Colecionador encontrou protótipo de controle do Nintendo 64

27 de setembro de 2019
Autor: Junior Candido
Colecionador encontrou protótipo de controle do Nintendo 64

Vira e volta, um elemento que nunca foi lançado aparece para movimentar as rodas de conversa gamer. Tivemos o episódio do Nintendo Playstation, do protótipo de Wii Mote que se conectava ao GameCube, e agora chegou a vez de um protótipo de um controle de “Ultra 64”.

Quem acompanhava o universo do videogame nos anos 90, deve-se lembrar do termo Ultra 64. Era o nome do que hoje conhecemos como Nintendo 64, e foi exibido com seu primeiro nome, em revistas da época, mostrando o seu design, e também os seus primeiros games, como o Mario 64, e uma demo de Zelda, que seria melhor trabalhada para se tornar o Ocarina of Time, que se tornou um clássico.

Dito isto, Shane Bettye, colecionador de consoles antigos, encontrou um protótipo do Ultra 64. Ou seja, o controle foi desenvolvido para ser conectado à kits de desenvolvimento dos primeiros jogos testados no vindouro console. Por ser um protótipo, e não uma versão que chegaria às lojas algum dia, há algumas diferenças.

Colecionador encontrou protótipo de controle do Nintendo 64

Começando pela conexão do controle, que ao invés de se utilizar do famoso conector redondo do Nintendo 64, usa um plugue de telefone, que, com certeza, é uma opção mais prática, para um controle que só era utilizado para testes. Outra diferença notável é o analógico, que tem design diferente, inclusive com um formato que se mostra, aparentemente, mais resistente e mais agradável do que o modelo que foi colocado nas lojas.

Um Nintendo que já foi Ultra um dia

O botão Z é menor, e os botões de ação são todos cinza, sem as cores para ajudar a memorizar suas posições. O controle, aparentemente, é muito parecido com o que apareceu nas fotos das divulgações iniciais. Na Ação Games #97, de dezembro de 1995, é possível ver um controle com o mesmo analógico do protótipo. Mas já com o nome de Nintendo 64, e os botões com as cores que conhecemos.

Colecionador encontrou protótipo de controle do Nintendo 64

Battye fez uma sequência no Twitter abrindo o controle, e disse que vai testá-lo bastante, para ver as diferenças entre o modelo protótipo, e o que acompanhou o Nintendo 64, por toda a sua vida. Com certeza, a maior dúvida é sobre o analógico, uma vez que, apesar de ser inovador, é um elemento de grande reclamação dos usuários, por ser frágil demais, e apresentar defeito após algum tempo de jogatina.

Para estes casos, já há soluções no universo retrogamer, como o controle da Hyperkin, que é sem fio, e permite backup de saves via cartão microSD. E a versão da Retro Fighters, que reposicionou os botões e propôs um analógico melhor.

Uma resposta para “Colecionador encontrou protótipo de controle do Nintendo 64”

  • 27 de setembro de 2019 às 20:48 -

    Helinux

  • Bons tempos!!!! O Ultra 64 era para ser um vídeo game incrível em termos de gráficos, velocidade de leitura e armazenamento de dados…já que o vídeo game tinha os seus limites sempre bem explorados. O controle em si era bom no quesito jogar, mas lembro que muitas pessoas não gostavam de jogar determinados jogos com o controle analogico…principalmente jogos de futebol!!!! O negócio mesmo é que na época muitas pessoas achavam o cartucho em si como obsoleto e a mídia de CD/DVD era o ideal e mais futurístico…acho que muitas coisas eram avaliados de forma errada porque muitas coisas eram avaliados de forma estética. O controle era inovador e de certa forma facilitador em determinados jogos. Saudades dessa época!!!! valeu

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *