Como seria Sonic 1 de Master System, caso fosse um port direto do Mega Drive?

9 de junho de 2022
Como seria Sonic 1 de Master System, caso fosse um port direto do Mega Drive?

Em 1991, Sonic the Hedgehog surgiu e o resto da história todo mundo já conhece. O personagem fez um imenso sucesso no Mega Drive e elevou a SEGA do patamar de desafiante para o papel de concorrente direta da Nintendo por boa parte dos anos 90. E, como também já sabemos, o Master System e o Game Gear também receberam uma versão do game, mas bem diferente da original.

Ao invés de lançar uma versão adaptada para os 8-bits, como a SEGA faria com jogos de Streets of Rage, Out Run e tantos outros, a decisão para Sonic foi a de trazer uma aventura diferente da versão de 16-bits, com fases e músicas próprias, fruto do trabalho paralelo da Ancient, de Yuzo Koshiro (o lendário compositor de Streets of Rage 2), que desenvolveu sua própria versão, enquanto a SEGA com a Sonic Team desenvolvia o game de Mega Drive.

Mas e se o game original do mascote da SEGA tivesse sido apenas um port com visual mais simplificado do game de Mega Drive? Pois é uma pergunta que a comunidade tentou responder através de um hack bem interessante. Chamada de Sonic Genesis, o patch foi feito pelo usuário do fórum SMS Power que atende por slogra, que divulgou o patch para quem quiser conferir o game.

No fórum, onde é possível ver a comunidade conversando com o criador do patch sobre possíveis bugs e sugestões de melhorias, é possível ver imagens do jogo, que mostra um bom trabalho ao recriar as fases originais de Mega Drive em visual 8-bits. Foram recriados para o Master System os níveis da versão de 16-bits, além das batalhas contra Robotnik, que também seguem o formato de Mega Drive.

As músicas também foram adaptadas, mas muito do game original permanece, como as fases bônus, alguns inimigos e o jeito de se jogar. Para compreender melhor este patch e vê-lo em funcionamento, basta dar o play abaixo e assistir um pouco do game:

O patch está disponível no fórum SMS Power, porém está em formato .bps. Ou seja, é preciso saber usar este arquivo para aplicar o patch em uma ROM do game original. Para saber mais sobre este formato de arquivo e como abri-lo, sugiro dar uma conferida neste link aqui.

E já que estamos falando do primeiro Sonic de Master System, aproveite para conferir a versão que fizeram deste game para o Commodore 64, famoso computador dos anos 80:

2 Respostas para “Como seria Sonic 1 de Master System, caso fosse um port direto do Mega Drive?”

  • 9 de junho de 2022 às 15:31 -

    Helinux

  • Em termos de jogos Master System, não joguei quase nada!!!! Quase comprei um Master System II na época…produtos Tec Toy muito caro, era mais caro do que um video cassete de 4 cabeças!!!! Vi Sonic em uma locadora naquele acessório: Power Base, que era uma adaptador de jogos master system para o Mega Drive!!!! Seria mais kbuloso de como seria o Sonic do Mega Drive no Master System???? valeu!!!!

  • 10 de junho de 2022 às 04:55 -

    Louco

  • Amei

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *