Confira a cobertura feita pela equipe Arkade do evento #TheUnion

18 de março de 2011

Confira a cobertura feita pela equipe Arkade do evento #TheUnion

São Paulo foi o palco de um evento histórico nesta semana, o The Union, que reuniu pela primeira vez no Brasil nomes importantíssimos da computação gráfica mundial. Nós, que já estávamos em São Paulo para cobrir o GameWorld 2011, comparecemos ao evento e agora trazemos a você o que rolou de melhor.

O The Union foi um evento realizado no dia 15 de março no WTC, em São Paulo, que reuniu alguns dos maiores nomes da computação gráfica e efeitos visuais do mundo. O público, em sua maioria estudantes e profissionais da área, puderam acompanhar palestras com as opiniões, desafios, formas de trabalho e dicas destes profissionais que sabem tudo e mais um pouco do mundo da computação gráfica. Nosso interesse principal foi em ver dois dos palestrantes: Fausto de Martini, brasileiro que faz modelagem e animações na Blizzard Entertainment e Seth Hall, diretor de efeitos visuais na Visceral Games. Como aquela frase irônica que diz: “Uma reportagem deve ser como uma mini-saia: longa o suficiente para cobrir tudo e curta o suficiente para ser interessante”, vou focar mais nas palestras relacionadas ao interesse do público do Arkade: Games.

Fausto de Martini – O brasileiro na Blizzard

Os presentes na sala da palestra puderam ver ao vivo um dos responsáveis por aquele personagem clássico que aparece na introdução de Starcraft 2 (sim, Tychus Findlay, aquele com o charuto na boca!). O artista mostrou porque está, com muito mérito, trabalhando na Blizzard Entertainment.

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Fausto de Martini - O brasileiro que é empregado pela Blizzard Entertainment

Em primeiro lugar, Fausto não quis mostrar algo que já havia sido feito, ele preparou um trabalho exclusivo para mostrar no evento: Um modelo de um criatura alienígena que residia em um planeta seco e com pouco ar. A criatura tinha características destes fatores ambientais, tal como um sistema respiratório avançado e uma pele para absorver umidade. Fausto mostrou que, quando se trabalha com computação e arte gráfica, deve-se considerar todos os fatores que sua criação sofre, em uma visão holística. A criatura de Fausto tinha uma história, e suas características eram baseadas nesta história.

O artista ainda falou um pouco sobre a parte técnica de sua criação e deu dicas para os iniciantes que pretendem seguir carreira nesta área. Se você se interessar pelo trabalho de Fausto, veja o portfólio dele neste link.

Seth Hall – Artista de Dead Space 2 e Dante´s Inferno

Outro importante nome presente no The Union que trabalha na indústria gamer é Seth Hall, da Visceral Games, responsável pelos efeitos visuais em Dead Space 2 e Dante´s Inferno, entre outros títulos. Seth, o mais novo palestrante, tinha um ar bastante casual e mostrou para plateia como os efeitos visuais afetam os jogos.

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Seth Hall, diretor de efeitos visuais de Dead Space 2 e Dante´s Inferno

No caso de Dead Space 2, pudemos perceber o quanto os efeitos visuais fazem toda a diferença no gameplay do jogo, principalmente em um título de terror, onde a atmosfera influencia diretamente o medo, e consequentemente a diversão do jogador. Seth comentou sobre efeitos de iluminação do jogo e também sobre o Puker, inimigo novo que tem como principal ataque, um vômito extremamente tóxico. Descobrimos como foi feito este vômito: Em resumo, eles pegaram várias fotos e vídeos de vômito para utilizar como referência, analisaram as características destes vômitos e criaram sprites que saem com efeitos de partículas da boca do monstro.

Tá, chega deste assunto antes que alguém passe mal, vamos a um mais agradável: O mini-game presente no jogo onde o personagem deve se concentrar para enfiar uma agulha dentro do próprio olho. Seth mostrou as inspirações por trás do mini-game, e falou sobre a ideia de causar arrepios e aflição no jogador. Ele conseguiu, e não apenas nos jogadores, pois no momento da apresentação deste mini-game, foi notável a sensação de aflição na platéia inteira.

Ainda tivemos a oportunidade de fazer uma entrevista com Seth que será publicada em breve.

Outras palestras, artistas e uma surpresa

Além destes artistas, outros importantíssimos fizeram parte do rol de palestrantes no evento: Neville Page (Avatar e Star Trek), Neil Huxley (Watchmen, Gamer e Avatar), Alex Alvarez (criador da Gnomon) e Stefano Dubay (Hulk, Iron Man). Alguns tiveram palestras mais técnicas, outros com foco mais conceitual e artístico. O The Union ainda teve uma apresentação especial, via videoconferência, de Jonah Austin, o artista que fez o rosto do personagem Benjamin Button no filme homônimo estrelado por Brad Pitt.

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Neil Huxley, trabalho em efeitos visuais dos filmes Gamer, Watchmen e Avatar

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Neville Page, concept designer que trabalhou em Star Trek e Avatar

Durante o evento, uma surpresa foi revelada ao público e imprensa: O nome “The Union”, na verdade surgiu pois um dos motivos do evento foi anunciar oficialmente a união da escola Saga com a premiadíssima Gnomon em uma nova escola internacional de computação gráfica que será inaugurada em território nacional, no primeiro trimestre de 2012.

Segundo Alessandro Bomfim, criador da Saga e organizador do evento, a nova escola terá foco em qualidade de formação de seus alunos, visando formar excelentes profissionais para o mercado. A localização exata ainda é uma dúvida, mas como as escola visa atender alunos do Brasil inteiro e também da América Latina é provável que fique em algum lugar central no país. A Gnomon, que tem 90% de empregabilidade de seus alunos, trará cursos para atender primariamente o mercado brasileiro, e a ideia principal é que os alunos já saiam da escola empregados, e ainda não se sabe se os cursos serão de nível universitário.

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Alessandro Bomfim apresentando a união Saga+Gnomon

Nossos sinceros agradecimentos ao pessoal da Rosa Arrais, que nos forneceu total apoio durante o evento, aos palestrantes pelas entrevistas concedidas e aos jornalistas e amigos que conhecemos e reencontramos, esperamos estar presente com vocês nas próximas edições do The Union.

7 Respostas para “Confira a cobertura feita pela equipe Arkade do evento #TheUnion”

  • 19 de março de 2011 às 00:07 -

    Renan

  • Brasil mostrando para todo o mundo sua força no mercado de games, animações e entretenimento digital!!!!!

    • 19 de março de 2011 às 09:22 -

      EricSimonetti

    • e esperamos que tenha cada vez mais força.

      • 19 de março de 2011 às 10:32 -

        Lincoln Leitao

      • e assim esperamos que seja daqui pra frente pois o Brasil tem pessoal competente e afim de trabalhar nesta area, mas como as coisas sao dificeis por aqui eles acabam desistindo de seus sonhos, espero que agora mudem o “sistema” aqui no Brasil e possamos nos orgulhar cada vez mais de nossos profissionais

  • 19 de março de 2011 às 09:40 -

    Carlo Henrique

  • Um professor meu falou sobre o Fausto, ele fez o projeto de um soldado com Maya e postou em um fórum, a Blizzard viu e o contratou, é muito bom ver que um artista do nosso país esteja indo tão bem!

  • 19 de março de 2011 às 12:07 -

    Icaro Silva

  • Ainda estarei vivo para ver o dia em que o Governo mude a classificação dos vídeos games. Tudo que quero é que eles deixem de classificar como “Jogos de azar, cigarros e bebidas”.

  • 21 de março de 2011 às 02:49 -

    João Faraco

  • Muito bom Raphael ! O evento foi sensacional mesmo, e foi ótimo encontrar com vocês lá .. Até a próxima !
    Abs

  • 27 de maio de 2011 às 19:53 -

    Chat

  • A escola Saga COLOCA 02 ALUNOS POR MICRO DURANTE 2ANOS E 10 MESES (curso Start)

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