às 13:54 -

    KING OF KINGS

  • eu lembro do conam pelos quadrinhos lia tudo deixava um tempo depois lia tudo denovo

  • 15 de setembro de 2011 às 15:33 -

    zecarlos

  • achei que a na resenha as reclamacoes ali por si dizer hehe estao muito pessoais,os tais exageros mencionados nela,aparentemente pra mim nao se trata de exagero nao,o personagem e assim mesmo nas hqs ate pior se bobear,exagero eu achei igualar o nivel de gladiador e 300…sobre a falta de momentos sangrentos,e uma tendencia de hollywood fazer filmes pra um publico mais jovem possivel,pois da mais bilheteria e nao tem muitos problemas com a sensura de idade,o mesmo aconteceu ao ultimo filme do freddy

    o filme pode ser generico,mas levando em conta o baixo orcamento nao da pra exigir muito tmbm,eu nao vi o filme e nao verei tao cedo,mas imagino qua assim como os ultimos filmes de herois,blockbusters ou nao,deve ser um perfeito sessao da tarde

  • 19 de setembro de 2011 às 19:49 -

    Rodrigo

  • Estava até ancioso para assistir outro filme do conan, pois os filmes antigos são muito bons, mas depois da resenha e das opniões prefiro ficar em casa.

  • 4 de outubro de 2011 às 19:11 -

    KING OF KINGS

  • mas pensando bem acho que esse filme nao vale apena

  • 14 de março de 2012 às 02:50 -

    Gustavo Felipe

  • muito bom o filme

  • 6 de maio de 2012 às 18:36 -

    Ines Colet Tumelero

  • Otimo!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *