Como aproveitar sem riscos a Black Friday? A gente te ajuda.

27 de novembro de 2019
Autor: Arkade
Como aproveitar sem riscos a Black Friday? A gente te ajuda.

A Black Friday está chegando. E com ela, uma inundação de ofertas e promoções de todo tipo. Além do evidente risco de fraudes e preços equivocados, também há a variedade de lojas, que acabam confundindo a cabeça de todos, com tanta oferta. Assim, como aproveitar da melhor maneira possível este período do ano?

Bom, há algumas dicas muito importantes, que ajudarão você não só a aproveitar bem a época de maiores ofertas do ano, como também evitar cair em furadas e perder dinheiro, ao invés de economizar. Queremos ajudar você a aproveitar a “sexta negra” e comprar aquele game, smartphone, notebook, ou o que mais quiser, pra curtir nas férias que estão quase aí.

É a sua chance, de comprar, a preços baixos, grandes lançamentos de 2019, como Need for Speed: Heat, Death Stranding, ou Star Wars Jedi Fallen Order.

Monitorar preços ajuda a não pagar “a metade do dobro”

Como aproveitar sem riscos a Black Friday? A gente te ajuda.

Quem nunca ouviu a expressão “metade do dobro”? Infelizmente, muitos são aqueles que acabam pagando mais caro, devido a manobra que muitos lojistas mau intencionados fazem: eles aumentam de maneira absurda os preços de seus produtos, e perto do dia das ofertas, eles diminuem e dizem que os produtos estão “em oferta”.

Para evitar cair neste golpe, comece desde já a monitorar o preço do item que você quer comprar. Há vários comparadores de preço na Internet, que servem para que você acompanhe, dia a dia, o preço do produto o qual você quer comprar, em várias lojas Internet afora. É possível solicitar alertas de e-mail. Para, por exemplo, determinar o preço que você quer, ou pode, pagar, e ser avisado apenas quando o produto chegar neste valor.

Acompanhar o preço é uma saída interessante, pois você vê o preço real do produto na loja, desde um determinado período antes da Black Friday, até o dia da promoção. Assim, você saberá exatamente se o item estará, de fato, dentro do aceitável, quando o assunto for preço realmente baixo.

Saber o que comprar é a fuga ideal da tentação do impulso

Como aproveitar sem riscos a Black Friday? A gente te ajuda.

Você quer, de fato, jogar Death Stranding? Se não está com vontade, por quê comprar o jogo na promoção? Um problema das promoções é que elas, às vezes, nos pegam pelo impulso, e compramos coisas que não vamos usar, apenas por causa do preço baixo. Para evitar “perder dinheiro”, mesmo pagando barato em um item, faça uma lista do que você realmente quer, ou precisa.

Se o assunto for videogame, veja qual é o console ou game que você quer realmente jogar e fique de olho nas promoções, monitorando os preços. O mesmo vale para eletrônicos, celulares, computadores, e demais itens. Você evitará de ter um item “na promoção” que vai ficar encostado em algum lugar, permitirá que pessoas que realmente querem estas coisas as consigam comprar, e, mesmo se o que você quer não entrar em promoções interessantes, pelo menos o seu cartão de crédito vai agradecer pela compra desnecessária que você não irá fazer.

Olha o golpe! É verdade!

A ansiedade e pressa para aproveitar as promoções, sentimentos típicos nestas épocas de promoções, é prato cheio para que hackers e golpistas em geral se aproveitem, roubando dados, dinheiro, e paciência de desavisados. Mas, com atenção e ferramentas disponíveis, é possível evitar maiores transtornos.

Você pode, por exemplo, instalar plugins que avisam se a promoção na qual você está, é de fato real. Claro, lembrando que, toda vez que você for instalar um plugin em seu navegador, é importante observar se o plugin é de fato verídico. Veja os comentários, pesquise sobre ele, veja se há algum site oficial que o suporte. Enfim, tome todos os cuidados para não baixar nada infectado.

Tome cuidado também com páginas falsas. É muito comum, pessoas má intencionadas colocarem páginas semelhantes às das lojas mais conhecidas, com preços realmente muito baixos. Mas na verdade, ao invés de comprar o seu produto desejado, você estará é comprando uma enorme dor de cabeça. Veja o endereço real no navegador, confira se o site tem os certificados reais de oferta, e nunca compre nada de sites que oferecem nomes “diferentes” do normal, como “ofertasdonomedaloja.com.br”.

Um bom antivírus atualizado com proteção contra sites falsos também é útil, além de que não custa avisar: cuidado com o WhatsApp. O aplicativo de mensagens, apesar de útil e muito utilizado por vendedores, não é o meio o qual as lojas usam para vender produtos. Assim, nada de acreditar em campanhas pelo aplicativo que prometem mais do que o aceitável.

É o famoso “quando a oferta é muito boa, o santo desconfia”. Por isso, desconfie mesmo.

Recibo na nuvem? Para evitar uma chuva de problemas

Como aproveitar sem riscos a Black Friday? A gente te ajuda.

Quando chega a Black Friday na Internet, os sites das grandes lojas recebem mais visitas do que o normal. Por isso, é comum os servidores de algumas delas ficarem congestionados. E assim, sua compra pode ter alguns contratempos. Por isso, use a sua nuvem, a seu favor nesta hora.

A compra foi feita? Apareceu o recibo na sua tela, confirmando a transação? Pois tire print screen imediatamente, no seu PC ou telefone, e salve na pasta reservada para isso que você pode abrir no Dropbox, Drive, Onedrive, ou onde mais você costuma usar estes serviços.

Tal iniciativa ajuda você a ter, registrado a compra. E o print será útil, junto com a fatura do seu cartão de crédito, ou o boleto compensado, para provar, em casos de problemas no site, que você realmente comprou o produto. Claro que há o e-mail de confirmação. Mas como sabemos que nesta época do ano, a Internet fica um caos, nada melhor do que contar com proteção extra, não é mesmo?

Seu cartão de crédito pode mesmo pagar um Notebook novo?

Não tem nada mais frustrante do que chegar no belo dia da promoção e você perder a oferta pelo simples motivo de o seu cartão não ter mais limite pra compra. Isso pode acontecer por vários fatores. Pode ser uma corrida no Uber que você fez e esqueceu que consome do seu cartão. Pode ser uma assinatura de algum serviço que você possui, que cobrou justamente naquele dia. Ou mesmo o fato de que você se programou para a compra a prazo, mas com o valor à vista disponível.

Por isso, preste muita atenção no seu cartão de crédito. Monitore o andar dele, se ele possui mesmo valor disponível para a compra. E, se tem sobrando, pois, como já foi falado, em algumas lojas o valor final do item a prazo é maior do que o mesmo à vista.

Cadastre seu e-mail nas ofertas, mas cuidado com o exagero

Muitas lojas contam com serviço de alerta por e-mail, e você pode se cadastrar para receber alertas das mesmas. O mesmo vale para sites de ofertas e cupons de desconto. Seja pelo valor com desconto, ou para cupons de ofertas, fique atento para tudo o que for aparecer, mas tome cuidado com um detalhe: sua caixa de e-mails.

Para evitar que sua caixa se transforme em um outdoor ambulante, com tanta oferta de tantos sites, separe uma pasta, apenas para isso. Ou cadastre um e-mail secundário, e visite-o eventualmente. Oferta é uma coisa boa, mas em exagero é só mais uma dor de cabeça do mundo digital o qual vivemos.

Você conhece a loja na qual você está comprando?

Como aproveitar sem riscos a Black Friday? A gente te ajuda.

Um erro clássico em épocas de promoções é comprar itens em qualquer loja, apenas pelo preço. É verdade que são muitas as ofertas, mas assim como foi dito anteriormente, desconfie de qualquer “milagre” que aparecer nestes dias. Conhecer a loja na qual você quer comprar seu produto, ou está monitorando preço, é fundamental para evitar visitas ao Procon no futuro.

Veja no site registro.br se o site que você tem interesse pertence mesmo à empresa ou ao proprietário. Visite sites como o Reclame Aqui, e veja como a empresa lida com possíveis problemas. Converse com seus amigos sobre a experiência que eles tiveram com a loja que você tem interesse de comprar. Seja “chato”. Busque o máximo de informações possíveis, para aí sim considerar aproveitar a oferta desta loja.

Não compre o almoço para vender a janta

Sim, sabemos que as ofertas da Black Friday são tentadoras. Mas nada justifica se endividar por causa delas. Uma coisa é você separar um valor para as suas compras, e outra, é a de se enfiar de cabeça em todas as promoções possíveis, a ponto de não conseguir pagar as faturas do cartão de crédito no futuro.

A compra consciente é uma ótima aliada. Projete, antes das compras, o seu futuro a curto prazo. Veja os gastos que você terá, lembrando que o começo do ano é recheado de impostos e gastos extras, dependendo do seu estilo de vida, e com quem você vive. O valor que você estará pagando hoje, poderá fazer falta lá na frente, criando uma bola de neve desagradável de se resolver.

Use a época de ofertas a seu favor. Comprando o que você realmente precisa, ou quer, e respeitando o seu orçamento, a certeza é a de que você poderá aproveitar da melhor maneira possível o seu produto tão desejado.

Dá pra testar antes? Então teste!

Como aproveitar sem riscos a Black Friday? A gente te ajuda.

Que tal dar um pulinho no shopping, antes da Black Friday, e dar uma boa testada naquela máquina que você tanto quer? Conhecer melhor o produto é uma boa opção para evitar cair no famoso “comprar gato por lebre”. Seja em uma loja num shopping, usando o produto que um amigo seu tenha, ou ainda pesquisando o máximo de informação sobre ele, é fundamental para evitar problemas.

Quer um exemplo? O Playstation 4 Slim, versão de entrada da família PS4, não tem saída óptica de som. O que não pode ser problema para a maioria dos usuários, pode ser para quem desejava ligar o console em um Home Theater. Por isso, pesquise, e pesquise bastante.

Há diversos sites e canais no YouTube que apresentam os produtos. Mas fica a dica: compre apenas baseado em sua opinião formada. Seja criterioso, veja mais de um vídeo, conheça mais de uma opinião. Sua satisfação agradecerá.

Vai comprar fora? Então atenção nos detalhes

Por fim, uma dica importante para quem quer comprar no exterior. São muitos os sites no exterior que oferecem produtos nos mais variados preços. Porém, há alguns detalhes na compra que, para quem não está acostumado com importações, podem se transformar em grandes problemas.

Há, por exemplo, a questão das taxas da Receita Federal. Produtos com valor maior do que 50 dólares pagam imposto para o órgão governamental, e são devolvidos ao ponto de origem caso não ferem pagos. Há a famosa questão que envolve produtos abaixo dos 100 dólares, no qual há quem diga que não precisa pagar taxa, enquanto há relatos de quem “foi taxado”.

Também há a questão de configurações específicas entre países. Há determinados modelos de smartphone nos EUA que não funcionarão no Brasil, devido a frequências de sinal diferentes, incompatíveis com a rede daqui. Isso sem falar na demora de algumas entregas. O recomendado, neste caso, é comprar algo que você não tenha extrema necessidade de ter tão rapidamente.

Aproveitou as dicas? Então aproveite a Black Friday

O consumo consciente, somado à busca por informação, e a procura de cuidados para se proteger garantem que a sua Black Friday será segura, honesta e prática. Todos queremos curtir nossos games preferidos e esta época é a ideal para obtermos nossos produtos tão sonhados.

Aproveite também a Black Friday da KaBuM! Já em sua 12ª edição, a loja oferecerá descontos de até 80% em mais de um milhão de itens. A linha gamer, de hardware, incluindo notebooks, smartphones e eletrônicos, estarão com ofertas especiais.

A Black Friday da KaBuM! se iniciará nesta quinta-feira (28), às 19 horas. São 30 horas de produção, com lutas de produtos de diferentes categorias. O site terá também desconto extra de 5%. E membros do Prime, o clube de vantagens da loja, ainda levam frete grátis em milhares de produtos. A promoção acontece até às 23h59, do dia 29 de novembro.

Uma resposta para “Como aproveitar sem riscos a Black Friday? A gente te ajuda.”

  • 22 de novembro de 2019 às 10:18 -

    Gabriel Silva

  • A um certo tempo venho percebendo comportamentos estranhos no meu filho e vi que ele esta com umas amizades novas na escola, não sei se isto esta influenciando ele , más instalei este programa https://brunoespiao.com.br/espiao-de-celular-gratis ele é muito bom e me permite acompanhas todas as atividades do meu filho

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *